Stellantis vai produzir multivans elétricas em Portugal a partir do início de 2025

Stellantis confirma que a fábrica de Mangualde, em Portugal, vai produzir modelos elétricos até 2025 com multivans da Citroën, Fiat, Opel e Peugeot



A Stellantis confirmou que a fábrica de Mangualde, em Portugal, vai receber investimentos para poder passar a produzir veículos elétricos no início de 2025. Por lá, serão produzidos o quarteto formado por Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, tanto em suas versões comerciais com carroceria Furgão como as suas versões civis de passageiros. A informação foi confirmada pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em visita a unidade. Além de abastecer o mercado interno, a produção também será, em sua grande maioria, exportada para outros mercados.

Além de Tavares, a visita na fábrica contou com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. A unidade portuguesa lidera um programa de mobilização para a inovação comercial com o projeto ‘GreenAuto’, que reúne um consórcio de 37 empresas parceiras que também estiveram presentes no anúncio da produção dos modelos elétricos em Portugal. A investida na unidade terá um valor aplicado de 119 milhões de euros, de acordo com a Stellantis.

“É com orgulho que anunciamos hoje que Mangualde vai entrar numa nova era. Graças à produção em larga escala de carrinhas elétricas a bateria em Portugal, podemos oferecer aos nossos clientes empresariais soluções indispensáveis. Aproveitar a experiência de produção de Mangualde para construir veículos eléctricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo em direção a um mix de emissões zero de 40 por cento até ao final da década.”, destacou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante o evento na unidade.

Em 2022, a Stellantis foi líder em seu segmento na Europa, atingindo quase 43% das vendas. Ainda em 2022, a unidade de Mangualde comemorou o aniversário de 60 anos, já produzindo um total de 1,5 milhão de unidades. Para receber a nova linha de produtos elétricos, a Stellantis confirmou que a unidade passará por inovações nas áreas de pré-montagem e montagem final como na construção de carrocerias, com a optimização do parque industrial e o estabelecimento de uma inovadora linha de montagem de baterias. Recentemente, a fábrica receber um parque gerador de energia solar, cobrindo 31% da energia ocupada pela unidade.

Hoje, a fábrica de Mangualde produz Citroën Berlingo/Berlingo Van, Fiat Doblò, Opel Combo/Combo Cargo e Peugeot Partner/Rifter, sempre com motores a combustão.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista