BMW apresenta a nova geração do M2 no Brasil, que estreia com motor de 460cv por R$ 617.950

BMW apresenta a nova geração do Série 2 no Brasil, que chega exclusivamente em sua versão mais apimentada, o M2, que entrega um conjunto 3.0 de 460cv



A BMW apresentou oficialmente a nova geração do Série 2 no Brasil, que chega em configuração única e a mais esportiva, o M2. Com essa opção, ele poderá ser vendido apenas com um pacote opcional chamado de Track. Em sua nova geração, o M2 chega complemente renovado para se manter como a porta de entrada do mundo M Sport da marca alemã, ficando abaixo do M3. Na mecânica, ele se mantém afiado com o conjunto formado pelo motor 3.0 TwinPower Turbo, que está ainda mais forte.

Mas, antes de entrarmos em detalhes técnicos dessa nova geração, vamos nos atentar ao design desse novo M2. Pode ser que ele não cause uma boa impressão por conta das linhas mais retas desta nova geração, mas o fato é que ele segue a identidade visual dos seus irmãos mais novos. Ele ainda manteve características da geração anterior, como o capô longo, traseira curta e ficou maior nesta geração. Em sua nova geração, ele possui faróis compactos e de linhas mais retilíneas, com luzes diurnas (DRL) em LED e um projetor em LED que compõe a iluminação Full LED. No caso do M2, ele ainda possui uma pequena entrada de ar em preto brilhante, com duas barras horizontais.

Ele também traz uma grade dianteira tradicional de duplo rim que não é exagerada como a grade do Série 4, mas possui linhas mais retas, com três pares de barras horizontais que trazem o logotipo M no lado direito da dupla grade. O para-choque repete as linhas mais retas e quadradas do esportivo com uma entrada de ar retangular e com um acabamento em preto brilhante, com duas barras em ‘V’ ao centro. Nas extremidades da entrada de ar inferior ele possui um acabamento retangular e vertical em preto brilhante. Nas extremidades do para-choque dianteiro, o esportivo possui duas entradas de ar quadradas, também com acabamento em preto brilhante.



Como já mencionado, a nova geração possui um capô relativamente longo e que possui poucos vincos. É possível ver linhas apenas nas extremidades, se conectando com a coluna A. O capô longo pode ser visto de perfil no cupê, enquanto sua lateral possui um vinco que nasce próximo dos faróis e percorre quase toda a lateral, chegando até quase as lanternas. No caso do M2, ele possui para-lamas dianteiros e traseiros alargados, com vincos que deixam as caixas de rodas mais marcadas. Ele também possui um vinco na parte inferior das portas e possui saias laterais com um desenho que se conecta com os para-lamas alargados.

O desenho da carroceria fica mais aerodinâmico e possui um desenho dos vidros que acompanham o desenho da carroceria e ainda lembra o modelo anterior. Ele possui retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas e com um apêndice aerodinâmico, enquanto as portas tem maçanetas embutidas, conferindo um desenho mais aerodinâmico. Ele ainda possui rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, com as rodas dianteiras com pneus 275/35 R19 e as traseiras com pneus 285/30 R20. As rodas tem cinco raios duplos, em tom Azeviche Black, e no teto ele possui um teto solar.

Próximo do vidro traseiro, está uma antena de teto estilo barbatana de tubarão que tem um desenho bem aerodinâmico. Na traseira, o novo M2 possui um pequeno aerofólio na própria tampa do porta-malas, na cor da carroceria. As lanternas são compactas e tem um desenho de linhas mais retas também, marcadas por uma iluminação em LED e um acabamento em preto brilhante. Entre as lanternas existe um vinco horizontal e acima desse vinco está apenas o logotipo da marca. Abaixo desse vinco possui o espaço para a placa e existe mais um vinco na parte inferior da tampa.



O para-choque traseiro também possui um desenho bem esportivo, marcado pelos refletores nas extremidades, verticais e com um acabamento em preto brilhante no entorno. Ele possui um vinco horizontal que faz com que o acabamento dos refletores se conectem. As extremidades também tem vincos retangulares e verticais. A parte central e inferior tem um acabamento em plástico preto e com quatro saídas de escape circulares, sendo duas de cada lado. No interior, o M2 se destaca por vir com um acabamento M, com bancos esportivos com design específico e com superfícies em Sensatec/Alcantara.

Ainda no interior, ele possui bancos esportivos M com apoios de cabeça integrados e superfícies perfuradas, com couro Vernasca/Sensatec. Os bancos ainda podem contar com estrutura em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) nos elementos estruturais do assento e encosto do banco e também apresentam recortes nos flancos laterais e abaixo dos encostos de cabeça, cortando cerca de 10,8kg do peso do veículo, que fazem parte do pacote Track. Fora isso, o painel do M2 vem com sistema operacional iDrive 8, que conta com duas telas lado a lado para o quadro de instrumentos e a central multimídia.

O quadro de instrumentos possui tela de 12,3 polegadas para o cluster e a central com 14,9 polegadas. A central pode contar com widgets específicos da M Sport, em termos de configuração do veículo e condição dos pneus são apenas dois dos itens que podem ser acessados ​​na tela. Há ainda um Head-Up Display específico do carro, com detalhes da M Sport. O volante possui um desenho de três raios e com controles multifuncionais – com paddle-shifts atrás do volante. O painel possui um acabamento em fibra de carbono que percorre todo o painel e conecta as saídas de ar-condicionado centrais, horizontais, e nas extremidades, mais quadradas.



Abaixo das saídas de ar centrais, o M2 possui botões físicos. O console central possui a alavanca de câmbio, botão Start/Stop, freio de mão eletrônico e alguns outros comandos. Na mecânica, o M2 é equipado com motor 3.0 TwinPower Turbo que desenvolve 460cv e torque de 56,1kgfm, acoplado a um câmbio automático M Steptronic, de 8 marchas. O motor envia a força do 3.0 para as rodas traseiras, sempre. De acordo com a marca alemã, o esportivo precisa de 4,1 segundos para acelerar de 0 a 100km/h. Para chegar aos 200km/h, é preciso de 13,5 segundos e uma velocidade máxima de 290km/h, limitado eletronicamente, por já ser equipado de série com o M Driver's Package.

No câmbio automático, existem dois modos: Comfort e Sport. Em termos de consumo, o InMetro diz que o esportivo possui consumo de 7,5km/l na cidade e 9,2km/l na estrada. Há ainda um sistema de escapamento específico M com flaps controlados eletricamente. O sistema de abastecimento de óleo é projetado para lidar com situações de condução extremamente dinâmicas em pista, assim como o sistema de refrigeração. O esportivo ainda vem com suspensão adaptativa controlada eletromagneticamente e o DSC (Dynamic Stability Control), que pode ser ajustado para “M Dynamic Mode”.

O M Setup ainda traz ajustes como a sensação do freio, enquanto a tração tem Diferencial Active M no eixo traseiro. O esportivo ainda tem suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente, direção M Servotronic com relação variável, DSC (Dynamic Stability Control) incluindo M Dynamic Mode e poderosos freios M Compound com seis pistões, freios de pinça fixa na dianteira e freios de pistão único e pinça flutuante na traseira. O sistema de frenagem integrado apresenta ao motorista duas configurações de sensação do pedal.



A BMW confirma que o M2 tem suspensão dianteira McPherson e na traseira terá suspensão independente multilink, com molas helicoidais na frente e atrás. Os freios são a discos ventilados na frente e na traseira. Ele é desenvolvido a partir da plataforma modular CLAR da BMW, a mesma do Série 3 e com tração traseira – sendo o único compacto da marca com tração nas rodas de trás. Com uma distribuição de peso ideal de 50:50, o M2 tem 4,580 metros de comprimento, 2,747 metros entre os eixos, 1,887 metro de largura e 1,403 metro de altura. O esportivo tem porta-malas tem 390 litros de capacidade, tanque de 52 litros e peso de 1.725kg.

Aqui, ele deve ser vendido com as versões Coupé e Coupé Track. Essa última adiciona novidades como o teto em fibra de carbono para alívio de peso (a versão Coupé conta com teto-solar), M Sport Brakes com pinça vermelha, M Carbon Bucket Seats, M Lights shadowline e M Drivers Packages. Em ambas as versões, o carro possui botão setup no console central proporciona acesso direto às opções de configuração do motor, chassis, direção, sistema de freios e M Traction Control. Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e acionadas usando os botões M no volante.

O M Traction Control e o M Drivers Packages também inclui o M Drift Analyzer e o M Laptimer. Além disso, o botão Modo M no console central pode ser usado para ajustar o nível de atividade do sistema de assistência ao motorista e o conteúdo mostrado no display de informações e no Head-Up Display, com opções de configurações Road, Sport e Track. Ele é produzido na unidade de San Luis Potosí, no México, de onde virá ao nosso mercado. Aqui, ele estreia com garantia de três anos ou 40.000km. Ele será vendido com o BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.



M2 Coupé

De série, ele será vendido com ar-condicionado automático de três zonas, iluminação ambiente e sistema de som Harman Kardon, sistemas automatizados de direção e estacionamento, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, controle adaptativo de velocidade viagem com função Stop & Go e o Parking Assistant. No quesito conectividade, o novo BMW M2 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos e destaque para Digital Key que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor, contando com a tecnologia de NFC (Near Field Communication). A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple, Samsung e Apple watch. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O novo BMW M2 conta ainda com o My BMW App. Com esse aplicativo, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, ligar as buzinas e acionar a ventilação do carro. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível do tanque de combustível ou a autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control como fluído de freio ou óleo do motor, e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade). O modelo conta também com o Intelligent Personal Assistant (IPA), que permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural e permite ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas. O M2 ainda tem BMW Live Cockpit Plus completo com sistema de navegação BMW Maps, iluminação ambiente e sistema de alto-falantes Hi-Fi. Quando se trata de sistemas de direção e estacionamento automatizados, as funções Front Collision Warning, Speed ​​Limit Display com indicador de não ultrapassagem, Lane Departure Warning e o Park Distance Control vêm de série. O Driving Assistant, Active Cruise Control com função Stop & Go e o Parking Assistant incluindo Reversing Assistant são apenas algumas das opções disponíveis.



M2 Coupé Track

Adiciona novidades como bancos ainda podem contar com estrutura em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) nos elementos estruturais do assento e encosto do banco e também apresentam recortes nos flancos laterais e abaixo dos encostos de cabeça, teto em fibra de carbono para alívio de peso, M Sport Brakes com pinça vermelha, M Carbon Bucket Seats, M Lights shadowline e M Drivers Packages.



Preços

  • BMW M2 Coupé 3.0 TwinPower Turbo AT8 – R$ 617.950
  • BMW M2 Coupé Track 3.0 TwinPower Turbo AT8 – R$ 667.950





Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025