XPeng apresenta seu novo SUV na China, o G6, que estreia no Salão do Automóvel de Xangai
XPeng apresenta seu novo utilitário esportivo, o G6, que se torna o primeiro SUV cupê da marca; apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, ele tem 484cv
A XPeng apresentou oficialmente o G6 no Salão do Automóvel
de Xangai, na China. O modelo estreia como o terceiro utilitário esportivo,
depois de G3 e G9, sendo o primeiro com uma pegada mais cupê. A novidade foi
apresentada no evento com uma grande responsabilidade de aumentar a
participação em vendas da marca não só na China, mas nos demais mercados onde a
XPeng aterrissar. Moderno e de linhas bem diferentes, o G6 mantém a identidade
visual da marca, que fica explícita em sua dianteira.
Em termos de design, o G6 pode ser considerado um produto
com um ponto muito alto neste quesito. O motivo é que a novidade se destaca por
trazer um design mais esportivo, muito realçado por conta do seu caimento de
teto mais cupê e com elementos trazidos por outros SUVs cupês, como o Ford
Mustang Mach-E. Antes disso, vamos nos detalhes ao seu design. Na dianteira, o
G6 não poderia ser mais característico que um XPeng. Ele possui faróis
divididos em dois andares, sendo uma parte superior afilada e longa, que traz
luz diurna (DRL) em LED dividida em quatro seções e interrompida pelo logotipo
da marca.
A barra tem duas seções de cada lado, sendo uma parte
central mais compacta e o lado mais comprido fica nas extremidades. Os faróis
superiores ainda tem um acabamento em preto brilhante no contorno,
especialmente na parte central, onde está o logotipo da marca – que também pode
ser iluminado. Os faróis principais ficam em posição intermediária, trazendo
dois projetores em LEDs e com linhas redondas, sendo conectado a um acabamento
em preto brilhante na parte inferior, onde também existe um pequeno friso cromado.
O para-choque dianteiro é bastante liso, com um espaço apenas para a placa
dianteira.
A parte inferior possui um acabamento em preto brilhante para a entrada de ar inferior, junto de uma grelha da entrada de ar com estilo em colmeia. Subindo ao capô, o G6 possui um desenho da peça muito fluído, com poucos vincos. Os únicos estão nas extremidades, com linhas que sobem a coluna A do SUV. Partindo para as laterais, a XPeng desenhou o G6 com linhas muito aerodinâmicas – o que é esperado de um veículo elétrico. Ele possui uma coluna A que não compromete o espaço interno e um caimento de teto com um recurso que a Ford usou no Mustang Mach-E. Ele possui um arco da carroceria que cai suavemente caindo, mas a parte central mantém uma altura maior.
Isso garante que o caimento do teto não prejudique o espaço interno para os ocupantes do banco traseiro, evitando que eles raspem a cabeça no teto com certa facilidade. Nesse caso, é o arco da carroceria que reforça uma sensação mais cupê, apesar do teto não seguir fielmente esse caimento. Além disso, ele possui janelas laterais que seguem o caimento do arco, que contribui para essa sensação mais cupê que o habitual. A base inferior dos vidros tem um desenho mais ascendente, que colabora para a área envidraçada ficar um pouco menor. O SUV ainda possui um acabamento no para-lama dianteiro, em preto brilhante com um friso cromado, que esconde câmeras e sensores.
As caixas de rodas ainda possuem um acabamento em preto brilhante em um friso que ajuda a desenhar as caixas de rodas, que mantém a mesma cor da carroceria. Falando ainda em vincos, ele tem um vinco que nasce na porta dianteira e chega até a parte superior das lanternas e um vinco na parte inferior da carroceria, ascendente, que se conecta com um vinco na lateral do para-choque traseiro. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante, seja no para-choque dianteiro, saias laterais e para-choque traseiro. O desenho do G6 ainda é complementado por retrovisores com repetição de setas e maçanetas retráteis (pop-up).
O SUV cupê elétrico ainda possui rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 255/45 R20. No teto, o G6 possui um amplo teto solar panorâmico que confere muita visibilidade para o interior, com uma boa iluminação. Olhando de traseira, o G6 ainda se destaca por contar com um aerofólio traseiro com brake-light e um vidro traseiro bem inclinado e muito compacto. Ele dá uma sensação de ser maior, mas existe um acabamento em preto brilhante que ali guarda um aerofólio eletronicamente funcional, que se abre e auxilia na aerodinâmica e no downforce do G6.
A traseira ainda se destaca por vir com lanternas afiladas e compridas, que quase se interligam, tal qual acontece com os faróis, na dianteira. De acordo com as imagens divulgadas pela XPeng, o G6 possui duas faixa em LED em cada lente, assim como nos faróis. Interligando as lanternas existe um acabamento em preto brilhante com uma câmera traseira. A tampa do porta-malas traz o nome XPeng escrito por extenso abaixo das lanternas e abaixo de um vinco horizontal que corta toda a traseira. Ainda falando em vinco, o G6 possui um vinco horizontal na parte inferior da tampa do porta-malas.
Ambos invadem as linhas do para-choque traseiro, que ainda tem um espaço para a placa logo abaixo da tampa. E, por fim, com o acabamento em preto brilhante na parte inferior da carroceria, a XPeng adicionou refletores nas extremidades. A parte inferior ainda possui um acabamento em cinza com lanterna de neblina central e horizontal. Por dentro, também estamos um pouco familiarizados com as linhas da XPeng dadas ao G6. Ele tem um quadro de instrumentos com tela horizontal de 10,2 polegadas, que está dentro de um acabamento em preto brilhante que corta todo o painel e tem um contorno em acabamento em couro.
Nas extremidades desse retângulo, existem as saídas de ar-condicionado das extremidades, com desenho horizontal. Destacada do painel, a central multimídia de 15 polegadas é outro ponto alto do interior. A central aglutina uma série de funções e vem com sistema Xmart OS 4.0 que aceitando comando de voz, alimentado por um chipset Qualcomm Snapdragon. Abaixo da central, ele ainda traz as duas saídas de ar-condicionado centrais. Assim como as saídas das extremidades, ele possui as saídas de ar com frisos cromados horizontais. O volante ainda tem um desenho ovalado, com o aro na parte superior e inferior achatado, com dois raios e controles multifuncionais. Na coluna de direção, a XPeng adicionou o câmbio.
No console central, com seu design elevado ainda traz espaço para dois carregadores por indução para smartphones e dois porta-copos, em um acabamento escurecido. Vazado, o console central ainda tem tomadas e entradas USB na parte inferior, além de oferecer mais espaço para porta-objetos. De linhas simples, o painel ainda se conecta com as linhas dos painéis das portas, que tem alto-falantes na parte superior dos painéis das portas, enquanto o acabamento interno mescla entre um couro monocromático em preto ou uma combinação de couro preto e branco.
Desenvolvido a partir de uma plataforma modular SEPA 2.0, ele possui uma arquitetura elétrica de 800V que permite uma recarga mais rápida das baterias. Na China, ele será vendido com duas opções de motor, sendo um de tração traseira (RWD) e outro de tração integral (4WD). O primeiro motor oferece 296cv de potência com torque de 44,8kgfm, de tração traseira, que acelera de 0 a 100km/h em 6,6 segundos e máxima de 202km/h. A opção mais forte adiciona um motor elétrico de 190cv no eixo dianteiro e ambos entregam 484cv e 67,3kgfm, de tração integral. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e máxima de 202km/h.
O modelo será equipado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 66kWh, que oferece autonomia entre 580km. Ela ainda tem uma bateria ternária de 87,5kWh de níquel-cobalto-manganês (NMC), que oferece entre 700km ou 755km, dependendo da versão. A menor autonomia é do modelo com versão 580 Long Range Max & Pro. Num andar de cima existem as versões 755 Super Long Range Max & Pro, que tem um desempenho mais forte. Ele tem a mesma mecânica, mas acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e mesma máxima de 202km/h. A versão topo de linha é a única de tração integral, chamada de 700 4WD Performance Max.
A XPeng confirma que o SUV pode ser plugado em uma estação de recarga rápida 4S que com sua arquitetura elétrica de 800V recupera a bateria de 10% a 80% em apenas 19 minutos. Ele ainda pode oferecer 300km de autonomia em 10 minutos de recarga. Em dimensões, o G6 tem 4,753 metros de comprimento, 2,890 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,650 metro de altura. A marca chinesa ainda destaca um coeficiente aerodinâmico de 0,248Cx, além de vir com uma carroceria de alumínio fundido. De série, ele será muito bem equipado desde as versões mais simples.
Ele traz um avançado pacote ADAS chamado de XNGP, da XPeng, que vem com 31 sensores, incluindo 2 LiDARs, 12 sensores ultrassônicos, radares de ondas de 5 milímetros e múltiplas câmeras, que auxiliam sua condução. O ADAS é habilitado pela rede neural visual profunda baseada em BEV+Transformer da XPeng, XNet, enquanto o SUV possui um poder computacional total de até 508 TOPS, graças a dois chips NVIDIA DRIVE Orin-X. Na China, os preços do G6 vão de 209.900 a 276.900 yuans.
“O G6 utiliza tecnologia avançada que integra a bateria na carroceria do carro para melhorar o controle de direção, segurança e redução de ruído. Esta tecnologia também melhora a rigidez da carroceria do carro para atender aos altos padrões de segurança na China, América do Norte e Europa. Além disso, o chassi do G6 foi otimizado por uma equipe alemã para melhor desempenho”, afirma Xpeng em comunicado enviado após a apresentação oficial.
Fotos: XPeng / divulgação
Comentários
Postar um comentário