Stellantis deve trabalhar com motores híbridos para marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM

No Brasil, Stellantis podem ter motores híbridos com Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, com produtos que são feitos na América do Sul, com motores GSE e GME



Ao que parece, a Stellantis tem um plano de trazer modelos híbridos para todas as marcas que produzem no Brasil e na Argentina. Com isso, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM devem ser as beneficiadas de iniciativas que o grupo prepara para os próximos anos. Aqui, a Stellantis ainda pode desenvolver um motor puramente e etanol que vai funcionar com um motor elétrico, como um sistema mais refinado. Esse projeto tinha sido pausado nos últimos e é chamado de E4, ele era focado em alta eficiência energética na queima do combustível vegetal.

Esse motor estava na prancheta quando o grupo estava trabalhando nos novos motores da linha Firefly, que traz T270 e T200. Na época, as informações davam conta que o novo motor será Turbo, com injeção direta de combustível e virá com melhorias termodinâmicas pensadas para queimar apenas etanol. Esse motor será o primeiro passo para reduzir as emissões de poluentes, podendo ser o motor híbrido menos agressivo ao meio ambiente. Com um projeto chamado de BioElectro, a Stellantis quer eletrificar todas as suas marcas que produzem no país: Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e RAM.

Inicialmente, uma das apostas pode ser um sistema mais simples, formado por um propulsor híbrido-leve de 48V (MHEV), que pode chegar em marcas como Citroën, Fiat e Peugeot. Marcas como Fiat, Jeep e RAM poderiam trazer a opção do etanol como combustível principal para motores a combustão indo até um motor de células de combustível para gerar energia para motores elétricos. Isso porque o desenvolvimento inicial contava com base no motor 1.3 16v Firefly Turbo Flex. O problema seria no caso da RAM, que não usa esse motor. Em outros mercados, a Stellantis tem o motor 1.5 Turbo com um sistema MHEV.



Na Europa, o 1.5 16v Turbo que desenvolve 132cv e 24,5kgfm de torque junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas junto de um motor elétrico leve de 48V que desenvolve 20,2cv e 5,7kgfm de torque. O motor 1.5 usa ciclo Miller que tem taxa de compressão de 12,5:1, que a Stellantis disse que o motor foi “projetado para ser o melhor para uso híbrido”. O motor elétrico é acionado por correia e ajuda a economizar em até 15%. Os populares da Citroën, Fiat e Peugeot, que usam o motor 1.0 6v Firefly, poderiam receber um sistema MHEV igualmente.

Na Europa, o motor 1.0 6v Firefly vem com um pequeno propulsor elétrico. O motor de três cilindros aspirado é associado a um pequeno motor elétrico. Enquanto o 1.0 desenvolve 70cv e 9,38kgfm de torque, o motor elétrico com bateria de íon-lítio de 11Ah. Os modelos da Fiat ainda conseguem rodar apenas com motor elétrico, em velocidades abaixo de 30km/h e com o câmbio em neutro. Com esse conjunto, a Fiat promete emissões de CO2 reduzidas em até 30% na comparação com o antigo 1.2 Fire.

Não se descarta ainda que a engenharia da Stellantis possa estar trabalhando em um conjunto específico para a região, além do E4. Como o grupo fala em híbrido, muito possivelmente o grupo esteja falando de um motor híbrido (HEV) ou um híbrido plug-in (PHEV), enquanto o sistema híbrido-leve de 48V (MHEV) será a primeira aposta, além de ser a mais acessível para os modelos atuais. Aqui, a Stellantis “trabalha a opção estratégica de desenvolver no Brasil soluções, tecnologias e componentes para veículos híbridos que combinem etanol e eletrificação”. Mais detalhes devem surgir em breve.




Fotos: Citroën, Jeep, RAM, Fiat e Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto