Renault confirma que SUV subcompacto será chamado de Kardian e estreia no dia 25/10
Renault confirma que nome do seu SUV subcompacto será Kardian, é um produto global e será apresentado primeiro no Brasil, no próximo dia 25 de outubro
A Renault confirmou que o nome do seu próximo lançamento em
nosso mercado é Kardian. O SUV subcompacto que vai substituir Sandero e Logan
será apresentado ainda neste ano, ainda neste mês, inclusive. A marca francesa
confirmou que seu lançamento acontece no próximo dia 25 de outubro. Nos últimos
anos, a marca tem lançado uma série de produtos com a inicial ‘K’, como Koleos
(2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015), ou ainda
Kiger (2021). O Kardian chega para aumentar essa gama.
“O Renault Kardian chega para complementar nossa gama de
nomes, representando a Renaulution no cenário internacional. Como a Renault é
uma marca francesa, a pronúncia tem aquele ‘toque francês’”, destaca Sylvia dos
Santos, Head de estratégia de denominações na Direção Global de Marketing da
marca Renault. De acordo com a executiva, o nome Kardian remete à língua
inglesa que lembra a pronúncia do nome ‘Guardian’ (guardião), que simboliza
força e proteção. A impressão é reforçada pelo uso das letras ‘K’, ‘R’ e ‘D’.
“O que é interessante com o nome Renault Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a “cardio” e o “cardio” tem a ver com esporte, energia, adrenalina”, adicionou Sylvia. A marca ainda confirmou que a “a construção do nome em torno de dois “As” – Kar-dian – também remete ao lado da segurança do nosso veículo”, detalha Sylvia. “E se observarmos a primeira sílaba do nome – ‘Kar’ – vamos perceber que ele remete à palavra ‘carro’. Uma simbologia pra lá de apropriada!”, de acordo com a marca francesa.
O projeto é criado a partir da terceira geração do Dacia Sandero. A diferença é que o modelo ganha uma cara e uma traseira com estilo Renault. Essa era uma promessa da marca para os próximos lançamentos. Visualmente, o modelo traz um desenho que claramente se inspira nos demais produtos da marca francesa. O SUV traz um design dianteiro com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED e que se conectam com o desenho da grade dianteira, onde tem um friso que leva até o novo logotipo da marca. Os faróis principais ficam em posição intermediária, em um acabamento plástico preto.
O para-choque ainda possui uma entrada de ar inferior hexagonal com barras horizontais e que abaixo possui um acabamento prateado. Nas extremidades, o para-choque dianteiro ainda possui faróis de neblina. O capô tem linhas mais altas que o primo da Dacia, reforçando a sensação que estamos diante de um SUV. De perfil, o modelo tem o maior parentesco com o Sandero europeu. Ele tem o mesmo desenho dos vidros, trazendo até os mesmos retrovisores com piscas integrados. As caixas de rodas possuem um acabamento em plástico preto, tendo um para-lama dianteiro com um acabamento em preto brilhante que deve trazer alguma inscrição.
O modelo ainda possui rack de teto alto, que será funcional. As rodas terão um desenho bonito, com cinco raios. De traseira, o modelo possui um vidro traseiro com aerofólio de brake-light integrado, além de uma tampa de porta-malas sem muito destaque. As lanternas tem um desenho em ‘C’, com iluminação em LED e que são bem compactas. As lanternas lembram as que o Kiger indiano usa, com um pequeno prolongamento na parte superior que invade a tampa do porta-malas. O Kardian ainda possui um para-choque traseiro com acabamento em plástico preto onde fica o espaço para a placa. Mais abaixo, ele possui um acabamento prateado com refletores horizontais nas extremidades.
Outra novidade é que o modelo possui carroceria bitom, como aparece o modelo das imagens, com parte superior pintado em preto. No interior, ele parece ter uma central multimídia do tipo tablet, algo que vimos com a nova Oroch, por exemplo. Ele será o grande responsável por estrear duas novidades da francesa em nosso mercado: a plataforma modular CMF-B, que vai matar as plataformas B0. Outra novidade é a estreia a mecânica 1.0 12v TCe Flex, que vai substituir o motor 1.6 16v SCe gradativamente. Conhecido internamente como Projeto HJF, o modelo começou a ser produzido em SOP (Start of Production, ou início da produção, traduzindo do inglês), no primeiro semestre deste ano.
O SUV terá cerca de 4,00 a 4,10 metros de comprimento e uma relação entre os eixos de 2,55 a 2,60 metros. Além da nova plataforma CMF-B, a Renault fará a estreia do novo motor TCe Flex, com o conjunto 1.0 12v Turbo Flex que vai desenvolver entre 110cv a 120cv de potência, com torque entre 18kgfm a 20kgfm. Na transmissão, vai trazer a transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 6 marchas, uma das caixas de câmbio mais modernas e que são bastante usadas na Europa. A diferença de um câmbio DCT é que ele traz uma maior eficiência e uma dinâmica de condução mais refinada, melhor que a transmissão CVT, por exemplo.
No entanto, não há certeza que essa transmissão seja de fato usada. Dito isso, a transmissão CVT ainda surge como possibilidade. A chegada do Kardian em nosso mercado marca uma nova fase da Renault no Brasil, com investimento de R$ 2 bilhões. Segundo o site Automotive Business, em entrevista com Vagner Mansan, Diretor da Fábrica de São José dos Pinhais, que a linha de produção estava pronta desde maio deste ano.
Fotos: Renault / divulgação
Projeções: KDesign / reprodução




Comentários
Postar um comentário