Volkswagen apresenta a nova reestilização da Saveiro, que estreia no país por R$ 95.770

Volkswagen dá um tapa na cansada Saveiro, que muda seu design e fica a espera de uma nova geração; picape ganha mudanças mais bruscas desde 2009



A reestilização da Saveiro é uma das novidades que a Volkswagen preparou para o ano de 2023. A marca alemã manteve a sua picape compacta em sua terceira geração, apesar de estar caminhando para seu aniversário de 42 anos em 2024. A atual terceira geração foi apresentada em 2009 e já tinha passado por outras duas reformas. Agora, a marca apresentou mais novidades para a picape, que recebeu novos ajustes em termos de design e equipamentos – por mais que urge uma nova geração.

Com uma concorrência feroz que parte da Fiat Strada, as mudanças visuais da Saveiro parecem não fazer o efeito novidade que a Volkswagen pretende com essa mudança em termos de design. Apesar disso, essa é a mudança mais brusca que a Saveiro recebeu nesta terceira geração, promovida a uma boa vontade da marca alemã em disfarçar a idade do projeto. Dessa vez, finalmente a traseira também recebeu retoques. Mas antes de falar delas, vamos para a dianteira. Nela, a Volkswagen trouxe novo desenho dos faróis acompanhado de um novo layout, com um acabamento cromado interno.

Esse acabamento faz com que os dois faróis se conectem por um friso cromado que está presente também na grade dianteira. Falando nela, a grade é nova e fica um pouco maior nesta mudança visual. A grade continua conectada com os faróis e traz um design que vemos nos atuais utilitários esportivos da Volkswagen. O para-choque dianteiro também é totalmente novo. Nele, a marca adicionou uma nova entrada de ar inferior com duas barras horizontais e detalhes prateados na parte inferior. A entrada de ar tem um desenho hexagonal e provoca um desenho mais pronunciado.

Nas extremidades, a Saveiro recebe um acabamento em plástico preto vertical e com um desenho em ‘L’, mas que se aproxima mais de uma vírgula. Nele ficam os faróis de neblina e complementam as mudanças desta reestilização. No capô, a nova Saveiro recebe um novo desenho. Agora a peça passa a contar com dois vincos em ‘V’ que se conectam com as extremidades do para-brisa. Nas extremidades do capô, ele possui um vinco que se conecta com as colunas e existe um outro vinco horizontal que percorre toda a borda que está próxima dos faróis e da grade dianteira, dando uma sensação de capô mais alto.



Nas laterais, as novidades ficam por conta do acabamento plástico que passa a contar com um novo desenho, especialmente na parte inferior das portas e no para-lama traseiro. Esse acabamento se conecta diretamente com o arco das caixas de rodas, que também são plásticos – e com o acabamento em plástico do para-choque traseiro. Há também novas calotas e rodas de liga leve, que variam de acordo com cada versão. A opção de acesso traz rodas de aço com calotas de 15 polegadas, equipadas com pneus 205/60 R15. As versões mais caras passam a contar com rodas de liga leve com um novo desenho, de 15 polegadas também e seis raios, com acabamento diamantado.

O bom é ver que a traseira da picape também recebeu novidades, como o novo layout das lanternas, que passam a contar com um acabamento em preto brilhante – mais uma ligação com os utilitários esportivos da marca. As lanternas receberam um novo layout das luzes e agora se conectam por meio de uma faixa em preto fosco, que sustenta o logotipo da marca, ao centro – presente a partir da versão Extreme. A tampa da caçamba mantém os dois vincos horizontais que estão conectados com o desenho da parte superior e inferior das lanternas. Abaixo da faixa em preto, a Volkswagen traz o nome Saveiro em preto também.

O para-choque traseiro recebe novidades com um novo desenho. Nas laterais, o acabamento em plástico preto possui dois vincos (sendo o vinco superior que percorre toda a traseira e se conecta com o outro lado da carroceria) e vista de traseira, a picape possui um vinco em ‘C’ que se conecta com o espaço da placa, que também ganha uma área maior, apesar de manter a mesma posição. A parte inferior do para-choque possui um acabamento prateado que tem dois ressaltos nas extremidades, deixando um espaço central para a placa. Enquanto o exterior recebeu uma boa reforma, o mesmo não pode ser dito do interior.



Com linhas que já estão cansadas, a Volkswagen aderiu apenas ao novo logotipo da marca no volante – que é multifuncional nas versões mais equipadas. E se contente com isso. Algumas versões ainda receberam novas padronagens dos bancos de tecido. No painel, as mudanças ficam por conta de uma faixa prateada escovada que traz o nome Saveiro. Na versão topo de linha Extreme, as novidades são maiores. A picape ganha novo grafismo do quadro de instrumentos que traz aros com detalhes alaranjados e a versão Trendline possui esses detalhes em azul. Está lá, no painel, a central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.

A central possui conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, quatro alto falantes e câmera de ré. Mecanicamente, a Volkswagen manteve a mesma mecânica formada pelo motor 1.6 16v MSI Flex que desenvolve 116/106cv e 16,1/15,4kgfm, sempre associada a um câmbio manual de 5 marchas. Em termos de ajustes, a Volkswagen confirmou que o novo para-choque dianteiro trouxe um melhor ângulo de ataque, suspensão com novas molas e amortecedores, que fazem com que a picape esteja 10 milímetros mais alta, enquanto a traseira mantém molas helicoidais de dupla ação, enquanto os freios a disco estão nas quatro rodas – uma das qualidades da picape.

O pecado é que a marca ainda manteve a direção hidráulica em favor de uma elétrica. Em termos de consumo, o motor 1.6 possui um consumo de 7,8km/l na cidade com etanol e 8,9km/l na estrada com o mesmo combustível. Com gasolina, as médias da cidade e da estrada são, respectivamente, de 11,3km/l e 12,6km/l, com Cabine Simples. A Cabine Dupla possui consumo de 7,9km/l e 9,1km/l na cidade/estrada com etanol e 11,5km/l e 12,9km/l na cidade e na estrada com gasolina. Em termos de versões, a Volkswagen decidiu manter as versões Robust Cabine Simples, Trendline Cabine Simples e Robust Cabine Dupla.



A novidade é o fim da versão Cross em favor da versão Extreme. Essa possui um desenho igualmente off-road, mas tem alguns detalhes. Começa com o capô com o nome Extreme em laranja no lado esquerdo, o nome Extreme no para-lama traseiro e na coluna C ganha um logotipo circular alusivo da versão Extreme. De acordo com a Volkswagen, a Saveiro serão vendida com cinco opções de cores: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Em termos de desempenho, a Saveiro acelera de 0 a 100km/h em 9,9 segundos com etanol e 10,4km/l com gasolina, com Cabine Simples. A Cabine Dupla possui desempenho de 10,1 segundos e 10,6 segundos com etanol e gasolina. Desenvolvida a partir de uma base PQ24, a Saveiro possui 4,493 metros de comprimento, 2,752 metros entre os eixos, 1,721 metro de largura e 1,560 metro de altura. A caçamba tem 924 litros de capacidade e 664kg de carga com Cabine Simples e 580 litros de capacidade e 605kg de carga com Cabine Dupla, além de 400kg de capacidade de reboque. O peso varia de 1.076kg a 1.135kg, com um tanque de combustível de 55 litros de capacidade. 

A marca ainda fala que a nova Saveiro se torna uma picape com melhor custo/benefício, por conta dos preços menores desta reestilização. Assim como aconteceu com Polo e Virtus, a Volkswagen conseguiu deixar a picape mais acessível. Fora isso, a marca comenta que a Saveiro continua a oferecer um bom consumo, revisões programadas, cotação de seguro, substituição de itens consumíveis (como pastilhas de freio, por exemplo) e o próprio preço do carro, ela está posicionada abaixo da concorrência. Com seus 41 anos de mercado, a Saveiro será vendida com garantia de três anos. Além do Brasil, a Volkswagen comenta que a picape é vendida em outros 17 países da América Latina e Central.



Saveiro Robust

De série, a picape compacta é equipada com ABS, palhetas do limpador de para-brisa Aerowischer, alerta de frenagem de emergência (ESS), airbag duplo (passageiro e motorista), alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, antena do teto, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, console central com porta-copos, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara escurecida, freios a disco nas quatro rodas, Hill Hold Control (HHC) – Assistente de Partida em Subidas, iluminação da caçamba, limpador do para-brisa com temporizador, brake-light, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, para-sol com espelho para passageiro, porta-revistas no encosto do banco do passageiro, preparação para sistema de som com fiação, regulagem do facho do farol, revestimentos dos bancos em tecido, rodas de aço com aro de 15 polegadas e pneus 205/60 R15, sensor de estacionamento traseiro, tomada 12V no console central, travamento elétrico das portas sem controle remoto e vidros elétricos. Com Cabine Dupla, a versão adiciona bancos traseiros com três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura e bagageiro longitudinal no teto.



Saveiro Trendline

A versão intermediária possui computador de bordo I-System com Eco-Comfort, sistema Keyless – sistema de alarme com comando remoto, espelhos retrovisores elétricos externos com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt-down no lado direito, espelhos retrovisores externos e maçaneta das portas na cor do veículo, faróis com função Coming & Leaving Home, indicador de troca de marcha, tampa da caçamba com amortecedor e chave e travamento elétrico das portas com controle remoto.



Saveiro Extreme

A topo de linha acrescenta mais itens como sistema de assistência a frenagem (HSA), quatro alto-falantes, dois tweeters e antena no teto, câmera de ré, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, chave tipo canivete com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, colunas centrais externas com aplique preto fosco (Exceto com a Preto Ninja), desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores externos na cor Preto Ninja, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus, maçaneta das portas na cor do veículo, acabamento em plástico preto que alarga as caixas de rodas, para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro, pedaleiras esportivas, rodas de liga leve aro 15” com pneus 205/60 R15, santantônio com função de aerofólio e braços estendidos sobre as laterais da caçamba, central multimídia com sistema de som touchscreen Composition Touch com App-Connect e entrada USB e volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e ‘I-System’.



Preços

  • Volkswagen Saveiro Robust Cabine Simples 1.6 16v MSI Flex – R$ 95.770
  • Volkswagen Saveiro Robust Cabine Dupla 1.6 16v MSI Flex – R$ 109.710
  • Volkswagen Saveiro Trendline Cabine Simples 1.6 16v MSI Flex – R$ 101.490
  • Volkswagen Saveiro Extreme Cabine Dupla 1.6 16v MSI Flex – R$ 114.580





Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos