Peugeot apresenta o reestilizado 2008 na Europa, que ganha mudanças nessa 2º geração

Peugeot apresenta a reestilização do 2008 na Europa, que adere a nova filosofia de design e antecipa como será o nosso 2008 produzido na Argentina 



A Peugeot apresentou oficialmente o novo 2008 na Europa, com uma reestilização de meia-vida que acontece antes mesmo do 208, que foi apresentado antes com a segunda geração. A bela segunda geração do 2008 do SUV compacto passou por sua primeira mudança visual desde a sua estreia, em 2019. O utilitário esportivo recebe a nova identidade visual da marca francesa, que estreou com o novo 408 e já está também com a linha 508.

Em termos de design, o 2008 segue fazendo muito bonito. Na dianteira, ele ganha um novo layout dos faróis que recebem três projetores em Full LED, com um acabamento escurecido. Os faróis continuam conectados com a grade dianteira, que possui barras verticais que tem elementos em 3D e com o novo logotipo da Peugeot bem ao centro. Nas laterais da grade dianteira, o SUV traz pequenas barras horizontais com um acabamento prateado e em preto brilhante. Esse acabamento em preto brilhante também está na grade dianteira. Acima da grade, ele traz o nome 2008 escrito por extenso.

O para-choque dianteiro também recebe mudanças visuais, com uma nova entrada de ar inferior trapezoidal com barras horizontais e com detalhes em preto brilhante. Abaixo da entrada de ar inferior ele ainda possui um friso prateado, que é só interrompido pela parte central da entrada de ar, onde ficam os sensores que auxiliam na condução. Nas extremidades, o para-choque dianteiro recebe as garras do leão com as três barras verticais com iluminação diurna (DRL) em LED. Essa iluminação fica um pouco mais baixa e dentro de um acabamento em preto brilhante.

Nas extremidades, esse acabamento ainda possui finas barras verticais prateadas. A parte inferior do para-choque dianteiro tem um acabamento em plástico preto menor, mais discreto. O capô continua o mesmo do modelo anterior. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 16, 17 polegadas, com pneus 215/60 R17, e 18 polegadas. Nas laterais também, ele ganha detalhes como a coluna C com barras horizontais e uma parte inferior da carroceria com um acabamento em plástico preto nas saias laterais e caixas de rodas, além de um acabamento prateado novo na parte inferior das portas.



Na traseira, as novidades ficam por conta de atualizações. As lanternas, por exemplo, mantém o mesmo formato, mas mudam de layout. Elas trazem três seções de barras duplas e horizontais, com uma barra inferior para as luzes de seta e de ré. As lanternas continuam se conectando por meio de uma faixa em preto brilhante que traz o nome Peugeot escrito por extenso. A tampa do porta-malas mantém o espaço para a placa traseira que agora tem uma barra em preto acima. No lado esquerdo, ele traz o novo logotipo do nome 2008. O para-choque traseiro não muda.

No interior, o novo 2008 ganha um painel com poucas mudanças em relação ao anterior. Ele mantém o quadro de instrumentos i-Cockpit de 10 polegadas com novos grafismos, de tela digital. Ele ainda possui mostradores em 3D. No centro do painel, ele ainda ganha uma central multimídia com tela de 10 polegadas atualizada, Peugeot i-Connect, que traz funcionalidades como o myPeugeot. Ele traz uma série de funções de faturas de manutenção e enviam detalhes de navegação para o carro a partir de smartphones. As versões mais simples do 2008 vão trazer uma central menor, de 7 polegadas.

Ambas as telas possuem conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, vindo ainda com equipado com a eficiente navegação conectada TomTom, além de ter atualizações Over-The-Air (OTA). O SUV ainda traz três novas entradas USB-C, além de entradas USB-A. Outra atualização é no carregador por indução de 15W para smartphones (contra 5W anteriormente). O painel traz controles Widgets ou atalhos, muito fácil de usar e responsivo como um smartphone. Outra novidade é que o interior recebe uma nova manopla de câmbio, que ganha um novo desenho com a transmissão manual, que ganha em ergonomia.



Com câmbio automático, o novo 2008 mantém o seletor elegante, prático e discreto. O volante também ganha um novo miolo, com o logotipo atualizado da marca francesa. O SUV ainda traz um Grip Control, que permite três modos de condução: areia, lama e neve. “Com o novo 2008, a Peugeot continua a reforçar a sua identidade tecnológica e felina. Um dos elementos-chave do trabalho de Design é o cenário da frente que amplia a assinatura das 3 garras, reforçando o estilo robusto e musculado que faz deste SUV um sucesso em todos os mercados e ilustrando o movimento de luxo que está a viver. 2008.”, destaca Matthias Hossann.

Ele será vendido nas cores Cinza Selênio, Okenite White, Cinza Selênio, Cinza Artense, Branco Okenite, Preto Perla Nera, Vermelho Elixir e Azul Vertigo. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMP, o novo 2008 possui 4,300 metros de comprimento, 2,605 metros entre os eixos, 1,770 metro de largura (ou 1,987 metro de largura com os retrovisores) e 1,550 metro de altura. O porta-malas continuam com 434 litros de capacidade. Debaixo do capô, ele traz o motor 1.2 PureTech a gasolina que desenvolve 102cv e 20,9kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas.

Ele também vem com o 1.2 PureTech de 130cv e 23,4kgfm que pode ser associado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas. Com motor diesel, ele oferece apenas a opção 1.5 BlueHDi Turbo Diesel que desenvolve 130cv e 30,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas. Futuramente, ele ainda oferece o motor 1.2 PureTech de três cilindros com um novo turbocompressor de geometria variável e de ciclo Miller. O motor está aliado a um pequeno motor elétrico que desenvolve 28cv e 5,6kgfm, integrado com a transmissão automática de dupla embreagem de 6 marchas (chamado de e-DSC6), que envia toda a força do motor para o eixo dianteiro.



Junto com o motor, está associado uma bateria de 48V instalado sob o banco do motorista e com uma capacidade de 898Wh. Juntos, ambos os motores entregam 136cv e 23,4kgfm, sendo 6cv mais potente que o motor anterior. O sistema 48V ajuda os dois a terem um consumo menor e emissões de CO2 foram reduzidas, estando de acordo com as novas normas do Euro6. Os interessados pelo E-2008 vão trazer o motor elétrico dianteiro de 156cv e 26,5kgfm, junto de uma bateria maior de 54kWh que passa a oferecer uma autonomia de 406km. Ele pode ser carregado com um WallBox de 7,4kW monofásico ou trifásico de 11kW.

Ele pode ser recuperado em estações de recarga rápida de até 100kW, que recupera de 20% a 80% em 30 minutos, 4h40 no WallBox de 7,4kW ou 11h10 em uma tomada convencional de 3,2kW. Com o conjunto elétrico, que acelera de 0 a 100km/h em 8,5 segundos. De série, o novo 2008 ganha câmaras de assistência ao estacionamento dianteiras e traseiras, que oferecem agora uma imagem em alta definição. Dependendo do acabamento, a nova câmara frontal de alta definição (e acoplada à monitorização de ângulo morto) está agora disponível como opção, o que permite reconstruir uma imagem 360° do ambiente imediato do automóvel, proporcionando uma ajuda valiosa durante as manobras de estacionamento.

A lista cresce com controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e ponto de ajuste de distância entre veículos ajustável, frenagem automática de emergência com alerta de risco de colisão, reconhecimento ampliado e visualização no painel de instrumentos digital dos sinais de trânsito, alerta ativo para cruzamento involuntário de faixa ou acostamento, com correção de trajetória, monitoramento de ponto cego, ar-condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros eléctricos. Na Europa, ele será vendido nas versões Active, Allure e GT. Ele continua a ser produzido na unidade em Mulhouse, na França. Ele também é feito em Vigo, na Espanha.





Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Aspark quebra novos recordes de velocidade em um quarto de milha com o esportivo Owl

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Kia apresenta primeiro teaser do EV3, que será novo elétrico da marca e estreia dia 23/05