Jeep lança a nova geração do Grand Cherokee, que desembarca como híbrido e por R$ 569.990

Jeep apresenta a nova geração do Grand Cherokee ao Brasil, que chega como um híbrido plug-in (PHEV) com motor de 380cv, mas que estreia por caros R$ 569.990



Servindo ao papel de topo de linha da marca Jeep no Brasil, a nova geração do Grand Cherokee desembarca para cumprir a função de ser um híbrido plug-in (PHEV). Mais moderno, o SUV viveu um hiato de tempo após o fim do estoque da geração anterior e a nova foi apresentada em 2021 nos Estados Unidos. Pouco mais de dois anos da sua apresentação, ela aterrissa em solo nacional com versão única e motor eletrificado, trazendo elementos de design que vemos nos atuais carros da marca.

“O Grand Cherokee é um veículo de grande relevância para a Jeep no mundo todo, e em especial no Brasil, onde marcou fortemente toda uma geração como referência de SUV premium, robusto e com excelente capacidade off-road, tornando-se o sonho de consumo de muita gente. Com a chegada da quinta geração desse ícone temos a oportunidade de mostrar a evolução de tudo o que o público já conhece de melhor da marca, com o adicional da tecnologia híbrida plug-in, que amplia um dos valores da marca, a Liberdade, com sustentabilidade.”, comenta Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.

“Com o novo Grand Cherokee 4xe, avançamos em nossa trajetória de eletrificação no país, reforçando o compromisso da marca em oferecer performance aliada a eficiência e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que fortalecemos a reconhecida e incontestável capacidade off-road. Não por acaso, este modelo não poderia ocupar outro lugar senão o topo do nosso portfólio”, adiciona Aquino. Começando justamente com o seu design, a nova geração do Grand Cherokee adota linhas que lembram bastante vários modelos da marca. Na dianteira, ele possui faróis retangulares e mais finos, com iluminação diurna (DRL) em LED na parte superior.

Os faróis ainda são Full LED, com projetores em LED. Os faróis tem um acabamento cromado na parte inferior das lentes que se conectam diretamente com a grade dianteira de sete fendas da Jeep, que também possui detalhes cromados e uma grelha estilo em colmeia. Vincos complementam o contorno dos faróis e da grade, deixando essa área bem marcada. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar retangular com uma barra de acabamento em plástico preto horizontal, responsável por ser suporte da placa. Assim como a grade superior, a entrada de ar tem grelha estilo colmeia.



Nas extremidades, ele possui falsas entradas de ar e os faróis de neblina são em LED, com desenho horizontal. O SUV também traz um acabamento cromado abaixo da entrada de ar inferior e das falsas entradas de ar nas extremidades. No capô, vemos o logotipo da marca ao centro e linhas vincadas que são um aspecto mais robusto ao SUV. Ele possui um par de vincos nas extremidades, que deixam toda a parte central do capô com um desenho mais alto. De perfil, ele possui linhas que conversam com outros modelos da marca. O desenho das janelas, por exemplo, lembram muito o estilo do Commander.

O desenho dos vidros possui um friso cromado na parte superior dos vidros e as janelas laterais se conectam com o vidro traseiro por um acabamento preto brilhante na coluna D. Um vinco nasce no para-lama dianteiro percorre toda a lateral do Grand Cherokee e define a sua linha de cintura – chegando até as lanternas. Falando em para-lama dianteiro, no lado do passageiro (esquerdo) está o bocal de recarga das baterias do SUV híbrido, que tem o logotipo ‘e’ em azul, que identifica que estamos diante de um Jeep eletrificado. A parte inferior das portas também tem um vinco, logo abaixo do nome Grand Cherokee nas portas.

As caixas de rodas tem um desenho mais quadrado e ele tem um acabamento em plástico preto em toda a base inferior da carroceria, desde para-choques, caixas de rodas e saias laterais. Próxima às caixas de rodas, ele possui vincos que alargam os para-lamas, seguindo o desenho mais quadrado dos mesmos. Há ainda maçanetas convencionais e retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados. Por fim, ele possui rodas de liga leve diamantadas de 20 polegadas, calçadas com pneus 265/50 R20. No teto, o Grand Cherokee possui rack de teto e teto solar elétrico e panorâmico Command View, que amplia não somente a luminosidade dentro do veículo.

Ele também possui uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Indo para a traseira, a nova (e quinta) geração do Grand Cherokee possui aerofólio com brake-light integrado e com prolongamento verticais nas extremidades do vidro traseiro, que é levemente inclinado. Ele também possui lanternas retangulares, finas e mais compridas, que invadem a tampa do porta-malas e tem iluminação em LED. As lanternas se conectam entre si por meio de um acabamento em preto brilhante que, ao centro, traz o logotipo da Jeep. A tampa do porta-malas possui espaço para a placa e vincos, na parte superior e inferior de onde fica a placa.



O vinco superior ainda invade o para-choque traseiro. Nele, a Jeep desenhou um acabamento em plástico preto na parte inferior que possui refletores e luzes de ré, juntamente de um friso cromado. Por dentro, o novo Grand Cherokee aposta também em um painel bem mais moderno, marcado por um quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, HD e personalizável. De acordo com a marca, ele também estreia um Head-Up Display (HUD) de 10 polegadas e uma tela de 10,25 polegadas de entretenimento, na frente do passageiro. A nova geração também possui um volante multifuncional de quatro raios, com detalhes prateados. No lado direito do volante, o SUV possui botão Start/Stop.

Outra tela do painel é a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, que possui navegação GPS embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones, por vir com Apple Carplay e Android Auto, com conectividade com espelhamento sem fio. O painel ainda tem quatro saídas de ar-condicionado horizontais, sendo duas centrais, acima da central multimídia, e cada uma das outras duas nas extremidades laterais do painel. Existe também um acabamento prateado que parte das saídas de ar das extremidade e se conectam entre si, juntamente de um acabamento que parece imitar madeira.

Abaixo da central multimídia, o Grand Cherokee possui um acabamento em preto brilhante com as funções do sistema de ar-condicionado. Acima da central, ainda existem mais alguns controles por botões que operam outras funções do SUV, como o pisca-alerta e o desligamento de alguns equipamentos. Abaixo dos comandos do sistema de ar, ele tem duas entradas USB e uma tomada 12V, enquanto o console central possui um seletor do câmbio e um botão que altera os cinco modos de condução de terreno do Grand Cherokee: Auto, Sand/Mud, Snow, Rock e Sport.

Ele também possui o freio de estacionamento eletrônico por botão no console central. Nos painéis das portas, ele tem o acabamento que imita madeira. Os bancos com acabamento premium em couro. Desenvolvido a partir da plataforma All New Midsize (ANM), o novo Grand Cherokee possui 4,914 metros de comprimento, 2,964 metros entre os eixos, 1,968 metro de largura e 1,799 metro de altura. Ele possui um porta-malas de 580 litros, um tanque de combustível de 72 litros e um peso de 2.466kg. A Jeep comenta que ele também possui ângulo de ataque de 25,7º, ângulo de saída de 26,6º e ângulo de rampa/ventral de 16,3º. A altura em relação ao solo é de 21,4 centímetros.



Mecanicamente, ele possui um motor 2.0 Turbo Hurricane a gasolina que desenvolve 272cv e 40,8kgfm juntamente de dois motores elétricos, sendo um de 45cv e 5,4kgfm e outro de 136cv e 27,0kgfm, chamados, respectivamente, de PF1 e PF2. Juntos, o Grand Cherokee 4xe possui potência de 380cv 65,0kgfm, junto de uma transmissão automática de 8 marchas e uma tração 4xe AWD com 4x4 permanente e 4WD Low. A tração é Quadra-Trac II 4x4. Este sistema utiliza sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e por meio de uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, garantindo a tração ideal para a situação.

Dos cincos modos de condução de terreno (Auto, Sand/Mud, Snow, Rock e Sport), o modo Auto analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência. Já o modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o Grand Cherokee 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. Ao selecionar o modo Sport, o condutor pode aproveitar ao máximo toda a potência disponível, e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4x4. E se o objetivo for escalar pedras e superar grandes desafios em baixa velocidade, o modo ideal é o Rock.

A Jeep também destaca que o funcionamento dos motores é gerenciado de forma totalmente automática por uma central. O motor térmico é gerenciado em modo híbrido com os motores elétricos (PF1 e PF2) segundo o modo de condução selecionado e a demanda de torque e potência. O motor elétrico (PF1) tem a função de recarregar a bateria de alta tensão e trabalhar como um auxiliador do motor térmico (com um sistema de 48V, MHEV do 2.0). Desta forma, atua fazendo a gestão de energia e na propulsão elétrica combinada com o motor térmico. Já o segundo propulsor elétrico (PF2), é acoplado ao câmbio automático.



Ele pode recarregar a bateria ou fornecer torque e motricidade ao Grand Cherokee 4xe, o que permite a disponibilidade 4x4 permanentemente em todos os modos de condução. O híbrido plug-in ainda possui uma bateria de 17,3kWh com tensão de 400V, que pode ser carregada em um conector Type 2 que recupera, em uma tomada de 220V, a bateria de 0% a 100% em 2h30. Ainda sobre a bateria, a Jeep garante uma autonomia de 29km no modo puramente elétrico, de acordo com o InMetro. O híbrido também tem três modos de direção: Hybrid, Electric e E-Save. O Hybrid alia os motores e entrega a potência máxima do conjunto, usando a energia da bateria para ajudar o motor 2.0.

O modo Electric, como o nome já diz, é o modo puramente elétrico. Nesse caso, o motor térmico só é ativado quando o motorista solicita potência máxima, e ao utilizar toda a carga da bateria, o veículo reverte automaticamente para o modo híbrido. Já no modo E-Save, o condutor pode ter duas opções: a configuração padrão mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, permitindo utilizar a energia posteriormente em locais ou situações onde o condutor preferir uma condução elétrica e; o modo de recarga do motor térmico sendo acionado para carregar a bateria de alta tensão durante o uso do Grand Cherokee 4xe.

Ele ainda possui uma suspensão dianteira independente multilink de braços sobrepostos e uma suspensão traseira independente multilink de múltiplos braços. Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira. Com esse conjunto, a Jeep garante que ele tem um consumo de 19,3km/l, seja na cidade ou na estrada. Em termos de desempenho, o grandão possui capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 6,3 segundos e máxima de 206km/h. O conjunto permite que ele tenha uma capacidade de reboque de 2.332kg. Na central multimídia, o motorista tem o Off-Road Pages, que acessa em tempo real os dados de desempenho off-road e otimiza a experiência e condução.



Em termos de pós-venda, a Jeep garante que o Grand Cherokee será vendido em 80 concessionárias da Jeep que permitem a venda de modelos eletrificados. Sua chegada representa o dobro de lojas que estavam aptas a vender esse tipo de veículos, depois do lançamento do Compass 4xe. “O Grand Cherokee é um ícone global e trazer aos clientes brasileiros a quinta geração desse modelo é muito emblemático! O mercado brasileiro é muito importante para a Jeep e temos produtos com muita tecnologia embarcada em nossa gama. O Jeep Grand Cherokee 4xe chega para enriquecer ainda mais a nossa oferta por aqui, com tecnologias e sistemas off-road que só ele tem no seu segmento e, para completar, ainda é um híbrido.” afirma Everton Kurdejak, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep no Brasil.

“A nossa rede está 100% preparada, inclusive, estamos dobrando a quantidade de lojas que poderão atender clientes 4xe para cerca de 80 pontos, ou seja, um forte crescimento da rede que atende os nossos eletrificados 4xe”, completou o executivo. Aqui, ele será vendido ainda com garantia de três anos, mas com duas opções de garantia estendida: de 12 ou 24 meses, podendo fazer com que ele tenha garantia de até cinco anos. A bateria terá garantia de cinco anos ou 100.000km. Aqui, ele será vendido nas cores Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith e em versão única, Limited.

A marca ainda destaca que ele poderá ser vendido com alguns acessórios desenvolvidos pelo time da Jeep Performance Parts by Mopar ainda preparou alguns acessórios que estarão disponíveis para o modelo. Entre os acessórios disponíveis aos clientes, temos estribos laterais, engate para reboque traseiro, barras transversais de teto, protetor de soleira, entre outros itens. O Grand Cherokee de nova geração chega ao Brasil importado, sendo produzido em Mack Plant, no Complexo de Montagem de Detroit, nos Estados Unidos. 



Grand Cherokee Limited 4xe

De série, ele será vendido com partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, bancos com acabamento premium, bancos dianteiros ventilados/aquecidos e banco traseiro com aquecimento, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, abertura do carro e partida do motor por chave, retrovisor interno eletrocrômico e digital, além de retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico. A lista cresce com sistema de som premium Alpine, com 8 alto-falantes e um subwoofer, amplificador de 506W e cancelamento ativo de ruído. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico Command View, que amplia não somente a luminosidade dentro do veículo, como também a sensação de liberdade para quem está a bordo. Ele também tem central multimídia UconnectTM 5, touchscreen de 10,1 polegadas com navegação GPS, cinco perfis de personalização, customização da tela e conectividade com smartphones, sem fio, com Apple Carplay e Android Auto. O modelo ainda conta com painel de instrumentos com tela totalmente digital e HD de 10,25 polegadas, Head-Up Display colorido de 10 polegadas, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução essenciais em posição com melhor visibilidade para o motorista. Há ainda retrovisor interno digital, carregador por indução para smartphones, quatro entradas USB e 4 USB-C, sendo 2 de cada no console dianteiro e 2 na segunda fileira. Aqui, ele se torna o primeiro Jeep a vir com pacote ADAS de Nível 2, que inclui frenagem autônoma de emergência para pedestres, ciclistas e veículos, com sensores posicionados na parte frontal do veículo, monitoramento de mudança de faixa ativo com centralização de faixa, piloto automático adaptativo com Stop & Go, monitoramento de pontos cegos por meio de sensores, assistência de colisão em interseções como cruzamentos, câmeras com visão 360 graus, câmera off-road, farol alto com Comutação Automática, sensores de estacionamento frontal e traseiro, controles de descida e de subida (HDC, Hill Descent Control, e HSA, Hill Start Assist), controle de pressão dos pneus com alerta e 8 airbags: motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho. A lista traz abertura eletrônica do porta-malas, acabamento dos logotipos externos “4xe” no exclusivo tom azul, acendimento automático dos faróis, volante com ajuste de altura e profundidade, com ajustes elétricos, ar-condicionado digital Dual Zone, chave presencial com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Enter 'n Go, Controle de Tração, espelho retrovisor interior digital, retrovisores externos elétricos com memória e rebatimento automático, faróis Full LED com assinatura DRL em LED e lanternas traseiras Full LED, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, Paddle-Shifters, painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25", sensor de chuva, sistema de lavagem da câmera de ré, sistema de lavagem da câmera do retrovisor interno e outros.



Preço

  • Jeep Grand Cherokee Limited 4xe 2.0 Turbo AT8 AWD – R$ 569.990






Fotos: Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto