Opel reestiliza o Corsa na Europa, com cara de Grandland e Astra; hatch ganha opção híbrida

Opel revela o reestilizado Corsa na Europa, que ganha mudanças de meia-vida desta sexta geração; hatch opções híbridas-leve de 48V e mantém BEV



A Opel apresentou oficialmente a reestilização do Corsa no mercado europeu, com as mudanças desta sexta geração apresentada em 2019. O hatch compacto se adequa com a nova filosofia de design da marca, que traz o Opel Vizor. Como não se trata de uma nova geração, ele tenta se adaptar com o que dá para fazer – algo que aconteceu também com o Grandland. Além disso, a Opel apresentou novas opções de motores eletrificados para o hatch compacto, que traz opções de motor híbrido-leve.

Em termos de design, a reestilização do Corsa aparece com mudanças principalmente em sua dianteira, que traz as mudanças visuais da filosofia de design atual da marca, chamada de Opel Vizor. Com isso, os faróis receberam um novo desenho e passam a se conectar diretamente com a grade dianteira. Esse grade superior possui duas entradas de ar horizontais que ficam camufladas e trazem o novo logotipo da marca alemã, chamado de Opel Blitz. Os faróis receberam uma nova iluminação diurna (DRL) em LED e com novos projetores em LED, que contribuem para se adequar ao design atual da marca.

Os faróis também ganharam um acabamento escurecido e tem tecnologia LED Matriz Intelli-Lux apresenta agora 14 elementos. O para-choque dianteiro também traz um novo desenho, com uma entrada de ar inferior que fica marcada principalmente pelo formato trapezoidal com uma grelha estilo colmeia e com os faróis de neblina nas extremidades desse acabamento. Nas extremidades, ele possui um vinco vertical em preto brilhante, com um desenho em ‘L’, com pequenas entradas de ar. Esse acabamento possui vincos horizontais que conectam ambos os acabamentos. O capô permanece o mesmo do modelo anterior.



De perfil, o novo Corsa ganha apenas novas rodas de liga leve, que tem medidas de 16 (195/55 R16) até 17 polegadas, com pneus 205/45 R17. No teto, a novidade é a antena estilo barbatana de tubarão que substitui a antena usada anteriormente. De traseira, estão uma das mudanças mais sutis – assim como as laterais. Isso porque ele passa a ser vendido com lanternas escurecidas e com luzes em LED, mantendo o mesmo layout do modelo anterior. A tampa do porta-malas traz o logotipo da Opel e o nome Corsa agora é centralizado por extenso abaixo do logotipo. Por fim, o para-choque traseiro passa a vir com as maiores reformas.

Ele possui novos refletores verticais nas extremidades, com contorno em acabamento preto brilhante. O espaço para a placa também recebe um novo desenho e tem um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica a lanterna de neblina e no lado direito tem a dupla ponteira de escape. No interior, as mudanças ficaram por conta do novo logotipo no volante do hatch, além de vir com um quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas e uma central multimídia que pode ter tela de 7 ou 10 polegadas, dependendo da versão. A central multimídia é nova e passa a ter conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A central também recebe um chip desenvolvido pela Snapdragon Cockpit, da Qualcomm, que permite que os controles sejam mais ágeis e tenha recursos de inteligência artificial. Ela também traz avanços com atualizações Over-The-Ait (OTA) e comandos por voz com o ‘Hey Opel’. A central possui câmera de visão traseira panorâmica de alta resolução e vários novos equipamentos de série. Outras novidades ficaram por conta da nova opção de cor externa, com o Grafik Gray, assim como o teto pode manter a opção bitom, que está disponível também em outras cores. Outras novidades ficam por conta dos novos bancos com estofados diferentes.



“O Opel Corsa é um ‘bestseller’ há mais de 40 anos. Nos últimos dois anos, foi também o modelo urbano mais vendido na Alemanha, e em 2021 o automóvel mais vendido no Reino Unido. Para nós, este sucesso é uma confirmação do nosso trabalho e constitui uma motivação adicional para fazermos ainda melhor no futuro. O novo Corsa é ainda mais moderno, emocional e melhor. Com o seu design deslumbrante, tecnologias de ponta de segmentos superiores e novas tecnologias elétricas e híbridas sem emissões locais, queremos inspirar os clientes e mostrar-lhes o que podem esperar de um automóvel urbano hoje em dia”, afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.

O Corsa é desenvolvido a partir da plataforma modular CMP e ele possui 4,060 metros de comprimento, 2,538 metros entre os eixos, 1,765 metro de largura e 1,433 metro de altura. O hatch ainda tem porta-malas de 309 litros de capacidade e que pode chegar a 1.081 litros com a segunda fileira rebatida. O hatch também tem um peso que varia de 1.081kg a 1.544kg nas versões elétricas. Em termos mecânicos, o hatch manteve a opção de motor elétrico, que agora é chamado de Corsa Eletric e não mais e-Corsa. Antes de entrarmos no assunto elétrico, o Corsa começa com o motor 1.2 12v PureTech aspirado de 75cv e 12,0kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.

Depois dele, a Opel oferece o motor 1.2 PureTech Turbo que entrega 100cv e 20,9kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. A novidade fica por conta do motor híbrido-leve de 48V (MHEV), formado pelo 1.2 PureTech Turbo, com um novo turbocompressor de geometria variável e de ciclo Miller. O motor está aliado a um pequeno motor elétrico que desenvolve 28cv e 5,6kgfm, integrado com a transmissão automática de dupla embreagem de 6 marchas (chamado de e-DSC6), que envia toda a força do motor para o eixo dianteiro. Junto com o motor, está associado uma bateria de 48V instalado sob o banco do motorista e com uma capacidade de 898Wh.



Juntos, ambos os motores entregam 136cv e 23,4kgfm, sendo 6cv mais potente que o motor anterior, puramente a combustão. Em termos de elétricos, ele mantém o motor elétrico de 136cv de potência e 26,5kgfm. Este acelera de 0 a 50km/h em 2,8 segundos e chegando aos 100km/h em 8,1 segundos. Ele vem com uma bateria de 50kWh, que tem autonomia de 357km, com sistema de recarga rápida que consegue recuperar até 80% da bateria em 30 minutos. Os proprietários ainda tem a possibilidade de monitorar o carregamento através do aplicativo de smartphone “myOpel”.

Os consumidores tem a opção do motor elétrico que estreou com o Jeep Avenger, formado pelo motor de 156cv e 26,5kgfm (20cv a mais). Nessa configuração, sai a bateria de 50kWh e entra a bateria de 54kWh, que passa a oferecer uma autonomia de 402km. Isso representa um ganho significativo em relação a bateria anterior. Outra novidade é que a recarga do elétrico fica mais eficiente. Ele recupera de 20% a 80% em 30 minutos, em uma estação rápida de 100kW. Nas versões elétricas, a Opel confirma que o Corsa tem uma redução no porta-malas, que passa a ser de 267 litros de capacidade.

De série, a Opel adicionou equipamentos como o controlo de cruzeiro adaptativo (ACC), com limitador de velocidade, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres. Fora isso, mantém os mesmos equipamentos de antes. O Corsa continua a ser produzido na unidade de Zaragoza, na Espanha. Os preços vão de 18.655 a 33.870 euros, sem opcionais.






Fotos: Opel / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil