Fiat chega na Argélia e vai produzir parte dos seus automóveis localmente, em Tafraoui

Líder no Brasil, Itália e Turquia, Fiat desembarca na Argélia com seis dos seus modelos e pode produzir seus automóveis na unidade de Tafraoui, província de Oran



A Fiat não é uma marca predileta em muitos mercados, mas possui uma forte influência em países como Brasil, Itália e Turquia, além de ser a marca líder em vendas da Stellantis. Agora, a italiana desembarca na Argélia, mais um mercado que passa a comercializar seus produtos, que chegam importados da Europa. Em evento realizado aos argelinos, a Fiat contou com a presença de executivos da marca, governantes locais e de embaixadores.

Participaram Sr. Tayeb Zitouni, Ministro do Comércio e Exportação, Sr. Giovanni Pugliese, Embaixadores da Itália na Argélia, Abdelkrim Touahria, Embaixadores da Argélia em Itália, Sr. Samir Cherfan, Diretor de Operações da Stellantis para o Oriente Médio e África e Sr. Olivier François, Diretor Executivo da Fiat e Diretor de Marketing Global da Stellantis. A chegada da Fiat na Argélia acontece com seis produtos que desembarcam em conjunto ao país, vindos da Europa. O 500 Hybrid, Tipo, 500X, Doblò, Scudo e Ducato, com a gama de comerciais leves completa.

“Apoiar o projeto Fiat e, portanto, o desenvolvimento do ecossistema automóvel na Argélia tem um simbolismo histórico que reflete as boas relações duradouras entre os dois países. Ao combinar os nossos esforços, este projeto tornar-se-á uma referência em termos de integrabilidade e complementaridade. Atualmente, estamos realizando um estudo na fábrica que provavelmente abrirá grandes horizontes para ir além das ambições primárias”, disse Ali Aoun, Ministro da Indústria e Produção Farmacêutica. Só no país, a Fiat confirmou investimentos da ordem de 200 milhões de euros.



Esse investimento vai ser parte da produção local de quatro dos seus produtos. A unidade será erguida na cidade de Tafraoui, província de Oran, na Argélia. A produção deve começar em meados de dezembro de 2023 e a fábrica já estava em construção antes mesmo da chegada da marca italiana. Até meados de 2026, serão 2.000 novos empregos alcançados e uma taxa de localização da produção que será superior a 30%. A unidade terá uma capacidade de produzir 90.000 unidades do ano. Para ajudar no pós-venda, a Fiat espera ter 28 concessionárias no país.

“A Stellantis está comprometida com a Argélia e fornecerá o seu extenso know-how global e regional em termos de produção e desempenho comercial. Estamos trazendo essa experiência a serviço do projeto FIAT na Argélia para fornecer fabricação de última geração e serviços comerciais de primeira linha para garantir a melhor experiência do cliente no mercado. Gostaria de agradecer às autoridades argelinas, aos nossos parceiros locais e às equipas que estão a trabalhar extensivamente para tornar possível o Projecto FIAT na Argélia!”, disse Samir Cherfan, Diretor de Operações da Stellantis Oriente Médio e África.

“Esta manhã celebramos o regresso da Fiat à Argélia: uma marca icónica com uma das cinco mais longas tradições automóveis do mundo. Desde 1899 que a missão da nossa marca não mudou: fornecer respostas acessíveis e inteligentes às necessidades de mobilidade de cada cliente. O 500 Hybrid será o primeiro Fiat a ser construído aqui, seguido rapidamente pelo Doblò e, dentro de alguns anos, um modelo totalmente novo – agora ainda nas mãos dos nossos designers – também será produzido na Argélia. Mas, hoje, já estamos a abrir encomendas para o 500 Hybrid e para duas 'estrelas da família': Tipo e 500X, bem como para as nossas 'estrelas do mundo dos VCL': Ducato, Scudo e Doblò. Portanto, na Argélia já existe um FIAT para cada necessidade”, afirmou Olivier François, CEO da Fiat.




Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto