Kia esperava vender 8.500 unidades em 2023 no Brasil, mas cumpriu apenas 51,4% da meta

Kia esperava vender 8.500 unidades em 2023, mas sul-coreana segue patinando no mercado brasileiro às vésperas do final do ano; meta foi cumprida em 51%



Faz muito tempo que a Kia segue perdida em nosso país. Desde o início do Inovar Auto, a marca vem perdendo espaço. Passou de 80 mil unidades no seu auge para vender cerca 4.500 unidades... no ano! Para esse ano de 2023, a Kia tinha uma meta de vender 8.500 unidades, de acordo com entrevista de Gustavo Gandini, Diretor de Operações da Kia no Brasil ao Automotive Business. Na época, o executivo confirmou que a marca ainda sofria com a crise dos semicondutores, na produção da Coreia do Sul.

“A Kia ainda está sofrendo muito com os semicondutores. Parece que as marcas que vendem carros de entrada estão conseguindo produzir por usarem chips com menos tecnologia agregada, mas estamos focando muito no mercado mais premium, inclusive com uma linha de SUVs híbridos. Poderíamos até retirar alguns equipamentos dos carros para aumentar o volume de produção, mas preferimos entregar produtos com maior valor agregado e mais tecnologia para nossos clientes”, disse Gandini em entrevista. Para esse ano, a Kia confirmou que negociava vender 8.500 unidades.

Isso representaria cerca de 54% a mais que todo ano de 2022, que foi de 5.500 unidades. “Estamos negociando volumes maiores até por conta dos lançamentos de Sportage e Niro. Só que não esperávamos enfrentar essa dificuldade de produção. O Sportage, principalmente, é produzido na Eslováquia, e a guerra na Ucrânia acaba interferindo também. Há problemas de entregas de peças e de logística, e tudo isso dificulta nossa operação”, complementou o executivo ao site. No entanto, ainda se tinha dúvidas de conseguir esse volume de vendas, o que complicava ainda mais as expectativas de vendas.

“Estamos brigando com a fábrica para chegar a esse número e negociando para conseguir, mas nem eles (a Kia Brasil responde ao escritório regional em Miami) conseguem dizer quando esse problema será resolvido. A expectativa é de melhora em até três meses para, quem sabe, ter um volume mais garantido no segundo semestre, ainda com dificuldades”, adiciona. Aqui, a Kia aderiu à eletrificação de toda a linha, com a aposta em modelos híbridos e elétricos. Aqui, o lançamento do EV6 segue atrasado e pode chegar ao país até o ano que vem.

“O primeiro modelo a chegar deve ser o Niro elétrico e estamos negociando para ver quem chegará primeiro: EV6 ou EV9. O EV6 foi muito premiado na Europa, onde foi o primeiro veículo coreano a ganhar o título de Carro do Ano. Quanto ao EV9, eu acredito que seja bastante interessante para nosso mercado pelo tamanho e por oferecer espaço interno para sete passageiros”, destacou em entrevista. Em nosso mercado, o líder de vendas da Kia é um comercial leve: o Bongo, produzido no Uruguai e que é líder do segmento VUC. Seu sucesso é explicado pela produção no país vizinho.



“O Bongo tem uma fatia muito grande (das nossas vendas) por conta da produção no Uruguai, seguido pelo Sportage. O Stonic ainda briga por volume, e aí temos Niro e Carnival. Inclusive, Niro e Sportage poderiam estar muito melhores se houvesse produção suficiente para atender à demanda”, adiciona Gustavo. Em termos de pós-venda, a Kia deve fechar o ano de 2023 com cerca de 60 concessionárias, que é uma quantidade pequena perto do que já teve. No entanto, antes de abrir novas revendas, a marca quer voltar a ter uma maior quantidade de unidades disponíveis para venda.

“Estamos com 60 pontos e abriremos mais cinco de reposição até outubro. Não estamos abrindo novas revendas por conta da produção, mas a perspectiva é de melhora para o ano que vem, quando pretendemos abrir mais 20 pontos de venda para fechar com 85 concessionárias em 2024. Nós sentimos que ainda existem muitas praças que precisam ser atendidas. Temos oficinas para realizar os serviços de pós-venda, mas as lojas estamos segurando um pouco neste momento”, disse. Até o momento, a marca estaria trabalhando na renovação da rede de concessionárias de acordo com o novo padrão da sul-coreana.

“As mudanças nas lojas vão muito além da nova logomarca. Nossas concessionárias estão seguindo mais o conceito de butique, com muita iluminação e uso de madeira nos showrooms. Esse é um processo importante e a própria Kia nos cobra isso”, complementou Gustavo. Agora, em novembro de 2023, a Kia vendeu 4.372 unidades até novembro de 2023, uma média de 397 unidades ao mês, que tirou a marca das 20 mais vendidas. A meta de 8.500 é, até o momento, cumprida por apenas 51,4% do esperado, podendo chegar a 4.800 unidades neste ano. Se isso acontecer, a Kia vai atingir 56% da meta inicial.

A linha da Kia em nosso mercado segue pequena. Além do Bongo, existem apenas três modelos em linha: Stonic, Niro e Sportage. São quatro veículos. Cerato saiu de cena e não tem previsão de retorno, a Carnival está momentaneamente indisponível e novidades ainda são discretas. O EV6 demora a chegar e o EV9 é cotado para ser lançado aqui. Quando é que não se sabe.



Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos