Neta registra imagens de patente do GT no INPI, no Brasil, mas marca não atua no país

Apresentado recentemente na China, Neta registra primeira imagem de patente do seu cupê elétrico, o GT, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial



A Neta é uma marca chinesa que vende alguns modelos elétricos na China, sendo uma das marcas que está em expansão no gigante mercado asiático. Lá, o esportivo, assim como os demais produtos da marca, são elétricos. Apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, na China, em abril deste ano, o esportivo elétrico foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, aqui no Brasil. Sendo um cupê 2+2 de uma marca mais generalista e com uma proposta esportiva, ele pode vir um duplo motor elétrico.

O esportivo estreia com um design que é bem diferente do que esperamos de um cupê, principalmente por conta do design da dianteira. Ele se destaca pelos faróis com um desenho em ‘L’, com luzes diurnas em três pequenas barras de iluminação diurna (DRL) na parte superior e uma barra afilada na parte inferior dos faróis, também com uma iluminação DRL. O para-choque dianteiro possui um desenho mais limpo, com um vinco horizontal que passa abaixo dos faróis e fica mais visível ao centro. Ao centro, acima desse vinco está o logotipo da Neta.

O cupê ainda tem um para-choque dianteiro que possui acabamentos com entradas de ar nas extremidades, com um desenho triangular em preto brilhante, que possui três pequenas barras horizontais que levam até a pequena entrada de ar, que é vertical e fica nas extremidades desse acabamento. Por fim, ele possui uma entrada de ar trapezoidal em preto brilhante que pequenos pontos em preto brilhante na grelha, contando apenas com duas pequenas aletas verticais mais nas extremidades. Por fim, ele possui um splitter em preto brilhante na parte inferior.



O capô é relativamente longo para um modelo elétrico, com dois vincos mais centrais que parecem ter nascido a partir do logotipo da Neta, no para-choque. Outro elementos interessante é que ele tem duas falsas saídas de ar no capô, com um acabamento em preto brilhante. Acima dos faróis, ele cria um vinco bem nas extremidades do capô. De perfil, o esportivo possui uma dianteira de linhas aerodinâmicas, enquanto o para-lama dianteiro tem um acabamento em preto brilhante e vertical, onde está câmeras laterais que auxiliam os equipamentos do pacote ADAS.

O esportivo tem um desenho da carroceria que é bem tradicional de um cupê, com uma linha ascendente das janelas laterais, com vidros que não tem moldura, e há um vinco na parte inferior das portas. As portas ainda trazem retrovisores com base nas portas (com repetidores de seta) e maçanetas retráteis (pop-up). A carroceria possui colunas que ficam mais grossas a partir da coluna B e na coluna C ele possui um acabamento em preto brilhante que conecta os vidros laterais com o vidro traseiro. A parte inferior da carroceria tem saias laterais com acabamento em preto brilhante, enquanto as rodas tem um bonito desenho e são de 19 polegadas, calçadas com pneus 245/45 R19, da Michelin.

As rodas tem cinco raios e o centro parece formar uma estrela, enquanto deixam à mostra as pinças de freio vermelhas, que ajudam a dar um desenho mais provocativo ao GT. Por fim, o teto possui um teto solar panorâmico generosos de 1.337m². Na traseira, a Neta desenhou o cupê com lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas e tem uma iluminação toda em LED. Entre as lanternas, há uma pequena barra na cor da carroceria que une as lentes. A tampa do porta-malas tem um vinco horizontal, abaixo das lanternas, e um vinco superior que cria um pequeno aerofólio na própria tampa.



O para-choque traseiro tem um acabamento em preto brilhante na parte inferior, onde fica o espaço para a placa. Nas laterais da placa, ele possui dois elementos retangulares com contorno vermelho, enquanto um difusor de ar traseiro possui lanterna de neblina central. Por dentro, a Neta decidiu que o esportivo tenha um painel bem moderno. Destaque fica por conta da central multimídia com tela vertical de 17,6 polegadas, com chip Qualcomm Snapdragon 8155, e de um quadro de instrumentos de 10,2 polegadas. Na mecânica, o Neta GT será oferecido com duas opções de motor.

O primeiro terá uma tração RWD, traseira, e o segundo tem uma tração AWD, integral. O primeiro tem um motor elétrico de 231cv e 31,6kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. A tração integral terá um motor duplo, um para cada eixo. São 462cv e 63,2kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 3,7 segundos e máxima de 190km/h. Vindo a 100km/h, ele precisa de 32 metros para ficar imóvel. Com o motor síncrono de ímã permanente, o cupê poderá ser equipado com três opções de bateria, de fosfato de ferro-lítio (LFP) ou com baterias com química composta por níquel-cobalto-manganês (NMC).

A primeira opção de bateria é uma de 64,28kWh que oferece uma autonomia de 560km. A bateria intermediária, de 74,48kWh, oferece 660km de autonomia, sendo essas duas baterias oferecidas para o motor de tração traseiro. Com tração integral, a bateria é de 78kWh com autonomia de 580km. Para recarga da bateria, ele pode ser plugado em estações de recarga rápida de 100kW, que recupera de 30% a 80% em apenas 30 minutos, na bateria maior, de 78kWh. O cupê ainda pode ser carregado em um WallBox de 6kW, que recupera 100% da bateria em 14 horas. Será que a marca vem ao Brasil? Só resta aguardar.



Fotos: Neta / divulgação

Patentes: Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho