Kia confirma nome Tasman em teaser e surgem mais detalhes da primeira picape da marca

Kia confirma nome Tasman em novo teaser da sua inédita picape média, que será apresentada em alguns meses; estreia será na Austrália



A Kia apresentou um novo teaser sobre a sua inédita picape média, a Tasman, que enfim ganhou o batismo oficialmente. O teaser mostra justamente sobre o batismo da picape e explica a sua origem. A picape vai trazer justamente o espírito pioneiro da Tasmânia, uma ilha ao extremo sul da Austrália, que evoca o nome aliado ao espírito de aventura e exploração. A picape média da marca sul-coreana vai focar no estilo de vida dinâmico e atender a diversas atividades pessoais aliado ao lazer extremo.

Possivelmente sendo apresentada no final deste ano, a picape começa a ser vendida em 2025. A novidade vai concorrer com picapes como Ford Ranger e Toyota Hilux com foco inicial em mercados como Austrália, Coreia do Sul, África e Oriente Médio. A América do Sul, apesar de não mencionada, também não deve ficar de fora. Sendo a Austrália um dos maiores consumidores de picapes do mundo, será o primeiro mercado a receber a Tasman. Mercados como a Coreia do Sul (que tem absorvido mais picapes nos últimos anos) e dois outros grandes consumidores como a África e o Oriente Médio também está na rota.

O nome Tasman veio depois de uma série de possíveis nomes serem selecionados por diversas operações da marca no mundo. A escolha por Tasman veio da Kia Austrália e além da 'ilha da inspiração', e ao Mar da Tasmânia. “Apresentando uma mistura única de vida selvagem diversificada e riqueza cultural, a paisagem deslumbrante e a vida selvagem diversificada da ilha contribuem para um sentimento de admiração e comunidade que não é encontrado em nenhum outro lugar da Terra. O nome sintetiza esse espírito de aventura, refletindo a natureza robusta e as capacidades da próxima picape Kia.”, disse a marca em comunicado.



Desenvolvida a partir de um chassi com longarinas, a picape média vai brigar com Ford Ranger e Toyota Hilux, líderes globais do segmento, oferecendo apenas carroceria cabine dupla, além de tração 4x4 como manda o segmento. Em termos de design, a Tasman deve ser bem diferente dos demais produtos da Kia. Primeira picape da marca, ela vai trazer linhas que podem ser excêntricas, de acordo com a atual identidade visual da marca. “Nosso papel como designers é servir a marca e atender os clientes”, disse Kari Habib, Chefe de Design da Kia, em entrevista para o australiano Carsales.

“Desenhamos produtos para as pessoas usarem... dentro da estrutura da nossa marca. Portanto, o design tem que ter esses atributos e isso cria automaticamente uma aparência familiar.”, adicionou Habib. Com isso, é possível imaginarmos que a picape possa ter uma cara de EV9, por exemplo. A nova picape também terá uma boa capacidade de reboque, na casa dos 3.500kg, de caçamba acima de 1.000kg e terá cerca de 5,250 a 5,400 metros de comprimento. Na mecânica, o novo modelo é cotado com algumas opções de motores à disposição.

Dentro da Kia, a empresa possui o 2.2 Smartstream de 201cv e 40,8kgfm, acoplado ao câmbio automático de dupla embreagem de 8 marchas e o motor 2.5 Turbo a gasolina de 281cv de potência e 42,9kgfm, com o mesmo câmbio de 8 marchas do 2.2. Existe a possibilidade ainda da picape ser equipada com um motor 3.0 V6 Turbo Diesel capaz de desenvolver 260cv. Outra opção deve ser o motor elétrico, que viria junto com a plataforma E-GMP devidamente adaptada para a picape. Essa versão pode ser lançada posteriormente, em meados de 2027, ano em que a Kia confirmou duas picapes elétricas.



Uma delas, pode ser uma Tasman EV. Se for, estima-se que a picape tenha força de 558cv e 81,8kgfm, junto de um conjunto de baterias instaladas na parte inferior, que podem ter 123kWh e oferecer uma autonomia em cerca de 450km. Vindo com uma arquitetura de 800V, ela será capaz de ser carregada em estações DC de até 250kW. Conhecida internamente como ‘TK’ (Truck Kia’), a Tasman vai apostar alto em tecnologia embarcada, ou seja, é esperado que ela venha com uma série de equipamentos de assistência ao motorista, o pacote ADAS. A Kia tem expectativa de produzir cerca de 120.000 a 130.000 unidades ao ano. Cerca de 20.000 delas apenas na Austrália.

A informação foi confirmada durante entrevista. “Sentimos logicamente que o próximo passo em nosso crescimento e nossa presença no cenário australiano seria adicionar o produto que a maioria dos australianos está dirigindo. Obviamente será muito difícil, temos concorrentes muito estabelecidos que fazem isso há décadas. Definitivamente, há uma oportunidade de tentar converter alguns desses clientes olhando para os concorrentes existentes de picapes”, disse o Gerente Geral de Planejamento de Produto da Kia Austrália, Roland Rivero, em entrevista para a Agência Bloomberg.

Ao que tudo indica, a picape vai ser produzida na Coreia do Sul. Aos interessados em saber como vai ficar a picape, o canal sul-coreano Woopa TV flagrou a picape e divulgou mais detalhes (ao fim desta publicação). Informações adicionais devem ser revelados nos próximos meses, quando a marca for divulgando um pouco mais da sua picape Tasman. 



Flagra



Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano