BMW apresenta oficialmente a nova geração do Série 5 junto com a opção 100% elétrica, o i5

BMW apresenta a oitava geração do Série 5, que estreia com a inédita opção elétrica i5; sedã também ganha novas opções de motores híbrido plug-in



A BMW apresentou oficialmente na Europa a nova geração do Série 5, que passa a ser vendido junto de uma inédita versão elétrica chamada de i5, que compõe a linha de elétricos da alemã. Em sua oitava geração, o novo Série 5 estreia com um design evolutivo que conversa com a atual identidade visual da marca, além de representar um salto em vários termos em relação ao Série 5 anterior. Eletrificado, o novo Série 5 contará com opções de motor híbrido-leve de 48V (MHEV), híbrido plug-in (PHEV) e o elétrico (BEV).

Em termos de design, o novo Série 5 foi apresentado com um design bem diferente do que vemos em relação aos seus irmãos, como Série 3 e Série 7. O Série 5 aparece com maior personalidade, com faróis dianteiros com um desenho mais quadrado com luzes diurnas (DRL) em LED verticais (que é onde estão também os indicadores de repetição), com projetores em LED. A grade dianteira de duplo rim não é exageradamente grande, com um contorno prateado BMW Iconic Glow, cromado e com detalhes em preto brilhante. O para-choque dianteiro recebeu linhas até simples, com uma entrada de ar inferior trapezoidal, com uma entrada que possui uma barra horizontal única.

Nas extremidades do para-choque dianteiro, o Série 5 possui uma entrada de ar verticais em um acabamento em plástico preto. O para-choque tem linhas que são bem marcadas, com vincos horizontais que se conectam com as entradas de ar das extremidades e um novo vinco que parte da entrada de ar inferior para as extremidades. No capô, a BMW desenhou o novo Série 5 com linhas muito parecidas com os últimos produtos da marca. Com o logotipo no capô, ele possui uma parte mais baixa ao centro, com vincos duplos centrais que estão presentes em quase todo capô.

Nas extremidades, há novas linhas que partem da grade dianteira e vincos mais suaves bem nas extremidades, próximos dos faróis. De perfil, o sedã se destaca por trazer um para-lama dianteiro que possui bocal de recarga das versões híbridas e um desenho dos vidros que é ascendente, com um acabamento prateado no contorno – o mesmo acabamento no contorno da grade dianteira. Ele ainda possui carroceria com vincos, sendo um que nasce no para-lama dianteiro e chega até as lanternas, definindo a linha de cintura do Série 5. Ele tem um novo vinco ascendente na parte inferior das portas e logo abaixo tem um acabamento em plástico preto.



Nele, a BMW também desenhou o sedã com um vinco horizontal. O sedã possui um desenho bem limpo e aerodinâmico, com um terceiro volume que parece ser mais compacto por conta das linhas um pouco mais suaves. Ele possui retrovisores com haste na coluna das portas, com repetidores de setas, enquanto as maçanetas são embutidas e contribuem para a aerodinâmica do sedã. As rodas variam de acordo com cada versão, indo de 18, 19, 20 a 21 polegadas. No teto, o Série 5 se destaca por contar com antena estilo barbatana de tubarão e pode vir com teto solar panorâmico. Na traseira, o novo Série 5 possui lanternas mais afiladas que continuam a invadir a tampa do porta-malas, com uma iluminação em LED.

A tampa do porta-malas possui uma espécie de aerofólio na própria tampa, enquanto a mesma ainda possui espaço para a placa e alguns (poucos) vincos na tampa, sendo o mais destacável o vinco que conecta as lanternas e abre o espaço para a placa. Por fim, o para-choque traseiro possui linhas mais limpas, tendo um acabamento prateado em ‘L’ nas extremidades, onde estão tampa os refletores horizontais. A parte inferior do para-choque tem acabamento em plástico preto. Indo para o interior, temos um novo 5 com linhas mais rebuscadas e refinadas.

Destaque fica por conta das telas que tem o sistema operacional iDrive 8.5, com as Curved Display aprimorado e o sistema de controle com QuickSelect. O quadro de instrumentos possui uma tela de 12,3 polegadas e um volante de base inferior achatada de três raios e que conta com controles multifuncionais. O volante tem linhas mais retilíneas ao centro, enquanto os controles possuem um acabamento em preto brilhante e prateado. O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 14,9 polegadas, ao lado do quadro de instrumentos. Essa central possui uma série de itens como conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, até mesmo com Apple Watch.

A central ainda possui conectividade com internet 5G e auaizações via Over-The-Air (OTA). Para conectar com internet, a BMW adicionou um Personal eSIM integra totalmente o veículo ao ecossistema digital do cliente. A alemã trouxe as atualizações do BMW ConnectedDrive e o Proactive Care. Por conta da nova central com um software mais moderno, a BMW adicionou o Control Display para rodar vídeos do YouTube e o aplicativoBundesliga In-Car em cooperação com a Xperi, bem como vários conteúdos agregados na plataforma TiVo. Os consumidores vão poder jogar em seu carro com o AirConsole, que vai permitir baixar jogos e permite jogá-los na central multimídia, quando o veículo estiver parado – é claro.



O mesmo vale para assistir jogos de futebol e assistir vídeos em plataformas de streaming. Abaixo da tela da central, existe uma faixa touchscreen para o controle de temperatura do sistema de ar-condicionado (basta arrastar o teto lateralmente sobre essa barra, que ainda tem dois outros comandos do sistema de ar-condicionado e, ao centro, traz o pisca-alerta. Essa faixa fica em um acabamento em preto e azul, com essa faixa que também está no lado esquerdo do quadro de instrumentos com alguns controles como a iluminação e a saída de ar daquele lado do sedã e no lado direito também possui um controle de temperatura para a saída do ar na frente do passageiro.

Falando em saídas de ar, ele possui saídas de ar discretas. Elas são finas e horizontais, enquanto ao centro elas se camuflam entre a tela da central e os comandos táteis do ar-condicionado. O painel ainda possui um acabamento em couro na parte superior e abaixo das faixas azuis/pretas, o sedã possui uma faixa com acabamento vegano como padrão. Esse mesmo acabamento está presente também nas superfícies dos bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas, bem como o volante – pela primeira vez. A marca ainda define que o interior do Série 5 possui um corte na quantidade de botões em relação ao sedã anterior.

O interior do sedã se complementa com o console central do Série 5 que possui espaço para recarga por indução para dois smartphones e uma parte com espaço para dois porta-copos. Atrás, fica um elevado que traz o câmbio por botão e na frente ele possui Start-Stop. No lado direito, existe um seletor de mídia e alguns controles. Esse acabamento é em preto brilhante, se conectando diretamente com o descansa-braço que se abre em duas folhas. Nos painéis das portas, o Série 5 tem alto-falantes com opção de som premium da Harmann Kardon. Assim como no painel, os painéis das portas tem uma série de controles touchscreen, como bloqueio das portas e posições dos bancos.

Mais abaixo tem o controles dos vidros e a maçaneta interna tem um desenho camuflado, que vem a partir de um friso prateado nos painéis das portas. Em termos de bancos, a BMW adicionou outras opções que vão além dos veganos como couro BMW Individual Merino em diversas variantes bicolores. Em termos de design, o novo Série 5 também pode ser equipado com o pacote M Sport opcional, o pacote M Sport Pro e o pacote exterior M Carbon. A gama de pinturas já inclui três acabamentos de pintura BMW Individual no lançamento no mercado. Esse pacote M Sport deixa o design do novo Série 5 com aspiração mais esportiva.



Ele traz uma grade dianteira em preto brilhante e com o logotipo M, tendo um contorno com iluminação diurna (DRL) em LED em ‘C’, além de poder vir com a grade com acabamento prateado e com as grelhas verticais. A parte inferior do para-choque dianteiro possui uma entrada de ar maior e com um acabamento em preto brilhante que se conecta com a grade duplo rim, com um acabamento em preto e trapezoidal. Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, ele possui um acabamento vertical, em preto brilhante. De perfil, as rodas ganham um novo desenho, com um contorno dos vidros em preto brilhante.

No teto, o sedã ganha um acabamento em preto, assim como no para-choque traseiro. Nele, ele possui refletores verticais nas extremidades e um difusor de ar com quatro aletas verticais. As lanternas tem um acabamento escurecido – assim como os faróis – e com a tampa do porta-malas vindo com um pequeno aerofólio em preto. O design de Série 5 e i5 é basicamente o mesmo. O que difere ambos é que o elétrico possui uma grade dianteira fechada e uma entrada de ar inferior é a mesma. Até mesmo o bocal de recarga da bateria é no mesmo lugar do abastecimento do motor a combustão.

Na traseira, o logotipo ‘i5’ é a novidade. Desenvolvido a partir da plataforma modular Cluster Architecture (CLAR), o novo Série 5 possui 5,060 metros de comprimento, 2,995 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,515 metro de altura. O porta-malas tem uma capacidade de 490 a 520 litros e um peso que varia de 1.725kg a 2.380kg. Com isso, o sedã cresceu 9,7 centímetros em comprimento, 3,2 centímetros na largura, 3,6 centímetros e a relação entre os eixos aumentou em 2 centímetros. Em termos de motor, o Série 5 começa com o 520i, que traz o motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 208cv e 33,6kgfm, acoplado a uma transmissão automática Steptronic de 8 marchas.

Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,5 segundos e com máxima de 230km/h. O motor vem com tecnologia híbrida moderada de 48V, com sistema híbrido-leve (MHEV), e são combinados com uma nova transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades. Esse pequeno motor elétrico desenvolve 18cv e 20,4kgfm. Ele ainda possui o 520d, diesel, com o 2.0 TwinPower Turbo Diesel de 197cv e 40,8kgfm, junto de um câmbio automático de 8 marchas, que acelera de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e máxima de 228km/h. Ele pode ter tração traseira ou integral xDrive.



O 530i traz o mesmo motor 2.0 TwinPower Turbo que desenvolve 258cv e 40,8kgfm, com mesma opção de câmbio e tração (traseira). Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e máxima de 250km/h. Ele também pode ser equipado com tração xDrive, integral, que faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e máxima de 250km/h. Ele também traz o motor 3.0 TwinPower Turbo a gasolina para a versão 540i, que desenvolve 387cv e 53,1kgfm (ou 55,0kgfm com o sistema MHEV), com câmbio automático de 8 marchas e tração xDrive (que acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos).

Na Europa, todas as versões a combustão serão MHEV. Existe o 530e, um híbrido plug-in (PHEV). Ele possui o motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina de 190cv e 31,6kgfm junto de um motor elétrico que tem 184cv e 25,4kgfm de torque e que, juntos, desenvolvem 299cv e 45,8kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e tração xDrive. Com esse conjunto, o desempenho é de 6,3 segundos até os 100km/h e máxima de 230km/h. Ele é associado a uma bateria de 19,4kWh, que permite que ele tenha uma autonomia que varia de 93km a 103km. O PHEV ainda possui uma função que aumenta o torque de 25,4kgfm para 45,8kgfm por uma pré-transmissão, que é efetivamente aplicada à entrada de transmissão do lado do motor.

Desta forma, o motor elétrico compacto gera um torque de acionamento adicional que de outra forma só seria possível com um motor elétrico maior. O torque adicional é claramente perceptível tanto na aceleração quanto durante sprints intermediários. Já o 550e traz o motor 3.0 TwinPower Turbo a gasolina de 313cv e45,8kgfm junto com o motor elétrico de 197cv e 28,6kgfm que juntos tem 489cv e 71,3kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e tração AWD. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e máxima de 250km/h. Com motor elétrico, o Série 5 550e tem capacidade de rodar até 140km/h.

O 550e tem autonomia elétrica de 83km a 90km, com a mesma bateria. Em ambos os casos, o híbrido tem bateria de íons de lítio na parte inferior da carroçaria tem um efeito positivo tanto no centro de gravidade do veículo. A bateria pode ser carregada em um WallBox de 7,4kW que recupera de 0% a 100% em 3h15. Em uma tomada convencional, o processo de carregamento é concluído em 11h45. Partindo para o i5, o sedã elétrico é vendido com um motor elétrico com tração traseira que desenvolve 340cv e 43,8kgfm, com função Sport Boost ou Launch Control.



Ele ainda tem capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 6,0 segundos e máxima de 193km/h. Ele possui uma bateria de alta tensão instalada na parte inferior da carroceria de 84,3kWh (81,2kWh utilizáveis), tendo uma autonomia que varia de 497km a 582km, no ciclo WLTP. Ele pode vir com a função Max Range que aumenta a autonomia em 25%, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto. Ele pode ser equipado com uma versão esportiva chamada de M60 xDrive que desenvolve 601cv de potência com torque de 83,6kgfm, com um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, com tração AWD.

Ele também pode vir com funções M Sport Boost ou a função M Launch Control são ativados. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos e máxima de 230km/h. O sedã pode ser carregado em um WallBox de 11kW ou 22kW. Ele também pode ser carregado em estações de recarga rápida em estações de 205kW, que permite recuperar de 10% a 80% em 30 minutos. A BMW também vai oferecer o Connected Home Charging está disponível tanto para o BMW i5 como para os modelos híbridos plug-in. Cria as condições para um carregamento solar e otimizado para a carga e para um carregamento otimizado em termos de custos com base num contrato tarifário dinâmico de eletricidade, esse último acontecendo a partir de 2024.

Ele também oferece a função Plug & Charge. Isto permite que o veículo se autentique automaticamente em estações de carregamento públicas compatíveis, sem ter de utilizar uma aplicação ou cartão de carregamento. Já o Multi Contract permite aos clientes armazenar digitalmente no veículo até cinco contratos de energia individuais habilitados para Plug & Charge de diferentes fornecedores. A maior distância entre eixos no segmento de veículos de gama média superior, maiores larguras de via nos eixos dianteiro e traseiro, uma distribuição de carga por eixo de proporção quase perfeitamente equilibrada de 50:50, construção inteligente e leve e maior rigidez de conexão da carroceria e do chassi contribuem para isso.

O sedã ainda possui uma suspensão esportiva M, um sistema de travões desportivos M e a Suspensão Adaptativa Profissional (de série no BMW i5 M60 xDrive) com amortecedores controlados eletronicamente, Direção Ativa Integral e novo gerenciamento de dinâmica vertical está disponível como opção, com o eixo traseiro direcional que pode girar alguns graus para facilitar as manobras. A Adaptive M Suspension Professional opcional também inclui Active Roll Stabilization com Active Roll Comfort. A BMW fala que o sedã possui uma suspensão dianteira de braços duplos na frente e multilink na traseira.



A suspensão ainda pode ser pneumática no eixo traseiro com amortecedores dependentes do curso que fornecem uma camada adicional de amortecimento hidráulico. De série, ele será vendido com Driving Assistant Professional, que inclui assistência de direção e controle de faixa e controle de distância com função Stop&Go, o Highway Assistant (dispensa o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas em velocidades de condução até 130km/h), o Assistente Ativo de Mudança de Faixa e o Active Lane Change Assistant (que assume automaticamente os movimentos de direção necessários, se a situação do trânsito o permitir), que fazem parte do pacote ADAS de condução autônoma de Nível 3.

O novo BMW Série 5 está equipado de série com Assistente de Estacionamento, incluindo assistente de marcha-ré com o Parking Assistant Professional opcional, o estacionamento automatizado e as manobras de até 200 metros podem ser controladas no veículo ou por smartphone fora do veículo. A BMW já oferece o Série 5 e o i5 com o pacote de peças M Performance Carbon. As peças aerodinâmicas e exteriores originais BMW M Performance são sempre testadas e aprovadas de acordo com as rigorosas diretrizes de qualidade do Grupo BMW.

Como já foram homologados com o veículo completo, não é necessário registrá-los nos órgãos reguladores. Ele possui os componentes de carbono são feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), selados com laca transparente para obter um acabamento de alta qualidade e conferem aos modelos da Série 5 uma aparência elegante e esportiva de todos os ângulos. Na parte dianteira e traseira da carroceria, o acessório dianteiro M Performance Carbon de quatro partes, bem como o spoiler traseiro M Performance Carbon Pro e o difusor traseiro M Performance de três partes feito de fibra de aramida garantem uma aparência distinta e voltada para a corrida.

Um spoiler traseiro M Performance preparado também está disponível como opção. Além dos acessórios das saias laterais M Performance Carbon, que dão ao perfil do veículo ainda mais comprimento e profundidade visual, as novas faixas de destaque M Performance em Frozen Black e listras impressas digitalmente em antracite fosco e apresentam a inscrição M Performance. As películas das saias laterais M Performance, que consistem numa marcante linha curva em Cinza Mate, também são novidades na gama e realçam ainda mais o perfil do veículo.



As películas ficam localizadas abaixo das portas e proporcionam um toque de cor elegante, principalmente nas saias laterais pretas. A marcante faixa decorativa também se harmoniza perfeitamente com a faixa de destaque M Performance em Frozen Black e os acessórios da saia lateral M Performance Carbon. Em termos de rodas, ele pode vir com rodas de liga leve M Performance de raios cruzados de 21 polegadas estão disponíveis para todos os tipos de tração em acabamento M Bicolor Jet Black brilhante ou M Frozen Midnight Grey. As pinças de freio pintadas de vermelho com o logotipo M em quatro cores parecem particularmente distintas em conjunto com o design de aro aberto das rodas de liga leve de 21 polegadas.

O sistema de freios esportivos usa freios de pinça fixa de alumínio de seis pistões na frente e freios de pinça de pistão único na traseira. Os discos de freio leves M Performance, de grande formato, ventilados internamente e perfurados, proporcionam maior capacidade de carga térmica e, portanto, proporcionam um poder de frenagem ainda maior em condições extremas, por exemplo, na pista de corrida. No interior, ele pode ganhar soleiras das portas em carbono M Performance, tapetes de veludo M Performance com borda em couro sintético e costuras decorativas em cores contrastantes – com dois tapetes dianteiros do conjunto de quatro peças também apresentam a inscrição M Performance, com bordas de tecido e uma bandeira nas cores M.

Os tapetes de veludo combinam perfeitamente com a gama de produtos M Performance existente e completam a aparência de alta qualidade. Os bancos podem vir com couro Nappa de alta qualidade com relevo com efeito de fibra de carbono combinado com Alcantara. A tampa do tanque de combustível M Performance Carbon também está disponível para o motor de combustão e variantes híbridas plug-in do novo BMW Série 5 e possui uma fita adesiva dupla-face na parte interna e pode ser fixada na tampa do tanque de combustível existente pelo cliente.

Existe também capas dos retrovisores exteriores em M Carbon e pela cobertura da antena M Performance Aramid. Na Europa, os preços começam em 57.550 euros. Em sua nova geração, o BMW Série 5 será produzido na fábrica do BMW Group, em Dingolfing, Alemanha. 












Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries