Chevrolet apresenta a nova Spin no Brasil, que é revelada por completo e parte de R$ 119.990

Segunda reestilização da Chevrolet Spin traz as mudanças mais bruscas para a minivan desde sua estreia; modelo mantém motor 1.8 e começa em R$ 120 mil



A Chevrolet apresentou oficialmente a nova Spin no Brasil, que passa por sua segunda reestilização. A minivan foi apresentada com mudanças mais bruscas desde o seu lançamento, em 2012. A primeira mudança da Spin veio em 2018, quando a minivan completou seis anos. Agora, seis anos da primeira mudança, a Chevrolet decidiu que era momento de atualizar ainda mais a Spin, com a mudança mais brusca desde sua estreia. As mudanças deixam a Spin mais moderna, mas o motor ainda é o mesmo 1.8 8v Flex.

Em termos de design, a nova Spin se destaca por trazer uma série de mudanças. A dianteira se destaca por contar com novo design dos faróis, que se destaca por quase ser dividido em dois andares. Na parte superior, a Chevrolet traz luzes diurnas (DRL) em LED e a parte inferior possui os faróis principais, com uma iluminação em LED. Com isso, os faróis passam a ser Full-LED (que aumenta em 3x a luminosidade). Os faróis superiores e principais se conectam nas extremidades. A grade também passou por um redesenho, sendo uma parte superior mais fina, que possui uma barra cromada única.

A grade principal é trapezoidal com três barras cromadas é a principal entrada de ar para o motor. A grelha possui um acabamento em plástico preto ou preto brilhante, de acordo com cada versão. O logotipo da Chevrolet fica entre as grades superior e inferior. É a partir da grade que há vincos que definem o para-choque dianteiro. A grade inferior possui vincos para as extremidades do para-choque dianteiro, onde forma um acabamento em preto brilhante que fica o espaço para os faróis de neblina. Ele fica abaixo dos faróis principais. Há também um vinco na parte inferior da grelha inferior que se conecta com os faróis.

O contorno do acabamento dos faróis de neblina também tem vincos que se conectam com os faróis, enquanto a entrada de ar inferior é trapezoidal com uma barra horizontal. Essa entrada de ar possui um acabamento cinza, enquanto toda a parte inferior da nova Spin tem um acabamento em plástico preto. O capô, por exemplo, foi todo redesenhado e fica mais alto, com novos vincos que partem dos faróis superiores, além de outros vincos que nascem acima dos faróis superiores e se conectam com as colunas A. De perfil, as novidades ficam por conta do novo para-lama dianteiro.



Nele, a Spin ganha um vinco que nasce a partir dos faróis e termina na porta dianteira. Os para-lamas ganharam repetidores de setas. Os para-lamas ganharam acabamento em plástico preto mais grosso na parte superior das caixas de rodas, além do mesmo acabamento presente nas saias laterais e na parte inferior das portas. Outras novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve, que variam de 15 polegadas (195/65 R15) ou 16 polegadas (205/60 R16). A Chevrolet adicionou novos pneus ecológicos da Bridgestone, chamados de Ecopia EP 150, que oferece menor resistência de rolagem e mais eficiência energética. De traseira, a nova Spin também traz novidades. A minivan passa a ser vendida com novas lanternas, tampa do porta-malas e para-choque traseiro.

Começando pelas lanternas, elas ficam maiores e recebem um desenho. Mais retangulares, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e agora contam com uma iluminação em LED. Além disso, as lanternas recebem um novo layout interno, com as luzes de setas e de ré na parte inferior. Entre as lanternas, a tampa do porta-malas possui dois frisos. O primeiro deles é na cor da carroceria, na parte superior, onde fica o logotipo da Chevrolet. O outro friso é prateado e se conecta com a parte inferior das lanternas, ficando acima do espaço para a placa na tampa.

A tampa do porta-malas também recebe um vinco horizontal na parte superior das lanternas, quase parecendo um pequeno aerofólio. Abaixo do espaço da placa, a Spin possui um par de vincos horizontais. Já o para-choque traseiro possui refletores verticais nas extremidades, envoltos de vincos em ‘C’ e um vinco horizontal que se conectam com os refletores. A parte inferior possui um acabamento em plástico preto e a parte central tem uma área prateada. De acordo com a marca, a Chevrolet mudou 42% das peças externas da Spin, em relação ao modelo anterior.

Mas é no interior que a Chevrolet decidiu que era o momento de maior mudança para a Spin. Ela fica responsável por inaugurar o quadro de instrumentos com tela digital de 8 polegadas, digital e configurável (em até seis modos), enquanto o volante passa a ser o mesmo do Onix. Ele tem base achatada, controles multifuncionais e detalhes prateados, além de poder ter um acabamento em couro com costuras contrastantes. Do lado direito do quadro de instrumentos está a central multimídia de 11 polegadas, com controles touchscreen e que ganha a versão mais atualizada do Chevrolet MyLink.



A central possui novidades como Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C, além de projeção para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A central ainda possui uma conectividade com internet que chega a ser 12 vezes mais estável e com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos. O OnStar, que garantem ao cliente da marca a usar mais tecnologia com os pacotes: Standard, Protect, Connect e Protect & Connect. A marca também destaca por trazer pacote de dados de 20GB nos seis meses de gratuidade.

Como complemento ao OnStar, os veículos saem da fábrica equipados com o tag Sem Parar, em que o cliente tem direito a seis meses de gratuidade nas mensalidades, custeando apenas o consumo. O painel também possui faixas em LED decorativas que também estão presentes nos painéis das portas e no console central, com sete opções de cores. Abaixo da central multimídia, a nova Spin possui duas saídas de ar-condicionado horizontais (interrompidas apenas ao botão de pisca-alerta), além de duas outras saídas de ar, cada uma nas extremidades do painel.

Todas as saídas de ar têm um acabamento prateado. Na extremidade esquerda do painel estão os controles da iluminação da minivan, enquanto abaixo das saídas de ar centrais estão os controles do sistema de ar-condicionado digital e automático. As versões mais caras da Spin ganham ainda ganham dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática. O console central conta com carregador por indução para smartphones, enquanto a alavanca de câmbio possui um acabamento em preto brilhante no contorno da alavanca.



Os painéis das portas possuem um desenho mais sofisticado também. A Chevrolet também ganhou novos bancos dianteiros, com espumas de múltipla densidade. Internamente, a nova Spin manteve o sistema de trilhos dos bancos da segunda fileira, que permite uma melhor distribuição do espaço entre os passageiros para acomodação de grandes bagagens. Outra novidade é que a Chevrolet trouxe porta-objetos maiores em 50%. De acordo com a Chevrolet, a nova Spin possui grande público de famílias de grande porte, pessoas com deficiência (PcD) e motoristas profissionais, tanto de aplicativos como taxistas.

Cerca de 70% das vendas da Spin são de consumidores que já tinham uma unidade do modelo. Desenvolvida a partir da plataforma GSV (Gamma II), a nova Spin possui 4,420 metros de comprimento, 2,620 metros entre os eixos, 1,768 metro de largura e 1,699 metro de altura. A Spin possui um porta-malas de 710 litros nas versões de cinco lugares ou que varia de 553 litros a 756 litros de capacidade com sete ocupantes, 162 litros de capacidade com sete lugares e que pode chegar a 1.068 litros de capacidade. O peso da Spin varia de 1.225kg a 1.292kg. Segundo a marca norte-americana, a nova Spin está 3,4 milímetros mais larga, graças as rodas que foram deslocadas para melhorar a estabilidade por trazer uma altura maior.

A nova Spin possui um ângulo ataque que aumentou de 15,5º para 16,6º e de saída passou de 22,9º para 24,4º, graças a altura maior e aos novos para-choques dianteiro e traseiro. O motor é o conhecido 1.8 8v Flex SPE/4 ECO que desenvolve 111/106cv de potência, com torque de 17,7/16,8kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. Com esse motor, a Spin acelera de 0 a 100km/h em 11,0 segundos e atinge a velocidade máxima de 170km/h. O motor recebeu melhorias também, trazendo mais eficiência energética, com menores consumos e emissões de poluentes.



Isso é possível graças a adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento. O motor passou por uma recalibração, assim como a transmissão, que faz com que há acelerações mais lineares e progressivas. Isto quer dizer que as trocas de marcha estão mais suaves. Isso é notado na melhoria da retomada de 80-120km/h, que agora é feita em 9,3 segundos. O consumo é de 7,4km/l na cidade e 9,3km/l na estrada com etanol e 10,5km/l na cidade e 13,4km/l na estrada com gasolina.

No uso misto convencional (60% urbano e 40% rodoviário), o ganho de eficiência energética representa quase 50km extra de autonomia a cada tanque completo de gasolina. “O fato de a GM possuir um Centro de Desenvolvimento Veicular no Brasil traz um diferencial competitivo de qualidade muito grande para nossos produtos na América do Sul. Permite que possamos criar soluções customizadas, inclusive para outros mercados. Tanto que o Novo Spin se antecipa a futuras normas ambientais na região, já que as mudanças mecânicas visaram também a redução significativa das emissões”, explica Fábio Morgan, Engenheiro-Chefe da nova Spin.

Em termos de ajustes, a Chevrolet apresentou uma série de avanços para a sua minivan. Ela traz ajustes na suspensão e amortecedores, que deixaram a Spin mais alta em 1,6 centímetro. Há uma mudança no sistema de gerenciamento eletrônico e na calibração do conjunto de motor e direção. A eficiência energética do veterano motor 1.8 está 11% melhor. Os amortecedores ganharam ajustes importantes como amortecedores reajustados a fim de melhorar a estabilidade e filtrar mais as imperfeições do solo. A suspensão e a direção elétrica ganharam novos ajustes, com respostas ao volante mais diretas.



“O desenvolvimento do Novo Spin seguiu exatamente as sugestões dos grupos de usuários do veículo. Pesquisas apontaram que o produto tinha sim oportunidades para aperfeiçoamentos, incluindo acabamento e conteúdo, porém, uma exigência era que determinados quesitos não deveriam ser radicalmente alterados, caso da faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica. Fomos além para poder superar as expectativas com a mais abrangente atualização promovida na trajetória do Spin”, revela Paula Saiani, Diretora de Marketing do Produto.

De série, as melhorias mais notáveis foram com a chegada de um pacote de segurança de maior relevância. Em todas as versões, a Spin passa a ser vendida com seis airbags, inclusive para a terceira fileira de bancos. A lista ainda traz novidades como colisão frontal com detector de pedestre, a frenagem automática de emergência, a assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, o alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar.

Em nosso mercado, a nova Spin virá com três versões: LT, LTZ e Premier, perdendo as versões LS e Activ. A Spin será vendida com as cores Azul Boreal, Branco Summit, Preto Ouro Negro, Cinza Rush, Prata Shark e Verde Safari. Ela será vendida com três anos de garantia e revisões programadas de R$ 5.284 até os 60.000km. Opcionalmente, a nova Spin possui uma gama de mais de 60 opções, como o Chevy Link que projeta sites, aplicativos e serviços de streaming na tela do multimídia, entre eles Google, Instagram, YouTube, Netflix e Uber Drive.



Spin LT

De série, a versão mais simples da Spin será equipada com seis airbags, cintos dianteiros com pré-tensionador, alerta de não afivelamento dos cintos, faróis Full-LED incluso de luzes DRL e lanternas em LED, câmera de ré, painel digital com tela de 8 polegadas configurável, central multimídia MyLink com tela de 11 polegadas que possui OnStar com Wi-Fi 4G, atualizações Over-The-Air (OTA) e App, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade e tração, segunda fileira com bancos corrediços, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme antifurto, volante multifuncional e outros itens.

 

Spin LT AT

A versão automática traz a transmissão automática de 6 marchas junto de controle de cruzeiro e dutos de ventilação traseiros.



Spin LTZ AT

A versão intermediária passa a ser vendida com sete lugares, volante com revestimento premium, bancos com revestimento híbrido, ar-condicionado digital, partida por botão, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, maçanetas internas cromadas, computador de bordo e rodas de alumínio de 16 polegadas.



Spin Premier AT

Por fim, a versão topo de linha reúne tudo das demais versões e adiciona mais segurança com o pacote ADAS mais completo com alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância segura do carro à frente, carregador de celular por indução no console central, bancos com revestimento premium, grade com detalhes cromados, rodas com acabamento dois tons usinado e rack de teto preto.



Preços

  • Chevrolet Spin LT 1.8 8v Flex MT – R$ 119.990
  • Chevrolet Spin LT 1.8 8v Flex AT – R$ 126.990
  • Chevrolet Spin LTZ 1.8 8v Flex AT – R$ 137.990
  • Chevrolet Spin Premier 1.8 8v Flex AT – R$ 144.990



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV