Lamborghini confirma que motor V6 não combina com a linha da marca, diz executivo

Lamborghini confirma que não desenvolver veículos com motor V6 e que eles não fazem parte da atual imagem da marca italiana, confirma CTO em entrevista



A Lamborghini confirmou que seus futuros esportivos não vão contar com o motor V6, mesmo com eletrificação. A marca italiana, inclusive, não vê o motor combinar com o seu lineup. Após a apresentação do Revuelto com um motor V12 Hybrid Plug-in (PHEV), o superesportivo pode antecipar o que veremos no substituto do Huracán, previsto para meados de 2024. A marca confirmou as informações durante entrevista ao Auto Motor und Sport, onde o Diretor Técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, falou sobre o V6.

Mohr confirmou que quer que os carros da italiana sejam reconhecidos no futuro, assim como eles são hoje. A fala do executivo não fala apenas sobre mecânica, mas também sobre dinâmica de condução. “Mesmo na era elétrica, precisamos de diferenciação técnica que se adapte à filosofia do fabricante. É aqui que nos diferenciamos das outras marcas”, disse ao site. A Lamborghini ainda deseja reduzir as emissões de poluentes em até 50% nas emissões da frota até meados de 2025, graças a chegada de Urus e do substituto do Huracán.

“A questão do peso mencionada anteriormente só se desenvolverá a favor dos BEVs nos próximos anos. Mas um motor V6 simplesmente não combina com a marca no momento.”, confirmou Mohr. Conhecida pelo desenvolvimento dos seus motores V12, a Lamborghini não quis abrir mão do motor por um conjunto de cilindrada menor e igualmente híbrido, como fizeram suas rivais, Ferrari e McLaren. O desenvolvimento do Revuelto pode indicar que o substituto do Huracán vai aparecer com um motor V10 Hybrid.

Ao ser apresentado, o Revuelto trouxe o motor 6.5 V12 a gasolina que desenvolve 825cv e 73,9kgfm, que é o V12 mais potente na história da Lamborghini. Junto a ele, estão três motores elétricos, sendo dois no eixo dianteiro, um para cada roda. Cada um deles desenvolve 150cv e um terceiro motor elétrico é adicionado na nova transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 8 marchas que ajuda a lidar com a transferência de força para o eixo traseiro. O V12 está conectando apenas no eixo traseiro, enquanto os motores elétricos dianteiros permitem que o modelo seja um cupê de tração nas quatro rodas.

Ele ainda permite que ele possa rodar apenas com os motores elétricos que se limitam a entregar 180cv e com tração dianteira. Isso acontece quando o motorista seleciona o modo Città. Com todos os motores funcionando, o Revuelto entrega 1.015cv que, com o controle de larga, ele acelera de 0 a 100km/h em 2,5 segundos. Aos 200km/h, ele alcança em 7 segundos e atinge a velocidade máxima de 350km/h. Ele vem com uma bateria compacta de 3,8kWh que permite que ele seja carregado por estações de 7kW em 30 minutos, ou seja, estamos diante de um híbrido plug-in (PHEV).



Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto