GAC apresenta a Van Life Concept, que estreia em evento italiano de design, em Milão

GAC apresenta a Van Life Concept na Semana de Design de Milão de 2023, que estreia como um furgão futurista que não antecipa um modelo de produção



A GAC apresentou oficialmente seu novo conceito durante evento na Europa, na China. A marca chinesa vem apostando cada vez mais em conceitos futuristas que não necessariamente vem resultar em um produto final, como é o caso agora da Van Life Concept. De acordo com a GAC, estamos diante do conceito de uma van com condução autônoma e off-road, além de ser puramente elétrica que facilmente parece ter vindo de 2050. Fazendo parte da linha Car Culture, o conceito foi criado em Milão, na Itália.

Lá, ela foi apresentada na Semana de Design de Milão de 2023, sendo criada no GAC R&D Centre Europe, um Centro de Design da GAC na Europa. Projetada para longas distâncias, o conceito possui uma série de componentes provenientes de materiais sustentáveis. Em termos de design, a Van Life se destaca na dianteira por trazer uma faixa com vários pontos em LED que podem funcionar como luzes diurnas (DRL) e que são personalizáveis, podendo trazer o logotipo da marca ou até mesmo mensagens. Ela ainda traz um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior dos faróis.

A parte inferior ainda possui uma espécie de splitter ou uma proteção plástica, já que estamos falando de um conceito com uma pegada um pouco off-road. Os faróis ainda se conectam com o para-brisa, que tem vidro inclinado. O vidro dianteiro ainda se conecta com os vidros laterais por conta de colunas As com acabamento em preto brilhante. De perfil, cada lateral é diferente, trazendo um design assimétrico. No lado esquerdo, do motorista, ela possui uma prancha que pode ser anexada e não há vidros laterais que não sejam o do motorista e da porta dianteira.



No outro lado, existe uma porta lateral além da porta dianteira, que se abrem de maneira suicida. Essa porta lateral possui vidros muito finos que não ajudam numa boa área envidraçada e, respectivamente, diminui a visibilidade dos ocupantes. Ainda no lado direito se destaca por trazer dois compartimentos entre as portas, sendo um bocal para recarga das baterias e outro para pôr o que parece ser água. Comum nos dois lados, a Van Life possui generosas caixas de rodas que tem um acabamento em plástico preto que alargam a carroceria, enquanto os pneus são enormes e com pneus futuristas com abas retráteis para tração ideal em qualquer terreno – que orgulhosamente tem o nome GAC por extenso.

Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, enquanto ele possui uma série de sensores que ficam bem visíveis quando se vê ela de lateral. São dois no teto, cada par em uma extremidade, um em cada para-lama dianteiro e outro no para-choque dianteiro. A carroceria ainda possui um par de vincos que percorre dos faróis até as lanternas. No teto, ela ainda possui uma luz auxiliar em LED de longo alcance. Chegando na lateral e na parte mais traseira, o modelo foi desenhado com um caimento mais suave, mas apenas na traseira. Isso porque o teto é bem reto, como toda van.

Esse caimento do teto deixa o design com uma cara menos comercial. Na traseira, o modelo ainda possui uma espécie de aerofólio vertical que nasce na parte mais traseira e invade o vidro traseiro. Todo o teto é em vidro, se conectando com o desenho do para-brisa e do vidro traseiro, amenizando a falta de visibilidade lateral que o veículo possui. Com um vidro traseiro mais inclinado por conta do design da van, as lanternas são horizontais e com barras transversais em LED que também podem trazer mensagens. O modelo das imagens traz o ‘CC#2’, de ‘Car Culture #2’.



A parte inferior da tampa tem um acabamento que parece de plástico reciclado, assim como acontece na dianteira. Há um radar na traseira e uma parte inferior da carroceria com um difusor de ar. De acordo com a GAC, a van usa a posição das estrelas para se guiar, mas esse é um sistema que ainda não foi desenvolvido e que não seria muito útil quando estive nublado. Por dentro, a marca confirma que ela terá apenas dois assentos e um enorme espaço de convivência, para guardar bagagens e equipamentos, que podem se transformar em uma área de dormir.

O painel ainda possui uma série de porta-objetos, como espaço para smartphones, podendo pendurar uma série de itens, bandejas de mesa, compartimentos de armazenamento, bolsas e até uma rede. A parte frontal do painel fica exposta ao sol, podendo ser usada para gerar energia ou aquecer água, por meio de painéis solares. A GAC ainda confirma que o conceito tem bancos deslizantes que criam uma área de estar diretamente adjacente ao veículo. Ela é desenvolvida a partir de uma plataforma específica para veículos elétricos, com baterias de estado sólido de última geração, proporcionando uma autonomia bem satisfatória.

A marca confirma que a produção da Van Life foi feita com uma série de materiais reciclados de plástico, alumínio e fibra de carbono. “Esse conceito destaca a alegria de poder ir aonde quiser. Acreditamos que os carros não são apenas objetos que transportam pessoas de A para B, mas também máquinas que criam memórias duradouras.”, disse Stéphane Janin, Diretor do GAC Advanced Design Milan. A GAC confirmou que não tem intenção de fazer com que o modelo tenha uma futura versão de produção e foi apresentada apenas para apresentar a imaginação e criatividade dos designers. 







Fotos: GAC / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio