Porsche apresenta o novo Cayenne no Salão de Xangai, que ganha mudanças de meia-vida
Porsche apresenta oficialmente a reestilização do Cayenne no Salão de Xangai, que ganha melhorias de meia-vida e com painel 100% renovado e mais conectado
A Porsche apresentou no Salão do Automóvel de Xangai, na
China, a reestilização do Cayenne. O produto mais vendido da marca recebeu as
primeiras mudanças visuais desta terceira geração apresentada em 2017. As
mudanças devem mantê-lo vivo até a chegada de uma nova geração puramente
elétrica, que vai ser lançada em meados de 2026, mas que o modelo agora
apresentado deve conviver por mais algum tempo, possivelmente até três antes,
antes do seu fim de linha definitivo.
Visualmente falando, a Porsche promoveu mudanças visuais ao
SUV, que ganha um novo desenho dos faróis dianteiros, que passa a contar com
quatro pontos de iluminação interna em LED, com faróis em LED Matrix HD de alta
definição fornecem iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução. Com
dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua
tecnologia inovadora identifica outros usuários e bloqueia a luz do farol alto
para eles com precisão de pixel para não ofuscá-los. O brilho dos módulos pode
ser regulado em mais de 1.000 passos, dependendo da situação de condução.
O SUV ainda possui um novo para-choque dianteiro. Este, se
destaca por contar com linhas mais retilíneas, como a entrada de ar retangular
central e duas entradas de ar nas extremidades. Elas se conectam entre si por
meio de um acabamento em plástico preto e há duas barras horizontais que estão
presentes nas três entradas de ar, além da entrada central ter barras verticais
também. Ainda no para-choque dianteiro, fica claro que ele possui uma nova
entrada de ar inferior, com estilo trapezoidal e com desenho mais fino. Nas
extremidades, há mais entradas de ar que dão continuidade à entrada inferior e
central, assim como ocorre em posição intermediária.
O Cayenne ainda recebe um novo capô, que traz vincos centrais que invadem um pouco o para-choque, enquanto o logotipo da marca aparece no capô. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve que variam de 20 a 22 polegadas, dependendo da versão. As laterais quase não ganharam novidades, enquanto de perfil se observa que as atualizações promovidas na dianteira deixaram ele mais aerodinâmico. De traseira, a Porsche adiciona lanternas que se parecem muito com os demais lançamentos da marca alemã. Elas estão mais afiladas e continuam a se conectar entre si.
Nas extremidades das lanternas, ele tem uma barra dupla de
LED nas lanternas, enquanto uma barra conecta com a outra lanterna, que é
iluminada. Ele ainda traz o nome da Porsche escrito por extenso em uma barra em
preto brilhante, que coloca o Cayenne perto de modelos como Taycan e 911, que
já estão dentro dessa filosofia de design. A tampa do porta-malas também é nova
e recebe vincos horizontais abaixo das lanternas e um outro vinco horizontal em
posição intermediária, mais profundo. O espaço para a placa traseira desceu
para o para-choque traseiro, que também é novo.
A placa fica posicionada em uma área logo abaixo da tampa do
porta-malas, com um acabamento em plástico preto presente em toda parte
inferior do para-choque traseiro. Nas extremidades, o SUV possui novos
refletores horizontais e tem duas saídas de escape, além de um pequeno difusor
de ar na parte central. Por dentro, as novidades ficam por conta da estreia do Porsche Driver Experience, que é representado por um display
totalmente digital, individualização versátil e de operação intuitiva. Ele ainda
vem também com um quadro de instrumentos de tela curva de 12,6 polegadas, com tela personalizável
e terá até sete tipos de visualizações.
O quadro ainda terá conta-giros, navegação GPS, Night Vision Assist ou o sistema de assistência à condução 3D podem ser selecionados para estar em primeiro plano. O SUV ainda permitirá que o modo clássico possa ser visualizado. O novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos. A central passa a ter uma tela de 12,3 polegadas, onde está o Porsche Communication Management (PCM). A central ganha uma tela com aplicativos nativos do Spotify e Apple Music são fornecidos para otimizar a conectividade no novo Cayenne. Outra tela, da frente do passageiro, tem 10,9 polegadas e permite que ele possa oferecer a navegação ou selecionando um serviço de mídia.
A tela especial garante que a tela não possa ser vista do assento do motorista. Isso significa que os vídeos podem ser transmitidos na tela do passageiro sem distrair o motorista. Outra mudança será vista no console central, que muda de desenho e ficam com os novos controles do sistema de ar-condicionado, sendo que as extremidades trazem pequenas alças. O Cayenne 2024 ainda poderá integração estendida de serviços online oferece novas formas de interação, como usar o assistente de voz Siri para operar as funções do veículo. Também são novidades duas portas USB-C no porta-objetos frontal e outras duas portas USB-C na área traseira do console central.
Todas as portas USB fornecem uma função de carregamento rápido. Os frontais também conectam o smartphone ao Porsche Communication Management (PCM). Para emparelhar um smartphone com o veículo, basta escanear o código QR exibido no PCM nele. Várias funções de conectividade estão disponíveis, incluindo Apple CarPlay e Android Auto, bem como aplicativos integrados, como Spotify e Apple Music. O console ainda recebe um acabamento em preto brilhante e uma superfície em vidro. A Porsche confirma que os novos controles do sistema de ar-condicionado agora reconhecem toques touchscreen como também podem ser físicos.
Falando em ar-condicionado, a Porsche adiciona o novo sistema de qualidade do ar no novo Cayenne. Opcionalmente, um sensor detecta o nível de partículas finas de poeira no ar e passa-as através do filtro de poeira fina várias vezes, se necessário. E você pergunta, para onde foi o câmbio automático? Para o painel, ficando entre o quadro de instrumentos e a central multimídia, com um botão para a posição ‘P’ e um pequeno seletor que sobe e desce com as marchas. O Cayenne ainda ganha um novo volante de três raios, que ficam mais finos na parte onde estão os controles multifuncionais – que são vários.
Todos os controles importantes para a experiência de dirigir também estão agrupados diretamente ao redor do novo volante. O botão de partida e de desligar o SUV agora fica no lado direito do volante, como em alguns carros esportivos da marca. O volante também é novo e passa a ser o mesmo do 911, tendo ganhos em qualidade, é mais moderno e esportivo. O interruptor do modo de direção para selecionar os modos Normal, Off-Road, Sport e Sport Plus diretamente no volante agora é padrão. O novo botão de alternância para selecionar funções e designs no painel de instrumentos também está localizado diretamente no volante, assim como os controles para o Head-Up Display opcional.
A marca ainda confirma que o novo painel passa a ser mais horizontal, que aumenta a sensação de estar mais largo. Ele ainda traz saídas de ar-condicionado verticais nas extremidades e saídas horizontais ao centro, quase conectadas com o console central. Por fim, a marca confirmou que o carro recebeu carregamento por indução no console central, que permite recarga da bateria em até 15W. “É uma das mais extensas atualizações de produto na história da Porsche”, afirma Michael Schätzle, Vice-Presidente da Linha de Produtos Cayenne.
Em termos de motor, o Cayenne recebeu novidades também. A versão de entrada passa a ser vendida com o motor 3.0 V6 Turbo que desenvolve 353cv e 50,9kgfm, tendo 13cv e 5,1kgfm a mais. A novidade fica pelo Cayenne S, que passa a ser vendido com motor 4.0 V8 Biturbo capaz de desenvolver 474cv e 61,2kgfm, permitindo que ele acelere de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e máxima de 270km/h. Esse motor representa um ganho de 34cv e 5,1kgfm frente ao antecessor. Por fim, o E-Hybrid foi apresentado com o motor 3.0 V6 Turbo que desenvolve 340cv e 45,8kgfm de torque, acoplado a um elétrico que entrega 176cv (40cv a mais) de potência e 40,8kgfm.
Juntos, ele desenvolvem 470cv de potência e torque de 71,4kgfm. A novidade é que agora ele vem com uma nova bateria, maior. Sai a de 17,9kWh para uma de 25,9kWh que fará com que ele tenha uma autonomia mais interessante, de 90km no ciclo WLTP. Um novo carregador integrado de 11 kW reduz agora o tempo de carregamento numa fonte de energia adequada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria. Em todas as opções de motor, o câmbio é um automático de dupla embreagem PDK de 8 velocidades.
Mecanicamente, a Porsche introduziu novidades como uma nova suspensão com molas de aço que vem com o Porsche Active Suspension Management (PASM). Há também novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas e, portanto, fases separadas de recuperação e compressão permitem um desempenho otimizado em todas as situações de condução. Outra novidade é que a marca passa a oferecer o Cayenne com mais conforto e maior dinâmica de condução. Ele possui uma melhora na experiência de condução com uma característica de suspensão macia, estabiliza o veículo e simplifica o comportamento em estrada e fora de estrada.
Outras novidades foram percebidas pela suspensão pneumática adaptativa melhora a precisão e o desempenho da condução, e reduz os movimentos do corpo em situações de condução dinâmicas. Essa ainda conta com modos de condução Normal, Sport e Sport Plus. Em termos de equipamentos, a marca confirmou que ele passa a ser vendido com limitador de velocidade ativo e o assistente de desvio, o assistente em curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do controle de cruzeiro adaptativo. Há ainda novas opções de cores, como o Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey. As demais versões devem ser lançadas em sequência.
Fotos: Porsche / divulgação
Comentários
Postar um comentário