RAM lança oficialmente a Rampage no Brasil, que tem até 272cv e custa R$ 239.990 iniciais
Primeira picape da RAM produzida nacionalmente, Rampage estreia no mercado brasileiro mirando na Ford Maverick e de olho no segmento de picapes intermediárias
A RAM apresentou o seu primeiro produto desenvolvido na
América do Sul e o primeiro a ser produzido no Brasil. Com planos de expansão
no mercado brasileiro, a Rampage estreia em nosso mercado com a missão de ser o
produto líder da RAM e fazer a marca se estabelecer entre as 15 mais vendidas
do mercado. Produzida em Goiana (PE), a Rampage ainda resgata um nome que já
foi usado pela Dodge entre 1982 a 1984.
Depois, o nome foi o batismo de uma picape conceitual também
da Dodge em meados de 2006, justamente como uma picape intermediária. Agora, a
picape desembarca no mercado brasileiro neste segmento que já vem ganhando a
aposta de várias marcas. Inaugurado pela Renault Oroch, o segmento ganhou com o
tempo modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e Chevrolet Montana, a Rampage
estreia com todo histórico da RAM em desenvolver picapes, o que deve atrair
muitos consumidores para as concessionárias da marca.
Antes disso, a RAM confirma que a picape foi o trabalho de um total de 800 engenheiros e técnicos no Brasil e levou um total de 1,2 milhões de horas de desenvolvimento. Todo o desenvolvimento da picape levou em consideração o investimento de R$ 1,3 bilhão. Desenhada no Stellantis Design Center da América do Sul, a Rampage estreia no mercado brasileiro com um design que se inspira na história da marca e nas picapes atuais, como 1500, 2500 e 3500. Nascida como um projeto desenhado para ser RAM (diferente da 1000 vendidas em alguns mercados), a Rampage apela para um design agressivo.
A picape estreia com três designs bem distintos, que variam de acordo com cada versão. Ela será vendida nas versões Laramie, R/T e Rebel. Vamos começando falando pela versão de intermediária, a Laramie, mais civil da linha. Na dianteira, a picape possui faróis compactos e retangulares, com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘C’ e com dois projetores em LED Cornering e seta dinâmicas. Os faróis são desenhados como parte integrante da grade dianteira, que tem um desenho hexagonal, tendo uma parte superior com uma barra cromada e um pequeno prolongamento que se conecta com a parte inferior dos faróis, cromado, em ‘L’ invertido.
A grade dianteira possui barras cromadas e horizontais, com o logotipo da RAM bem destacado ao centro. O para-choque dianteiro é na cor da carroceria, tendo um acabamento inferior em plástico preto onde estão os faróis de neblina e uma entrada de ar inferior retangular. A picape ainda possui um acabamento inferior prateado, que se conecta com a entrada de ar, formando um ‘U’. No capô, a picape possui linhas bem musculosas como as demais picapes da RAM, com dois ressaltos ao centro, tendo uma parte central mais baixa. O capô não chega a ser tão alto como nas irmãs.
Mas ela traz o logotipo ‘RAM Turbo’ nas laterais do capô, com acabamento cromado. De perfil, a picape possui linhas que também tem parentesco com picapes da marca do carneiro, com caixas de rodas com um desenho mais quadrado e um acabamento na cor da carroceria. Ele ainda possui desenho das janelas bem ascendente e que na versão Laramie possui contorno das janelas cromadas. Os retrovisores tem um desenho mais quadrado e tem repetidores de seta, enquanto as portas dianteiras trazem o nome Rampage. As portas tem maçanetas convencionais.
Em termos de vincos, a Rampage possui um vinco que nasce na porta dianteira e chega até as lanternas, tendo um novo vinco logo abaixo, que está presente principalmente nas portas. Por fim, as caixas de rodas ganham uma cara mais parruda com vincos que ajudam a alargar as caixas de rodas, tendo o mesmo desenho das caixas de rodas. No teto, a picape possui ainda antena estilo barbatana de tubarão e as rodas variam de 18 a 19 polegadas. Na traseira, a Rampage possui lanternas verticais que trazem a bandeira dos Estados Unidos na iluminação, em LED.
A picape ainda possui uma faixa vermelha na lanterna que não tem iluminação, assim como as demais picapes da marca. A tampa da caçamba ainda possui o nome RAM destacada na tampa, cromado. A tampa ainda possui um vinco trapezoidal na parte inferior, enquanto a parte superior da tampa tem um vinco que une as lanternas pela parte superior, sendo interrompido apenas pela maçaneta. Por fim, a picape possui para-choque traseiro cromado. Partimos para a versão R/T. Com o Road/Track, a picape tem uma cara mais esportiva e tem muitos detalhes na cor da carroceria.
Ela possui grade dianteira com acabamento igual ao da Laramie, mas com acabamento em preto brilhante. O para-choque dianteiro ainda possui acabamento na mesma cor da carroceria assim como na versão intermediária, mas o acabamento prateado na parte inferior também é pintado em preto brilhante. O capô ainda possui o logotipo ‘RAM Turbo’ com detalhes em preto brilhante também. Nas laterais, a picape traz mais detalhes nesse mesmo acabamento, como o contorno dos vidros, capa dos retrovisores, logotipo do nome Rampage, novas rodas de 19 polegadas de cinco raios e a antena do teto escurecida também.
As laterais da caçamba tem o adesivo R/T. A grade dianteira (no lado direito) e nas rodas, também trazem o logotipo R/T. Na traseira, as únicas mudanças ficam por conta do logotipo da RAM escurecido e o para-choque traseiro em preto brilhante. O logotipo 4x4 também é escurecido. Por fim, a versão Rebel, com pegada mais off-road, tem um design com amplo uso de acabamento em plástico preto. Na grade dianteira, a picape possui uma nova grade dianteira com grelha estilo colmeia e com o logotipo da RAM. Assim como as versões Rebel das demais picapes, a grade tem uma parte inferior e central mais alta.
A grade dianteira ainda possui contorno em acabamento plástico preto, que confere um desenho mais parrudo. O para-choque dianteiro ainda possui uma parte inferior toda em plástico preto, logo abaixo da grade dianteira. A parte inferior da entrada de ar do para-choque possui um acabamento num tom mais cinza. De perfil, a picape ainda possui logotipo escurecido nas laterais do capô, enquanto capa dos retrovisores e contorno dos vidros também são escurecidos. A picape ainda tem caixas de rodas com acabamento em plástico preto, assim como as saias laterais.
A picape ainda possui um acabamento em plástico preto nas laterais da caçamba que se conecta com o para-choque traseiro, todo no mesmo acabamento e com dupla saída de escape. Logotipos tem um acabamento cinza escurecido, assim como na dianteira. Ela ainda traz novas rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus All Terrain 235/65 R17. No interior, a picape intermediária da RAM possui um design bem moderno. Ela traz quadro de instrumentos com tela digital de 10,3 polegadas, personalizável. A picape ainda possui volante de três raios com controles multifuncionais.
O painel ainda se destaca por vir com uma central multimídia com tela de 12,3 polegadas, flutuante, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A central tem um acabamento em preto brilhante que se conecta com as saídas de ar-condicionado centrais e horizontais. O painel ainda possui uma faixa que corta todo o painel e liga as saídas de ar-condicionado das extremidades. A versão R/T ainda terá alguns destaques como acabamento em couro com costura contrastantes vermelhas. Abaixo da saída de ar central, ela traz os controles do sistema de ar-condicionado digital de duas zonas.
O console central traz espaço para dois smartphones carregarem por indução RamCharger e mais atrás tem um área mais elevada com acabamento em preto brilhante, onde está o seletor de marcha giratório e o freio de estacionamento eletrônico. A picape ainda tem alguns outros controles, por botões físicos. O console ainda possui dois porta-copos e tem um porta-objetos com o logotipo da RAM no estofado. Atrás do console central, estão duas saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. O acabamento interno traz opção de vir com couro perfurado e suede. Falando em couro, o painel ainda tem um acabamento em couro.
O painel ainda possui portas de carregamento com seis entradas USB, sendo 3 do tipo C, que estão espalhadas pela cabine, a maior quantidade entre as picapes compactas e médias oferecidas no mercado.A picape pode ser equipada com um sistema de som premium Harman Kardon de 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6 polegadas localizado abaixo do banco do passageiro, capaz de gear 360W de potência. Ambos os recursos fazem parte do único pacote opcional, Elite, que inclui ainda banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro – o do motorista sempre é elétrico de série. Por dentro, a RAM confirma que existe 35,4 litros em porta-objetos.
Mecanicamente, a RAM Rampage estreia com duas opções de motor. O primeiro é o conhecido 2.0 MultiJet Turbo Diesel que desenvolve 170cv e 38,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4. Com esse motor, a picape acelera de 0 a 100km/h em 10,9 segundos e máxima de 186km/h. Além das trocas por seletor de marcha, a RAM confirma que o motorista pode trocar as marchas manualmente por meio de paddle-shifts. A tração 4x4 é automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.
A picape ainda pode ser vendida com motor Hurricane 4. O motor faz sua estreia no mercado brasileiro num produto nacional, sendo o 2.0 Turbo Hurricane 4 a gasolina que desenvolve 272cv e 40,8kgfm, sendo o mesmo motor que equipa o Jeep Wrangler. Feito em alumínio, o motor tem injeção direta e duplo comando variável de válvulas, sendo parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global). A picape com motor Hurricane 4 tem um turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Tudo para proporcionar o melhor desempenho entre as picapes produzidas na região.
Com esse motor, a picape acelera de 0 a 100km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220km/h, na versão R/T. As versões Rebel e Laramie tem desempenho de 0 a 100km/h em 7,1 segundos e 210km/h, respectivamente. Na versão Rebel, a picape traz botão Sport que altera o quadro de instrumentos e tem trocas de marchas mais rápidas. A versão R/T tem esse botão e altera ainda mais esse pontos. O consumo da Rampage TD380 é de 9,9km/l na cidade e 12,4km/l na estrada. Com o Hurricane 4, o consumo é de 8,0km/l na cidade e 10,0km/l na estrada. Ainda mecanicamente, a picape tem suspensão dianteira McPherson e traseira multilink.
Desenvolvida sobre a plataforma Small Wide 4x4, a Rampage possui 5,028 metros de comprimento, 2,994 metros entre os eixos, 1,886 metro de largura e 1,780 metro de altura. Ela ainda tem peso que varia de 1.906kg a 1.942kg, com um tanque de combustível de 55 litros com motor a gasolina e 60 litros com tanque da diesel. A picape ainda possui uma caçamba de caçamba de 750kg com as versões a gasolina e 1.015kg com motor diesel. Falando em caçamba, ela tem uma capacidade volumétrica de 980 litros e mede, respectivamente: 1,055 metro de comprimento (2,100 metros com a tampa aberta), 1,385 metro de largura e 59,5 centímetros de altura. Todas versões tem revestimento plástico na caçamba.
A picape possui vão livre em relação ao solo de 26,4 centímetros e 25,7 centímetros na R/T, mais esportiva. A picape tem ângulo de ataque de 25,7º, 23,9º de ângulo central e 27,5º de ângulo de saída nas versões Rebel e 25,3º na Laramie. A R/T tem, respectivamente, 25º, 23,1º e 24,5º. A picape ainda possui carroceria composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência e todas as versões tem disco ventilados nas quatro rodas – 305 milímetros de diâmetro na frente e 320 milímetros atrás. A picape será produzida em Goiana (PE), numa rede de concessionárias que a RAM tem, atualmente de 100 lojas. Ela pode ser equipada com o Ram Connect, que traz uma série de serviços ao motorista, de várias formas.
Tanto por uma série de recursos a bordo quanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos entre outras informações. O Ram Connect é um amplo pacote de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento 24 horas, assistência em situações de emergência, atualizações remotas e navegação inteligente (como o cálculo da autonomia de combustível para chegada ao destino e a situação do trânsito no momento, por exemplo).
Toda Rampage incluirá acesso gratuito a todos os serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60GB de franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal. A picape ainda possui um pós-venda que garante um plano de revisão de 60.000km que custa R$ 4.464 nas versões com motor TD380 e R$ 6.120 com motor Hurricane 4.
As revisões acontecem uma vez a cada 20.000km com motor diesel e 12.000km com motor a gasolina ou um ano, o que ocorrer primeiro. Toda Rampage será vendida com três anos de garantia e pode ser vendida com extensão da garantia para mais 12 meses ou 24 meses a mais. A RAM oferecerá até estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização. Tudo parte do programa Ram Care, feito para entregar o máximo de cuidado para o cliente. A picape ainda pode contar com 35 acessórios da Mopar como estribos elétricos, inéditos em picapes nacionais e produzidos no Brasil.
Também vale citar equipamentos como RamBar – o santantonio da Ram –, capota marítima rígida (elétrica ou manual), capota marítima de lona, estribos fixos, divisor modular de caçamba, tapetes off-road (com bordas elevadas) e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por LEDs com a abertura das portas dianteiras. Opcionalmente, todas as versões tem sistema de som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos por R$ 6.000. Aqui, as versões Rebel e Laramie podem ser vendidas com duas opções de motor. Já a R/T vem apenas com o Hurricane 4.
Rampage Rebel TD380
De série tem freio de estacionamento é eletrônico e tem o recurso Auto Hold, facilitando a vida do motorista em trânsito pesado. Nos aclives, há ainda o Start Assist (para partida em rampa). Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road, ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. Há luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon, com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro, gerando 360W, caçamba se pode perceber a atenção aplicada para gerar uma experiência agradável de uso. Além de contar com abertura elétrica (por um botão na chave), ela tem amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução. Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção. A lista ainda tem central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos full digital de 10,3”, revestimento interno de couro preto, banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias, Ram Connect (plataforma de serviços conectados), faróis e lanternas Full LED, RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento), freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas e pneus All Terrain 235/65 R17.
Rampage Rebel Hurricane 4
Adiciona escapamento duplo e o Modo Sport.
Rampage Laramie TD380
A versão possui revestimento interno de couro na cor Mountain Brown, para-choque traseiro cromado, rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60 e acabamentos externos cromados.
Rampage Laramie Hurricane 4
A versão acrescenta escapamento duplo e o Modo Sport
Rampage R/T Hurricane 4
A versão topo de linha acrescenta revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red, Modo R/T, suspensão esportiva, escapamento duplo esportivo, rodas aro 19” em preto brilhante e teto preto brilhante.
- RAM Rampage Rebel 2.0 MultiJet Turbo Diesel AT9 4x4 – R$ 239.990
- RAM Rampage Laramie 2.0 MultiJet Turbo Diesel AT9 4x4 – R$ 249.990
- RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo Hurricane 4 Turbo AT9 4x4 – R$ 249.990
- RAM Rampage Laramie 2.0 Turbo Hurricane 4 Turbo AT9 4x4 – R$ 259.990
- RAM Rampage R/T 2.0 Turbo Hurricane 4 Turbo AT9 4x4 – R$ 269.990
Fotos: RAM / divulgação
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário