GM registra imagens de patente de sistema de detecta desalinhamento das rodas no USPTO

General Motors registra imagens de patente no United States Patent and Trademark Office de um sistema de alinhamento automático das rodas



A General Motors (GM) registrou as primeiras imagens de um novo sistema que está em desenvolvimento pela sua equipe de engenharia. Trata-se de um sistema automático de detecção de alinhamento de rodas para os carros. As primeiras informações foram patenteadas no escritório norte-americano chamado de United States Patent and Trademark Office, o USPTO, dos Estados Unidos. Apesar de não explicar do que se trata, o site CarBuzz conseguiu detalhes da novidade que pode surgir em breve nos carros das marcas da GM.

De acordo com o site, a maioria dos carros topo de linha de marcas como Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac já possuem as peças necessárias para operar. A primeira etapa do sistema é o Inertial Measurement Units (IMU) ou unidades de medição inercial, para detectar se existe um evento que possa causar o desalinhamento das rodas. Esses sensores determinam a gravidade de um acidente ou detecção de pequenos impactos, já que o mesmo sistema está presente nos airbags, por exemplo. Caso tenha algum impacto no alinhamento das rodas, como um buraco grande ou uma lombada em uma velocidade mais acentuada, o sistema detecta componentes da suspensão que foram prejudicados.

Para determinar se será necessária uma verificação no alinhamento das rodas, será medida a magnitude da força exercida sobre o veículo e se ficar entre dois valores pré-determinados, o carro notifica o motorista que será preciso levar o carro até uma concessionária ou loja especializada para fazer o alinhamento das rodas. O site ainda destaca que o registro no USPTO, o teste de alinhamento pode ser feito de forma autônoma ou semiautônoma. Qualquer carro equipado com o sistema Super Cruise de condução semiautomatizada tem capacidade de checar esse desalinhamento.

Caso ele rode autonomamente, a GM destaca que o carro possui capacidade de detectar esse desalinho das rodas e perguntará ao motorista se deseja fazer o reparo agora ou posteriormente. Caso o motorista opte pelo sim, o próprio carro vai encontrar uma oficina mais próxima que ofereça esse serviço. Caso opte pelo reparo posterior, a central multimídia vai ter um lembrete em um intervalo pré-determinado toda a vez que ligar o veículo. O desenvolvimento de um sistema assim deve ajudar o consumidor a ter um alcance de vida útil maior dos pneus, além de não forçar outros componentes do carro, trazendo uma redução no custo de rodar.

Hoje isso é possível notar apenas dando atenção a alguns sinais como direção com trepidação e barulhenta, carro puxando em uma direção e o desgaste irregular dos pneus. Ainda não se tem informações de quando que esse sistema vai estrear em um carro de produção e muito menos em qual marca, apesar de poder ser um sistema que apareça primeiro nas marcas mais premium, como Buick e Cadillac. 



Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos