Ford lança oficialmente o Mustang Mach-E no Brasil, com motor de 487cv e por R$ 486.000
Ford apresenta oficialmente o Mustang Mach-E no Brasil e se torna o primeiro carro elétrico da norte-americana a ser vendido em nosso país e custa R$ 486.000
A Ford lançou oficialmente o Mustang Mach-E no Brasil,
depois de uma espera de pouco mais de três anos desde a sua apresentação nos Estados
Unidos. O SUV foi muito criticado por usar o nome ‘Mach’ e foi tratado como herege
ao ganhar o nome Mustang, ainda mais sendo um SUV e um modelo elétrico. Para os
entusiastas, o utilitário esportivo é uma apunhalada da Ford. Mas também é
compreensível que ele seja apadrinhado pelo icônico Mustang, uma vez que a Ford
quer criar uma subdivisão esportiva com o nome.
Lançado no final de 2019 nos Estados Unidos, o Mach-E chega
atrasado em nosso mercado. O esportivo elétrico foi chegando aos países ao
poucos, assim como a Ford foi aumentando o ritmo de produção dele, que é feito
no México. Em termos de design, o Mustang Mach-E possui um design que bebe
muito do design do próprio Mustang. Na dianteira, o elétrico possui faróis
afilados com luzes diurnas (DRL) em LED e com projetores em LED que fazem com
que ele tenha faróis Full LED. Ele possui uma grade dianteira hexagonal fechada
e com o cavalinho Mustang ao centro e iluminado, com um acabamento em preto
brilhante.
O para-choque dianteiro possui um desenho esportivo também
com uma entrada de ar inferior trapezoidal que é fechada quando o veículo está
estacionado, mas se abre em duas seções para ajudar a refrigerar a bateria. A
abertura de ar funciona com duas persianas que se abrem, junto de um acabamento
em plástico preto que imita grelha em colmeia. Nas extremidades, o Mach-E
possui um acabamento em preto brilhante com um friso em preto brilhante que nas
extremidades possuem uma entrada de ar vertical. Esse mesmo acabamento tem uma
saída de ar vertical próximo da caixa de roda dianteira.
O para-choque dianteiro ainda possui vincos ligados ao acabamento em preto brilhante e outros vincos abaixo dos faróis e junto do desenho da entrada de ar inferior. A parte inferior do para-choque tem um acabamento em preto brilhante. No capô, o Mach-E possui dois vincos em ‘V’ que partem da grade dianteira e outros vincos mais nas extremidades, que ajudam a criar um desenho bem esportivo. De perfil, o Mach-E possui um desenho bem esportivo e que, mais uma vez, remete ao Mustang, com um caimento de teto mais suave. Ele possui bocal de recarga da bateria no para-lama dianteiro e arco das caixas de rodas com acabamento na cor da carroceria.
Em termos de vincos, a carroceria ainda possui vincos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. Há mais vincos que nascem no para-lama dianteiro e definem a linha de inferior dos vidros. Na parte intermediária das portas ele tem um vinco mais suave e a parte inferior das portas tem um vinco ascendente, juntamente do logotipo Mach-E. O teto causa uma sensação de caimento cupê, mas o teto mesmo tem um caimento cupê muito suave. Isso porque o teto tem um acabamento pintado em preto que vai até as bordas laterais do teto, enquanto o tom da carroceria é realmente cupê, como mostram as imagens.
Nesse caso, o caimento do teto é bem cupê (quase fastback), sendo ele que engana essa sensação – por um lado, ele não perde espaço para a cabeça na traseira. O desenho dos vidros também acompanha esse caimento de teto das laterais, tendo uma pequena janela vigia. Ainda em seu perfil, não existem maçanetas e sim botões, que estão na coluna B para a porta dianteira e na coluna C para a porta traseira. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass. Os retrovisores tem base na coluna das portas com repetidores de setas e toda a parte inferior da carroceria é em plástico preto.
As rodas são de 20 polegadas, com pneus 245/45 R20, raiadas, com pneus Pirelli P-Zero. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante, sendo no para-choque dianteiro, saias laterais e no para-choque traseiro. No teto, a Ford adiciona um teto solar panorâmico com revestimento especial termo-refletivo e uma antena estilo barbatana de tubarão (shark). Indo para a traseira, vemos um Mustang Mach-E com um vidro traseiro bem inclinado e um aerofólio traseiro com brake-light e prolongamento para as laterais. A traseira possui um desenho bem próximo com o Mustang também por conta das lanternas, que possui três barras verticais, com um prolongamento horizontal que invade a tampa do porta-malas.
O desenho do caimento do teto faz com que o porta-malas tenha um segundo aerofólio na própria tampa, juntamente de alguns vincos horizontais na parte superior. Entre as lanternas, o Mach-E possui o logotipo GT. A tampa do porta-malas possui um vinco que se conecta com o desenho inferior das lanternas e o para-choque traseiro tem o espaço da placa abaixo da tampa do porta-malas. Nas extremidades, ele tem vincos verticais e um acabamento em plástico preto na parte inferior do para-choque, com refletores horizontais e luz de ré horizontal e central. Nas extremidades, ele tem um difusor de ar com aletas verticais, em preto brilhante.
Por dentro, a Ford desenhou o Mustang Mach-E com um desenho mais minimalista. Entrando no lugar do motorista, se percebe o quadro de instrumentos com uma tela de 10,2 polegadas, horizontal e fina, com um volante de três raios com comandos multifuncionais, logotipo Mustang e detalhes em preto brilhante. Destaque do painel é a central multimídia com uma tela vertical SYNC4 de 15,5 polegadas que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação GPS, Bluetooth, entradas USB tipo A e tipo C, juntamente de um sistema de som Bang & Olufsen Premium Sound System com nove alto-falantes e um subwoofer.
Atrás da tela da central multimídia existe uma faixa que percorre todo o painel, tendo as quatro saídas de ar-condicionado, como as duas saídas centrais (separadas pela central) e cada uma das outras duas saídas nas extremidades do painel. Abaixo das saídas de ar possui um acabamento prateado. Os comandos do sistema de ar-condicionado ficam na parte inferior da tela da central multimídia, inclusive com um seletor de volume, do sistema de som, ao centro. O console central possui as duas entradas USB e espaço para dois celulares carregarem por indução.
Mais atrás, ele possui dois porta-copos e entre os bancos tem seletor de marchas. No lado direito do câmbio, tem pisca-alerta, freio de estacionamento eletrônico e outros controles. O console central tem um acabamento em preto brilhante. A parte inferior do console central traz porta-objetos, além de contar com um sistema de iluminação em LED. O acabamento interno é couro, inclusive nos bancos, revestidos com material ecológico premium, o ActiveX. Falando neles, os bancos contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. Para os ocupantes do banco traseiro, a Ford desenvolveu o Mustang Mach-E com saídas de ar-condicionado.
“O Mustang Mach-E é um produto diferenciado de tudo o que existe hoje no mercado, tanto pelo que ele entrega do ponto de vista de experiência do consumidor como de versatilidade e performance. É um grande marco na eletrificação da nossa linha, um veículo esportivo com espaço para a família e, como dizemos, o único elétrico que é um Mustang.”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. Em termos mecânicos, a Ford desenvolveu o Mustang Mach-E com dois motores elétricos, um para cada eixo. Juntos, eles desenvolvem 487cv e 87,7kgfm de torque, que faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 3,7 segundos e máxima de 200km/h, limitado eletronicamente.
Cada um dos motores desenvolvem 250cv e 45,0kgfm e a potência combinada é um pouco menor que a união dos dois motores. Com isso, ele possui tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Ele também possui uma bateria de 91kWh, que oferece uma autonomia de 541km no ciclo WLTP e uma autonomia de 379km no padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do InMetro. Ele pode ser carregado com um WallBox de 7kW ou 11kW junto com o veículo e pode ser carregado em estações de recarga rápida com plugue Type 2, o mais convencional, de até 150kW – além de poder ser carregado em tomadas de 220V.
Em nosso mercado, a Ford confirmou uma parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, com mais de 800 pontos de recarga em 15 estados, e oferece ao cliente recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950kW. Com o Ford Mobile Wallbox, de 7kW, ele recupera de 0% a 100% em 14 horas. Com o WallBox da WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7kW recupera de 0% a 100% em 14 horas e o de 11kW recupera em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2kW, que utiliza tomada residencial (220V, 10A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas.
Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina. “Com o aplicativo FordPass, o cliente pode facilmente localizar e conferir a disponibilidade de carregadores públicos, agendar e acompanhar o andamento da recarga e pré-condicionar a cabine e a bateria antes da partida, de qualquer lugar, pelo celular”, diz Dennis Rossini, Gerente de Marketing da Ford. A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio, tendo 12 módulos, pesando 596kg e com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras transversais internas, tem uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água.
O Mach-E tem uma arquitetura elétrica em rede que permite melhorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações Over-The-Air (OTA). Desenvolvido a partir da plataforma modular Global Electrified 1 (GE1), o Mustang Mach-E possui 4,742 metros de comprimento, 2,985 metros entre os eixos, 1,882 metro de largura e 1,613 metro de altura. O SUV esportivo tem um porta-malas de 402 litros de capacidade, um frunk dianteiro de 139,5 litros (juntos tem 541,5 litros) e um peso de 2.157kg. Ele possui uma suspensão McPherson na dianteira e uma traseira multilink. Os freios são ventilados na dianteira e na traseira. Aerodinâmico, o Mach-E tem um coeficiente de 0,292Cx. O SUV cupê ainda possui amortecedores MagneRide e freios Brembo de alta performance.
Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando se pressiona o freio ou se libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel. Ele também possui três modos de condução: Whisper, Engage e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto.
A iluminação é ajustada em tom azul suave. O modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria. O Mustang Mach-E dispõe também do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva.
Aqui, ele será vendido com as cores Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias. Cada uma das cores não terão um custo adicional. Em termos de pós-venda, ele será vendido em 50 das 110 concessionárias da marca, que montaram uma estrutura especializadas localizadas em pontos estratégicos, elas são equipadas com ferramentas especiais e técnicos treinados para realizar reparos no sistema de propulsão elétrica do veículo, além de fornecer recarga para os clientes. O SUV ainda possui garantia de três anos e com revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem.
Ele também adiciona uma garantia especial para o sistema de propulsor que inclui a bateria, de oito anos ou 160.000km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios. Para os clientes interessados em adquirir o SUV e não tem uma concessionária especializada próxima, tem o Serviço Leva e Traz sem custo e, caso precisar, pode ter o seu veículo transportado gratuitamente até a concessionária especialista mais próxima. Opcionalmente, o modelo possui opção de blindagem em parceria com a Leandrini. Aqui ele será vendido exclusivamente na versão GT Performance, importado do México, na fábrica da Ford em Cuautitlán.
Mustang Mach-E GT Performance EV
A lista de equipamentos inclui faróis Full-LED, farol alto
automático, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de
estacionamento elétrico e ar-condicionado Dual-Zone com saída para a segunda
fileira, nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta
de ponto cego, controle de cruzeiro adptativo com Stop and Go, frenagem
autônoma de emergência com detecção de pedestres (dianteira e traseira),
assistente de manobras evasivas e reconhecimento de placas e sinais de
velocidade, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego
cruzado e sistema de monitoramento de pontos cegos. Há o FordPass, que possui travamento
e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia,
pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento. Ele também dá
acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia,
assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer
qualquer tipo de dúvida sobre o veículo. O SUV esportivo também possui central
multimídia SYNC4, com tela de 15,5 polegadas, com uma interface totalmente
nova, que aprende as preferências do motoristas e que possui conectividade com Apple
CarPlay e Android Auto, sem fio. A tela também tem navegação GPS embarcada,
perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações
de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o
painel de instrumentos de 10,2 polegadas, que conta com três modos de
customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de
som da Bang & Olufsen, com amplificador de 560W, nove alto-falantes e subwoofer,
é de altíssima qualidade. Os bancos feitos pela Ford Performance tem excelente
ergonomia e são revestidos com material ecológico premium, o ActiveX. Eles tem
ajuste elétrico em oito posições e aquecimento para o motorista e o passageiro.
O volante com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode
ser ajustado em altura e profundidade. Há três memórias para salvar o ajuste do
banco do motorista e dos retrovisores, que contam com rebatimento elétrico. O
teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da marca e tem um
revestimento especial termorrefletivo para proteção contra raios infravermelhos
e ultravioleta. A lista aumenta com abertura das portas por código sem chave
(Keypad) com chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem
chave (Ford Power), abertura e fechamento global dos janelas, abertura
eletrônica automática do porta-malas (Hands Free Lifgtade) e abertura
eletrônica das portas (E-Latch), vidros elétricos com abertura e fechamento com
um toque para cima/baixo (dianteiros/traseiros), faróis e lanternas Full LED, luz
de aproximação com a projeção do emblema do Mustang, retrovisores externos com
luzes indicadoras de condução, retrovisores externos com rebatimento e ajustes
elétricos, rodas de liga leve de 20 polegadas, soleiras das portas dianteiras
com insertos metálicos e emblemas Mustang e GT, partida remota agendada e com
acionamento do ar-condicionado, sistema de localização do veículo no celular, status
de pressão dos pneus e status remoto do veículo (nível da bateria de alta voltagem,
hodômetro, autônomia, etc), iluminação interna ambiente configurável, para-sol
com espelho e luzes de cortesia (motorista/passageiro) e banco traseiro
rebatível 60/40.
- Ford Mustang Mach-E GT Performance EV – R$ 486.000
Fotos: Ford / divulgação
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário