Mercedes-Benz apresenta o EQS SUV no Brasil, que chega em versão única por R$ 998.990

Mercedes-Benz apresenta o seu novo utilitário esportivo elétrico, o EQS SUV; modelo estreia em nosso mercado em versão única, a 450+, por quase R$ 1 milhão



A Mercedes-Benz apresentou oficialmente mais um produto puramente elétrico em nosso mercado. Trata-se do EQS SUV, que se propõe para ser o maior utilitário esportivo elétrico da marca em nosso país. A novidade chega como uma proposta de ser o SUV do EQS, lançado há alguns meses por aqui – apesar de vir apenas em sua versão topo de linha, AMG. No caso do EQS SUV, a Mercedes optou pelas versão mais acessível do modelo, com a versão 450+ – o que explica o fato do EQS SUV ser um modelo mais em conta que o próprio EQS.

Em termos de design, o EQS SUV é muito parecido com o EQS e com os últimos lançamentos de modelos elétricos da Mercedes-Benz. Ele possui faróis retangulares com duplo projetor em LED e com luzes diurnas (DRL) em LED, formando um conjunto Full-LED. Os faróis se conectam diretamente com a grade dianteira fechada e com acabamento em plástico preto. Esse acabamento possui várias estrelas da Mercedes que complementam o desenho, enquanto o logotipo aparece bem ao centro, em destaque – abaixo dele possui uma câmera que auxilia na condução.

Acima da grade dianteira, ele possui uma barra com luzes DRL que unem os dois faróis, se unindo com as luzes diurnas que estão nos faróis. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior trapezoidal com um acabamento em plástico preto. Esse mesmo acabamento também está nas falsas entradas de ar nas extremidades do para-choque. Esse acabamento possui dois frisos horizontais, que saem um pouco do próprio acabamento. Unindo a entrada de ar inferior e o acabamento das extremidade estão um acabamento em preto brilhante, além de um vinco prateado na parte superior da entrada de ar inferior.

O EQS SUV possui um capô com linhas que trazem dois vincos centrais e outros dois vincos, cada um nas extremidades. O capô também traz o logotipo da Mercedes-Benz em menor tamanho. De perfil, se percebe que toda a parte inferior do EQS SUV possui um acabamento em preto brilhante, presente no para-choque dianteiro, caixas de rodas, saias laterais e no para-choque traseiro. O SUV também possui um desenho que conversa muito com a atual tendência de design dos elétricos da linha EQ, que é um jeitão mais grande. Ele possui uma ampla área envidraçada com contorno cromado dos vidros e com colunas em preto brilhante – com uma linha dos vidros ascendente.



Próximo da coluna A, ele possui o logotipo EQS. Em termos de linhas, vemos um EQS SUV com uma relação entre os eixos bem longa e com caixas de rodas com um desenho levemente quadrado, a fim de passar uma sensação maior de robustez. Em termos de vincos, a carroceria possui vincos que nascem no para-lama dianteiro e termina na porta traseira, com um desenho muito sutil. Ele ainda fica bem marcado por um par de linhas que estão na parte inferior das portas, ascendente. Os para-lamas são alargados com vincos que preenchem mais os para-lamas dianteiros e traseiros, deixando-o com uma sensação de ser mais largo.

Isso porque de uma forma de geral, as linhas do EQS SUV são limpas. Ele possui base dos retrovisores nas portas, tendo repetidores de setas, e maçanetas retráteis (pop-up). Por fim, ele chega ao nosso mercado com rodas de 21 polegadas, calçadas com pneus 275/45 R21. No teto, o EQS SUV possui um enorme teto solar panorâmico em duas folhas. Na traseira, o mesmo possui um desenho que é parecido com os demais SUVs da marca, com destaque para as lanternas horizontais e que invadem a tampa do porta-malas. Essa lentes ainda se conectam entre si, tendo uma iluminação Full-LED.

Ele também traz um aerofólio com brake-light e com um prolongamento para as extremidades laterais do vidro traseiro – sendo levemente inclinados. A tampa do porta-malas possui um desenho bem limpo, marcado pelo logotipo da Mercedes-Benz e também por vincos horizontais que invadem o para-choque traseiro e se conectam com um acabamento em plástico preto que imita falsas saídas de ar. O para-choque traseiro possui um acabamento em preto brilhante na parte inferior, que possui o espaço da placa ao centro e nas extremidades traz um par de refletores horizontais.



Mais abaixo, ele possui um acabamento cromado com duas falsas saídas de escape, em um acabamento em plástico preto. No interior, o SUV possui um acabamento requintado, além de bastante tecnológico. Ele se destaca pela MBUX Hyperscreen, enorme tela que conta com inteligência artificial e o aprendizado da relação máquina-homem. A marca ainda confirma que a Hyperscreen já diz muita coisa pelo nome. A gigantesca área de tela deve cobrir todo o painel, com três telas OLED, incluindo uma específica para o passageiro. Dentro da MBUX Hyperscreen, a Mercedes oferece três telas touch screen.

Há o quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com os comandos de 17,7 polegadas e uma tela para o lado do passageiro, com tela de 12,3 polegadas. As telas ainda terão vários recursos de serviços digitais e dois formatos para o Head-Up Display (HUD), um deles com realidade aumentada. Com uma faixa que abrange 56 polegadas de uma ponta a outra, a tela e vidro que cobre o painel conta com um vidro curvo que deve agregar medidores digitais e outras funções EV distintas que monitoram a regeneração da energia dos freios, estado de carga e dinâmica de condução.

A central multimídia, tela central, deve ser grande e terá um mapa de navegação e controles minimalistas de telefone e áudio. Uma tela curta e ampla aparece no painel bem na frente do passageiro, exibindo funções extras que podem ser funções de entretenimento do carro, quando o assento estiver ocupado, claro. Nas extremidades da tela deve ficar as saídas do ar-condicionado, aparentemente flutuantes sobre a tela. A tela ainda deve contar com um contorno plástico com revestimento bem fino de Silver Shadow, que reforça a sensação de luxo do interior.



Isso deve trazer um efeito flutuante elegante porque a iluminação deve fazer com que essa borda passa a sensação de iluminação. O painel de vidro consegue suportar temperaturas de 650ºC, que garante nitidez e resistência para a tela. A Mercedes disse que a tela ainda é segura em questões de acidente e é resistente a impactos porque ela possui pontos de quebra predeterminadas nas extremidades e tem cinco pontos de montagem que cedem de maneira direcionada graças a uma subestrutura. A MBUX Hyperscreen ainda deve contar com recursos de memorização de funções, mas sem inteligência artificial.

Ela ainda terá comando de voz com o Hey Mercedes. De acordo com a Mercedes-Benz, o SUV possui a segunda fileira de bancos com regulagem elétrica e a terceira fila de bancos possui bancos individuais. O painel do EQS SUV ainda possui um volante de base inferior achatada, de três raios e com controles multifuncionais, trazendo um acabamento em couro, detalhes prateados e em preto brilhante. As saídas de ar-condicionado são circulares nas extremidades e um par de saídas horizontais acima da tela da central multimídia – com frisos que se conectam com o desenho dos painéis das portas, formando um desenho que é mais moderno e refinado.

O console central possui um desenho em dois andares, sendo uma parte superior com um desenho com porta-objetos e alguns controles inseridos dentro de um espaço em preto brilhante. Há um porta-objetos que, quando fechado, serve como apoios de braços dos ocupantes e com um friso prateado que envolvente o topo da guarnição. Os bancos possuem acabamento em couro e são climatizados. A parte inferior do console central possui mais porta-objetos e tomada 12V. Você pergunta, onde estaria a alavanca do câmbio ou seletor? Na coluna de direção, enquanto ele possui paddle-shifts que alteram a regeneração do sistema de frenagem.



Desenvolvido a partir da plataforma modular elétrica EVA da Mercedes-Benz, ele possui 5,125 metros de comprimento, 3,210 metros de entre-eixos, 1,959 metro de largura e 1,718 metro de altura. Ele possui porta-malas de 645 a 880 litros com cinco lugares (com a segunda fileira correndo sobre trilhos) ou 250 litros com as três fileiras – com as duas últimas fileiras rebatidas, ele pode alcançar 2.020 litros. O SUV ainda possui um peso de 2.620kg e tem uma altura em relação ao solo de 17,8 centímetros. Na mecânica, ele dispõe de um motor elétrico eATS no eixo traseiro.

Como ele vem apenas com a versão 450+, o SUV tem motor elétrico que desenvolve 360cv de potência e torque de 57,9kgfm, juntamente de uma bateria de 108,4kWh, de íons de lítio. Com tração traseira, ele possui capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210km/h, limitado eletronicamente. A autonomia, de acordo com o InMetro (PBEV), é de 411km – mas no padrão internacional, o WLTP, ele possui uma autonomia de bons 672km, lembrando que o padrão do PBEV é sempre ter a autonomia com a pior hipótese. O EQS SUV conta com um carregador de bordo de 11kW ou 22kW, em Corrente Alternada.

Em corrente continua (CC), a bateria de 400V pode ser recarregada em carregadores de até 200kW. Nesse método, em 31 minutos ele recupera de 10% a 80% da bateria. Essa recarga recupera 300km de autonomia em apenas 15 minutos. Ainda sobre a mecânica, o EQS SUV possui uma suspensão four-link na dianteira de braços sobrepostos e uma suspensão multilink independente na traseira. Há ainda a suspensão pneumática AirMatic com amortecedores ADS+ ajustável, trazendo conforto e dinamismo, aonde o nível de altura do veículo pode ser elevado em até 4 centímetros. Segundo a Mercedes, ele possui o sistema Dynamic Select com os modos Eco, Comfort, Sport e Individual.



Ele ainda possui eixo traseiro direcionável possui com um ângulo de esterço de até 10º, ajudando nas manobras. Em termos de tecnologia, o SUV possui tecnologia remota Over-The-Air (OTA), sistemas como Trailer Maneuvering Assist (assistente de condução com trailer), MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou o sistema de realidade aumentada poderão ser ativados posteriormente a compra. Focado em segurança, a Mercedes desenvolveu com célula de passageiros rígida com zonas de deformação especiais e todos os bancos possuem sensor de cinto de segurança.

Ele ainda possui o sistema Energizing Air Control Plus que melhora a qualidade do ar no interior e as portas automáticas de conforto na frente e atrás; o HEPA (High-Efficiency Particulate Air), que traz um nível de filtragem muito alto para reter partículas finas, micropartículas, pólen e outros substâncias que entram com o ar externo; há ainda Inteligência Artificial que traz inúmeros sensores disponíveis, que ajudam desde para estacionar, pode estacionar e sair com o veículo usando somente o smartphone, como para a condução, como o opcional Drive Pilot permite um alto grau de automatização circulando em uma velocidade de até 60km/h.

Ele ainda pode ser equipado com alerta adicional do perigo de cochilos do Attention Assist, controle de cruzeiro adaptativo Active Distance Assist Distronic, Active Lane Keeping e Blind Spot Assist, Active Stop-and-Go Assist, Active Steering Assist, Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, e Pre-Safe Plus incluindo Pre-Safe Impulse Side. Aqui, ele será vendido em versão única 450+ AMG Line com as cores Preto, Branco Polar, Prata High-Tech, Verde Esmeralda, Preto Obsidian, Cinza Selenite, Azul Solidate e as opções Manufaktura: Branco Diamante e Cinza Alpino. Ele será produzido na unidade de Tuscaloosa, nos Estados Unidos.



EQS SUV 450+ AMG Line

De série, ele será vendido com suspensão a ar Airmatic com amortecimento ajustável continuamente ADS+, sistema Dynamic Select com quatro modos de condução, eixo traseiro direcional, lembrete de presença do ocupante na parte traseira, MBUX Hyperscreen com uma grande tela grande e curva que abrange quase de uma coluna A à outra. As três telas OLED tem quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 17,7 polegadas – com conectividade para smartphones sem fio via Apple CarPlay e Android Auto – e uma tela para o lado do passageiro, com tela de 12,3 polegadas. No topo do painel, ainda existe o Head-Up Display (HUD), um deles com realidade aumentada. Com um software inteligente, o Mercedes-Benz User Experience (MBUX) se adapta completamente aos usuários e fornece sugestões personalizadas para diversas funções de infoentretenimento, conforto e ajustes do veículo. Com o Zero Layer, os recursos (como o rádio e a navegação, por exemplo) estão sempre disponíveis dentro do campo de visão e facilitando o uso e mudanças entre as funções. Ele também é equipado com o sistema de som Dolby Atmos, que eleva a experiência de áudio no EQS SUV a um novo nível. Ele tem instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio, que podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus. O EQS SUV traz o sistema de ar-condicionado ar-condicionado Thermotronic dianteiro e traseiro com o Energizing Air Control Plus, um sistema baseado em filtragem, sensores, conceito de exibição visual e ar-condicionado. Ele tem filtro High-Efficiency Particulate Air (HEPA), com um nível de filtragem muito alto para capturar partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias que entram com o ar externo. A lista cresce com AMG Line (Exterior e Interior), bancos revestidos em couro Lugano (Nappa), assistente de distância ativa Distronic Plus, Inteligência Artificial que traz inúmeros sensores disponíveis, que ajudam desde para estacionar, pode estacionar e sair com o veículo usando somente o smartphone, como para a condução, como o opcional Drive Pilot permite um alto grau de automatização circulando em uma velocidade de até 60km/h. Ele ainda pode ser equipado com alerta adicional do perigo de cochilos do Attention Assist, controle de cruzeiro adaptativo – Active Distance Assist Distronic, Active Lane Keeping e Blind Spot Assist, Active Stop-and-Go Assist, Active Steering Assist, Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, e Pre-Safe Plus incluindo Pre-Safe Impulse Side. A lista aumenta com os sensores traseiros para manutenção de faixa, assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°, faróis Digital Light, sistema de abertura/fechamento Keyless-Go (com fechamento da tampa do porta-malas e função partida sem chaves), Burmester Surround Sound System 3D, Wireless Charging, pacote Air Balance (com massagem e odorizador), Energizing Plus, teto solar panorâmico e outros. 



Preço

  • Mercedes-Benz EQS SUV 450+ AMG Line – R$ 998.900 




Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa