Fiat apresenta oficialmente o Topolino na Europa, que aparece com um motor de 8cv

Primo do Citroën Ami e Opel Rocks, Fiat apresenta o Topolino como seu menor citadino, menor que o 500e; elétrico chega com um motor de 8cv



A Fiat decidiu voltar ao passado para contar o presente. Poético, não? Mas é o que muita montadora faz ao lançar um novo carro, principalmente quando eles resgatam nomes clássicos. E é assim que a italiana fez ao apresentar o Topolino, resgatando o carinhoso apelido que a primeira geração do 500 tinha, lá no distante ano de 1936, estreia da primeira geração do hatch que em nada lembra o outro clássico 500, vendido a partir de 1957. Mirando na mesma simplicidade e no tamanho reduzido que nasce o novo Topolino.

Visualmente, se percebe que o Topolino nasce a partir do Citroën Ami e Opel Rocks. Diferentemente do modelo da Citroën e da Opel, a Fiat não quis fazer meramente uma engenharia de emblema. A dianteira do Topolino remonta um design que lembra muito o primeiro 500, que se destaca por trazer faróis compactos e circulares, com uma borda prateada, com o logotipo da Fiat em destaque ao centro. Acima e abaixo do logotipo, existe um vinco que quase se conecta com os faróis. Mais abaixo, possui mais um vinco horizontal que se conecta com os piscas, também circulares e mais nas extremidades do para-choque.

Na parte inferior do para-choque dianteiro, o Topolino possui uma faixa prateada que faz as vezes de um para-choque de carros clássicos, quando ainda eram de ferro. Pouco acima, ele tem o nome Topolino gravado na própria carroceria. Ele possui, próximo do para-brisa, dois vincos verticais e centrais, que criam um pequeno ressalto. É olhando de perfil que se percebe que o Topolino é um carro ‘subsubcompacto’. Pequeno, ele possui um vinco horizontal que corta toda a linha e dá vida a uma linha de cintura. Há vincos nas caixas de rodas, que alargam os para-lamas, e um vinco na parte inferior das portas.

De perfil, o Topolino é basicamente o mesmo hatch da Citroën e Opel. Inclusive com o sistema de portas com abertura contrária, apesar de uma nova chapa. Ele possui um vinco horizontal na parte inferior, diferente da dupla Citroën/Opel. Como o primo francês, ele foi desenvolvido com painéis da carroceria intercambiáveis, um recurso que significa uma redução de custo, fabricação e manutenção. Ele conta com duas portas, mas cada uma abre para um lado e são intercambiáveis entre si. A porta do passageiro possui abertura convencional, enquanto a do motorista tem abertura suicida.



O Topolino ainda oferece uma versão chamada de Dolcevita, que troca as portas por um cordão. O hatch também possui um desenho dos vidros simples, com janela vigia antes da porta e depois dela. Os vidros laterais tem um sistema de abertura bem antigo, com dois vidros que são divididas em duas lâminas. Uma é fixa e outra abre com um sistema similar a uma dobradiça de porta. Por fim, o perfil do hatch possui rodas de 14 polegadas com pneus 155/65 R14 com calotas e com um desenho retro, com uma calota central com o logotipo Fiat.

No teto, a Fiat oferece opção de um teto de lona, como é o caso do Dolcevita, com o Rear Carriage. A parte superior da carroceria possui um acabamento bitom, como o modelo das imagens, com tom preto fosco e carroceria Verde Vita. De traseira, o Topolino possui um vidro traseiro e lanternas verticais, com uma iluminação em LED e com contorno das lanternas com acabamento cromado. A traseira possui espaço para a placa com uma régua na parte superior e abaixo do espaço da placa traz o nome Topolino na própria carroceria – tal qual acontece com a dianteira.

Por fim, ele possui uma parte inferior com acabamento prateado com refletores horizontais nas extremidades. Opcionalmente, ele pode ter uma sacola de 63 litros que é fixada na traseira, em um bagageiro. Internamente, tudo simples e funcional. O hatch elétrico possui um volante com o logotipo da Fiat e um quadro de instrumentos com uma tela digital que traz as principais funções. O painel possui um acabamento acolchoado em bege e branco em toda a extensão do painel, enquanto o mesmo ainda possui suporte para smartphones, que faz as vezes de central multimídia.



Os painéis das portas são simples, tendo uma fita elástica que segura objetos nos painéis das portas, além de puxadores por fita. Os bancos tem uma estrutura em plástico e materiais macios no assento e no encosto do corpo, além de um encosto de cabeça fixo. Em termos de porte, o Topolino possui 2,535 metros de comprimento, 1,730 metro entre os eixos, 1,400 metro de largura e 1,530 metro de altura. O peso é de 487km, apenas. Podendo ser guiado por jovens a partir de 14 anos a 16 anos em alguns mercados europeus, o elétrico possui um motor elétrico síncrono no eixo dianteiro de 8cv e 4,4kgfm, com um câmbio automático.

Ele é associado a uma bateria de íons de lítio 5,4kWh, que pesa 65kg e que oferece uma autonomia de 75km. A bateria recarregue em 4 horas em um WallBox de carente alternada (CA) de 2,3kW. Em termos de desempenho, a marca fala que ele consegue ter máxima de 45km/h, que ele alcança em 10 segundos. Mecanicamente, ele possui uma suspensão dianteira McPherson e uma traseira de braço direito, além de freios a disco na dianteira e tambor na traseira. Na Itália, ele será vendido com preço de 7.544 euros. Ele ainda pode ser vendido com uma série de opcionais.

Opcionalmente, a Fiat vende o hatch com ventilador USB, um alto-falante Bluetooth, uma garrafa de água termal e duas capas de assento que podem ser usadas como toalhas após o banho. Falando em banho, ele pode vir com um pequeno chuveiro, que pode se tornar uma mão na roda para quem mora a pouco quilômetros do mar. 










Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV