Porsche revela como fica o novo Cayenne Coupé no Salão de Xangai, com motor V8 de até 659cv

Porsche apresenta o Cayenne Coupé reestilizado no Salão de Xangai; versão Turbo GT ganha melhorias como as demais e passa a entregar 659cv com o 4.0 V8



A Porsche apresentou durante o Salão do Automóvel de Xangai, na China, o Cayenne Coupé reestilizado, com as mesmas mudanças do Cayenne. O SUV cupê seguiu as mesmas alterações e a versão Turbo GT, específica do Coupé, também recebeu melhorias mecânicas. A reestilização do SUV estreia simultaneamente na Europa, América do Norte e na China com as atualizações de meia-vida do modelo que foi apresentado em 2019, dois anos depois do Cayenne de terceira geração.

Visualmente falando, a Porsche promoveu mudanças visuais ao SUV, que parecem pontuais, mas a própria marca já falou que foram as mais extensas em uma reestilização. Agora, ele ganha um novo desenho dos faróis dianteiros, que passa a contar com quatro pontos de iluminação interna em LED, com faróis em LED Matrix HD de alta definição fornecem iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua tecnologia inovadora identifica outros usuários e bloqueia a luz do farol alto para eles com precisão de pixel para não ofuscá-los.

O brilho dos módulos pode ser regulado em mais de 1.000 passos, dependendo da situação de condução. O SUV ainda possui um novo para-choque dianteiro. Este, se destaca por contar com linhas mais retilíneas, como a entrada de ar retangular central e duas entradas de ar nas extremidades. Elas se conectam entre si por meio de um acabamento em plástico preto e há duas barras horizontais que estão presentes nas três entradas de ar, além da entrada central ter barras verticais também. Ainda no para-choque dianteiro, fica claro que ele possui uma nova entrada de ar inferior, com estilo trapezoidal e com desenho mais fino.

Nas extremidades, há mais entradas de ar que dão continuidade à entrada inferior e central, assim como ocorre em posição intermediária. O Cayenne Coupé ainda recebe um novo capô, que traz vincos centrais que invadem um pouco o para-choque, enquanto o logotipo da marca aparece no capô. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve que variam de 20 a 22 polegadas, dependendo da versão. As laterais quase não ganharam novidades, enquanto de perfil se observa que as atualizações promovidas na dianteira deixaram ele mais aerodinâmico.



De traseira, a Porsche adiciona lanternas que se parecem muito com os demais lançamentos da marca alemã. Elas estão mais afiladas e continuam a se conectar entre si. Nas extremidades das lanternas, ele tem uma barra dupla de LED nas lanternas, enquanto uma barra conecta com a outra lanterna, que é iluminada. Ele ainda traz o nome da Porsche escrito por extenso em uma barra em preto brilhante, que coloca o Cayenne Coupé perto de modelos como Taycan e 911, que já estão dentro dessa filosofia de design. A tampa do porta-malas também é nova e recebe vincos horizontais abaixo das lanternas e um outro vinco horizontal em posição intermediária, mais profundo.

O espaço para a placa traseira desceu para o para-choque traseiro, que também é novo. A placa fica posicionada em uma área logo abaixo da tampa do porta-malas, com um acabamento em plástico preto presente em toda parte inferior do para-choque traseiro. Nas extremidades, o SUV possui novos refletores horizontais e tem duas saídas de escape, além de um pequeno difusor de ar na parte central. Na versão Turbo GT, o novo Cayenne Coupé recebe um novo para-choque dianteiro com entrada de ar diferentes. No caso da grade dianteira, o SUV possui um desenho retangular com barras horizontais e verticais.

Nas extremidades, as entradas de ar ainda ganham um novo desenho e há duas faixas com luzes diurnas (DRL) em LED, com um acabamento que parece ser fibra de carbono. O para-choque dianteiro ainda ganha um splitter na parte inferior, enquanto toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. Teto e a capa dos retrovisores também tem um acabamento em fibra de carbono. O aerofólio traseiro é adaptável e o novo pacote aerodinâmico gera até 40kg de downforce na velocidade final. Há ainda novas rodas de 22 polegadas com acabamento dourado, chamadas pela Porsche de GT Design em Neodímio, e com pneus Pirelli P Zero Corsa, criados especialmente para essa versão do Cayenne.



No interior, as versões mais civis do Cayenne Coupé ganham pela primeira vez o Porsche Driver Experience representa um display totalmente digital, individualização versátil e operação intuitiva. Ele ainda virá com um quadro de instrumentos de tela curva de 12,6 polegadas, com tela personalizável e terá até sete tipos de visualizações. O quadro ainda terá conta-giros, navegação GPS, Night Vision Assist ou o sistema de assistência à condução 3D podem ser selecionados para estar em primeiro plano. O SUV ainda permitirá que o modo clássico possa ser visualizado.

O novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos. A central passa a ter uma tela de 12,3 polegadas, onde está o Porsche Communication Management (PCM). A central ganha uma tela com aplicativos nativos do Spotify e Apple Music são fornecidos para otimizar a conectividade no novo Cayenne Coupé. Outra tela, da frente do passageiro, tem 10,9 polegadas e permite que ele possa oferecer a navegação ou selecionando um serviço de mídia. A tela especial garante que a tela não possa ser vista do assento do motorista.

Isso significa que os vídeos podem ser transmitidos na tela do passageiro sem distrair o motorista. Outra mudança será vista no console central, que muda de desenho e ficam com os novos controles do sistema de ar-condicionado, sendo que as extremidades trazem pequenas alças. O Cayenne Coupé 2024 ainda poderá integração estendida de serviços online oferece novas formas de interação, como usar o assistente de voz Siri para operar as funções do veículo. Também são novidades duas portas USB-C no porta-objetos frontal e outras duas portas USB-C na área traseira do console central.



Todas as portas USB fornecem uma função de carregamento rápido. Os frontais também conectam o smartphone ao Porsche Communication Management (PCM). Para emparelhar um smartphone com o veículo, basta escanear o código QR exibido no PCM nele. Várias funções de conectividade estão disponíveis, incluindo Apple CarPlay e Android Auto, bem como aplicativos integrados, como Spotify e Apple Music. O console ainda recebe um acabamento em preto brilhante e uma superfície em vidro. A Porsche confirma que os novos controles do sistema de ar-condicionado agora reconhecem toques touchscreen como também podem ser físicos.

Falando em ar-condicionado, a Porsche adiciona o novo sistema de qualidade do ar no novo Cayenne Coupé. Opcionalmente, um sensor detecta o nível de partículas finas de poeira no ar e passa-as através do filtro de poeira fina várias vezes, se necessário. E você pergunta, para onde foi o câmbio automático? Para o painel, ficando entre o quadro de instrumentos e a central multimídia, com um botão para a posição ‘P’ e um pequeno seletor que sobe e desce com as marchas. O novo Cayenne Coupé ainda ganha um novo volante de três raios, que ficam mais finos na parte onde estão os controles multifuncionais – que são vários.

Todos os controles importantes para a experiência de dirigir também estão agrupados diretamente ao redor do novo volante. O botão de partida e de desligar o SUV agora fica no lado direito do volante, como em alguns carros esportivos da marca. O volante também é novo e passa a ser o mesmo do 911, tendo ganhos em qualidade, é mais moderno e esportivo. O interruptor do modo de direção para selecionar os modos Normal, Off-Road, Sport e Sport Plus diretamente no volante agora é padrão. O novo botão de alternância para selecionar funções e designs no painel de instrumentos também está localizado diretamente no volante, assim como os controles para o Head-Up Display opcional.



A marca ainda confirma que o novo painel passa a ser mais horizontal, que aumenta a sensação de estar mais largo. Ele ainda traz saídas de ar-condicionado verticais nas extremidades e saídas horizontais ao centro, quase conectadas com o console central. Por fim, a marca confirmou que o carro recebeu carregamento por indução no console central, que permite recarga da bateria em até 15W. No Turbo GT, o interior ainda se diferencia pelo acabamento em couro Alcântara, há detalhes em preto fosco e central multimídia com algumas novidades, além de novidades do chamado pacote GT Design.

Em termos de motor, o Cayenne Coupé recebeu novidades também. A versão de entrada passa a ser vendida com o motor 3.0 V6 Turbo que desenvolve 353cv e 50,9kgfm, tendo 13cv e 5,1kgfm a mais. A novidade fica pelo Cayenne Coupé S, que passa a ser vendido com motor 4.0 V8 Biturbo capaz de desenvolver 474cv e 61,2kgfm, permitindo que ele acelere de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e máxima de 270km/h. Esse motor representa um ganho de 34cv e 5,1kgfm frente ao antecessor. Por fim, o E-Hybrid foi apresentado com o motor 3.0 V6 Turbo que desenvolve 340cv e 45,8kgfm de torque, acoplado a um elétrico que entrega 176cv (40cv a mais) de potência e 40,8kgfm.

Já no caso da versão Turbo GT, o Cayenne Coupé entregava um motor 4.0 V8 biturbo que desenvolve 640cv de potência com torque de 86,5kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e adota um sistema de tração integral. Com a atualização, o modelo passa a ser vendido com atualizações também no motor. Agora, o novo Cayenne Coupé Turbo GT tem 659cv e manteve o mesmo torque. Com isso, seu desempenho no 0 a 100km/h permanece em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 305km/h.





Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caoa Chery lança o novo Tiggo 8 Pro no Brasil, com motor de 187cv e por R$ 188.888,88

Mitsubishi registra imagens de patente da nova geração da L200 Triton no Brasil, via INPI

Lynk & Co revela as primeiras imagens teaser do Z20, um SUV compacto 100% elétrico

Jeep revela a primeira imagem teaser da nova geração do Compass, que surge em novembro

Volvo lança promoção no Brasil com bônus de até R$ 28.000 com EX30, XC40 e C40

Chery prepara chegada do novo Tiggo 8 Pro com motor 1.6 TGDI no Brasil e antecipa teaser

Stellantis apresenta os primeiros teaser de uma RAM 2500 Heavy Duty e esportivo no SEMA

Volkswagen revela a primeira imagem teaser do novo Nivus, que ganhará reestilização

BYD lança promoção no mercado brasileiro com nove produtos até o dia 31 de outubro

Ford lança a linha 2025 do Territory no Brasil com mais um item de série e por R$ 212.000