GM registra imagens de patente de sistema de detecta desalinhamento das rodas no USPTO

General Motors registra imagens de patente no United States Patent and Trademark Office de um sistema de alinhamento automático das rodas



A General Motors (GM) registrou as primeiras imagens de um novo sistema que está em desenvolvimento pela sua equipe de engenharia. Trata-se de um sistema automático de detecção de alinhamento de rodas para os carros. As primeiras informações foram patenteadas no escritório norte-americano chamado de United States Patent and Trademark Office, o USPTO, dos Estados Unidos. Apesar de não explicar do que se trata, o site CarBuzz conseguiu detalhes da novidade que pode surgir em breve nos carros das marcas da GM.

De acordo com o site, a maioria dos carros topo de linha de marcas como Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac já possuem as peças necessárias para operar. A primeira etapa do sistema é o Inertial Measurement Units (IMU) ou unidades de medição inercial, para detectar se existe um evento que possa causar o desalinhamento das rodas. Esses sensores determinam a gravidade de um acidente ou detecção de pequenos impactos, já que o mesmo sistema está presente nos airbags, por exemplo. Caso tenha algum impacto no alinhamento das rodas, como um buraco grande ou uma lombada em uma velocidade mais acentuada, o sistema detecta componentes da suspensão que foram prejudicados.

Para determinar se será necessária uma verificação no alinhamento das rodas, será medida a magnitude da força exercida sobre o veículo e se ficar entre dois valores pré-determinados, o carro notifica o motorista que será preciso levar o carro até uma concessionária ou loja especializada para fazer o alinhamento das rodas. O site ainda destaca que o registro no USPTO, o teste de alinhamento pode ser feito de forma autônoma ou semiautônoma. Qualquer carro equipado com o sistema Super Cruise de condução semiautomatizada tem capacidade de checar esse desalinhamento.

Caso ele rode autonomamente, a GM destaca que o carro possui capacidade de detectar esse desalinho das rodas e perguntará ao motorista se deseja fazer o reparo agora ou posteriormente. Caso o motorista opte pelo sim, o próprio carro vai encontrar uma oficina mais próxima que ofereça esse serviço. Caso opte pelo reparo posterior, a central multimídia vai ter um lembrete em um intervalo pré-determinado toda a vez que ligar o veículo. O desenvolvimento de um sistema assim deve ajudar o consumidor a ter um alcance de vida útil maior dos pneus, além de não forçar outros componentes do carro, trazendo uma redução no custo de rodar.

Hoje isso é possível notar apenas dando atenção a alguns sinais como direção com trepidação e barulhenta, carro puxando em uma direção e o desgaste irregular dos pneus. Ainda não se tem informações de quando que esse sistema vai estrear em um carro de produção e muito menos em qual marca, apesar de poder ser um sistema que apareça primeiro nas marcas mais premium, como Buick e Cadillac. 



Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mitsubishi revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV na Europa, o Grandis

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Kia investe US$ 200 milhões na fábrica da Geórgia para a produção do EV9 nos EUA

GWM comemora primeiro mês cheio de vendas do Haval H6; marca estaciona em 16º no ranking

Audi quase comprou plataforma modular de elétricos da chinesa IM Motors, da SAIC

Mitsubishi apresenta na Indonésia o Xforce, um SUV compacto que seria interessante no Brasil

Ex-CEO da Toyota diz que linha GR é importante na revitalização de imagem em produtos

Na Rússia, Chery terá uma nova marca chamada Tenet e antecipa primeiro teaser com SUV

Pela dupla Q6 e-tron, Audi confirma aumento na cadeia de funcionários em Ingolstadt