Atual Volkswagen Transporter sai de linha em 2024, mas nova geração já está no forno

Atual geração da Volkswagen Transporter sai de linha em 2024 na Europa, mas nova geração já está em desenvolvimento e será prima da Ford Transit/Tourneo Custom



A Volkswagen deve matar a atual geração da Transporter na Europa no ano que vem. O modelo atual, apresentado em 2015, vai sair de linha e abrir caminho para uma nova geração que já está em desenvolvimento. A nova geração da van será baseada na nova geração da Ford Transit/Tourneo Custom, que é uma van intermediária que fica abaixo da nossa Transit – com mesmo porte de modelos como Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo. Este é o mesmo segmento em que a Volkswagen coloca a Transporter.

Com isso, não haverá um reposicionamento do produto no mercado, sendo apenas uma nova geração. Se não fosse a parceria com a Ford para comerciais leves, muito provavelmente a Transporter seria descontinuada, porque a plataforma modular MQB não está apta para um modelo de carga como a Transporter – tanto que apenas a Multivan ganhou uma nova geração, com plataforma MQB, mas que leva apenas passageiros. As primeiras unidades da nova geração começaram a rodar na Europa neste mês de novembro, sendo um modelo que vai trazer muito do modelo da Ford.

Em termos de design, ela ganhará mudanças na dianteira e na traseira, além do interior que vai trazer novas evoluções. As imagens mostram que o modelo vai trazer faróis mais retangulares que vão se conectar entre si por meio de uma barra superior e com uma grade que lembra os utilitários esportivos da Volkswagen. O mesmo acontece com o para-choque dianteiro. De perfil, os modelos da Ford e da Volkswagen serão iguais e a traseira vai ter um design parecido, com um novo layout das lanternas. Em termos de mecânica, o produto vai ganhar as mesmas opções de motores da Ford, ganhando até uma versão elétrica.



Na Europa, a Transit/Tourneo Custom é equipada com motores 2.0 EcoBlue Diesel e Turbo Diesel. O motor sem turbo entrega 110cv e 35,7kgfm nas suas versões mais simples, aumentando para 136cv e 39,2kgfm, 150cv e ou 170cv e 41,3kgfm de potência, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas. Opcionalmente, ela ainda poderá ser vendida com uma transmissão automática de 8 marchas e tração integral nas quatro rodas. Com tração AWD, a capacidade de reboque é de 2.500kg. A novidade fica por conta de um motor 2.5 Hybrid Plug-in. O motor é o mesmo de modelos como o Escape, que entrega 225cv.

Ela vem com uma bateria de 11,8kWh e que oferece uma autonomia elétrica de 57km. A bateria ainda funciona como um alimentador de energia para objetos, como ferramentas, por meio do ProPower Onboard. O modelo híbrido é associado ao câmbio automático e-CVT. Já a E-Transit Custom vem com motor elétrico de 135cv ou 217cv, ambos os motores com torque de 42,3kgfm. O carregador de bordo trifásico CA de 11kW da E-Transit Custom é capaz de recarregar totalmente a bateria em 7,8 horas, para que os clientes possam recarregar durante a noite após um turno.

Durante os dias de maior movimento, eles podem rastrear o estado atual da carga em qualquer lugar usando o aplicativo para smartphone FordPass Pro. O E-Transit Custom também suporta carregamento rápido DC de até 125kW para uma recarga de 15 a 80% em 41 minutos. A estação de recarga recupera 38km de alcance em apenas 5 minutos usando um carregador de 125kW.



Fotos: Volkswagen e Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos