Kia EV5 ganha versão de produção no terceiro trimestre como terceiro membro da linha EV

Kia vai iniciar a produção do EV5 ainda neste último trimestre de 2023, como o terceiro modelo 100% elétrico da marca; produção deve acontecer na China



A Kia confirmou durante evento que o EV5 será apresentado ainda neste ano de 2023. O modelo elétrico será o terceiro veículo 100% elétrico da Kia, da linha EV – que já conta com EV6 e EV9. O EV5 chega para ser o menor elétrico da linha, com potencial de vender mais que o EV6, sendo, ainda mais, um utilitário esportivo. Com porte de um Sportage, o EV5 será um SUV médio. A informação dele ser apresentado ainda neste ano foi confirmada na Coreia do Sul, no Investor Day 2023.

Com meta de vender 4,3 milhões de carros globalmente até meados de 2030, sendo 2,38 milhões de eletrificados, que vão representar cerca de 55% do mix de vendas. A linha da sul-coreana ainda terá 37% das vendas de elétricos, o que representa cerca de 1,6 milhão ao ano. Apenas 8% das vendas será de modelos a combustão. E a chegada do EV5 é peça fundamental nesse crescimento, assim como a chegada do futuro EV4, que também será um SUV. Esse ano, além do EV9, a Kia vai apresentar uma atualização do Ray EV, que vai trazer uma autonomia maior.

O EV5 chega para coroar as novidades de elétricos neste ano. Pelo o que se viu do EV9 Concept e o EV9 de produção, muito do EV5 já está pronto com o conceito. Na dianteira, destaque para o Tiger Nose, chamado agora de Digital Tiger Face. Ele possui faróis horizontais, sendo com finas faixas em LED que conectam entre si e que estão dentro de um acabamento em preto brilhante, de pequenas barras verticais. Esses faróis se estendem até invadir um pouco da lateral do SUV, além de ganhar um prolongamento vertical que chega a um triângulo com um friso cromado e o acabamento em preto brilhante com as barras verticais, com tecnologia de iluminação exclusiva Star Map da Kia.

O SUV ainda possui uma dianteira limpa, com vincos que são mais definidos. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal, com grelha em preto brilhante. O contorno tem um acabamento prateado e ambos estão dentro de um acabamento presente em toda a parte inferior da carroceria, em plástico preto. O capô possui vincos com ombros mais altos nas extremidades da peça, sendo a parte central um pouco mais baixa, enquanto o logotipo da Kia aparece também no capô. De perfil, o EV5 lembra bastante o EV9, principalmente pelo desenho dos vidros com linhas bem retas.



Os vidros ainda trazem uma janela vigia de tamanho considerável, que se conecta a um acabamento em preto brilhante e liga ao vidro traseiro. O SUV conceitual ainda apresenta vincos bem definidos, sendo um que nasce nos faróis e chega até a porta dianteira e outro que nasce, na mesma altura, na porta traseira e chega até a parte superior das lanternas, onde ele sobe. Por fim, a parte inferior das portas possui uma área bem marcada, junto a um acabamento em plástico preto. Aliás, esse acabamento fica bem marcado pelas caixas de rodas, com um desenho irregular do acabamento.

A parte superior é mais baixa e nas diagonais ele é maior. O SUV não apresenta maçanetas (que no conceito podem ter sido substituídas pro botões) e os retrovisores são bem compactos, com repetidores de setas. Por fim, há um rack de teto prateado e as rodas tem 21 polegadas, com rodas de acabamento diamantado e de desenho triangular, com o logo da marca ao centro. Como um bom conceito, ele possui portas suicidas, com as portas traseiras abrindo de maneira inversa. Partindo para a traseira, as lanternas também tem linhas bem diferentes do que se é visto hoje, apostando alto em elementos até futuristas – lembrando que esse é um conceito que está a um passo de um carro de produção.

As lanternas tem um desenho em ‘L’, sendo uma parte superior que quase se conecta. Entre elas, existe apenas um acabamento em preto brilhante, enquanto o SUV ainda possui a maior parte das lanternas nas extremidades, com um desenho mais vertical e que na parte inferior também se parece mais triangular. A tampa do porta-malas é bem larga, trazendo o logotipo da Kia ao centro e tem apenas um vinco horizontal que conecta a parte inferior das lanternas. Há ainda um vidro traseiro levemente inclinado e um aerofólio traseiro. O para-choque possui, em sua grande área, um acabamento em plástico preto com o espaço para a placa logo abaixo da tampa.

Ele ainda possui um colchete prateado e deitado, que define o desenho dos difusores traseiros. A Kia também confirmou investimentos no desenvolvimento da condução autônoma, com o sistema Highway Driving Pilot (HPD) de Nível 3 no EV9, que deve chegar em meados de 2024. Em 2026, a marca apresentará uma evolução do sistema, chamada de HPD2. “Em 2021, a Kia passou por uma transformação completa em seu nome corporativo, logotipo, produto e design, bem como em sua estratégia corporativa. Como resultado, o valor da nossa marca melhorou significativamente, ajudando-nos a ganhar vários prémios de 'Carro do Ano' nos principais mercados. Para se tornar um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, a Kia precisa de continuar os seus esforços para fortalecer a identidade da marca Kia e estabelecer um modelo de negócio inovador e centrado no cliente.”, disse o Presidente e Executivo-Chefe da Kia, Ho Sung Song, durante o evento.



Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Aspark quebra novos recordes de velocidade em um quarto de milha com o esportivo Owl

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries