GM anuncia joint-venture para construção de fábrica Ultium CAM em Bécancour, no Canadá
General Motors e POSCO Future M confirmam investimento para fábrica de componente de baterias em Quebec, na Canadá, com a unidade Ultium CAM
A General Motors (GM) e a POSCO Future M confirmaram um
investimento para iniciar a construção da fábrica de processamento de material
ativo catódico (CAM). Chamada de Ultium CAM, a fábrica vai ser responsável pela
produção do componente que será usado nas baterias dos carros elétricos do
grupo. A fábrica será erguida em joint-venture entre a GM e a POSCO Future M,
que é uma empresa global de materiais avançados dedicada a baterias para
mobilidade futura. A nova fábrica será erguida em Bécancour, Quebec, no Canadá.
O investimento foi acordado entre as duas empresas e o ministro
federal de Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne.
Anunciado em 2022, a fábrica enfim encontrou a sua sede e vai ajudar a GM a produzir
a partir de 2025, com um investimento da ordem de US$ 600 milhões para a
construção da unidade. A fábrica deve ficar pronta no primeiro semestre de 2025
e vai gerar cerca de 200 empregos diretos, que vão trabalhar na linha de
produção do processamento de material ativo catódico. O apoio governamental na
região de Bécancour se tornou um dos principais benefícios para a instalação da
unidade.
Além disso, a fábrica terá uma fácil capacidade de acesso à hidroeletricidade de baixo carbono de Quebec para o processamento mineral crítico de veículos elétricos foram fatores importantes na seleção da localização da fábrica na região. O CAM é um componente que é considerado um elemento chave para a produção de baterias e responde por 40% do custo das baterias. A GM espera produzir cerca de 1 milhão de unidades de capacidade anual após o início da produção em 2025 e crescer a partir daí em seu plano estratégico de eletrificação, com produtos mais elétricos.
“Agradecemos ao primeiro-ministro Legault e aos ministros Pierre Fitzgibbon e François-Philippe Champagne por sua tremenda liderança no apoio aos nossos esforços para construir uma cadeia de fornecimento de veículos elétricos segura, sustentável, escalável e com custos competitivos para apoiar nossa produção de veículos elétricos em rápido crescimento na América do Norte. Nós da GM Canadá estamos particularmente orgulhosos de estar de volta a Quebec, aumentando os investimentos e os empregos em alinhamento com a visão da província para o futuro dos transportes.”, disse a Presidente e Diretora Administrativa da GM Canadá, Marissa West.
“Nosso investimento na produção CAM baseada em Bécancour é um passo importante na construção de uma cadeia de fornecimento mais segura e resiliente focada na América do Norte para apoiar as necessidades de produção de veículos elétricos de rápido crescimento da GM e este local oferece espaço para crescer para a JV e seus parceiros no futuro. A GM começou estabelecendo a produção de células de bateria nos EUA. A partir daí, temos trabalhado em toda a cadeia de fornecimento de baterias, até a recuperação da matéria-prima. Estamos construindo níveis mais elevados de integração vertical, impulsionando a expansão do investimento e ajudando a criar empregos em toda a América do Norte.”, disse Sham Kunjur, Diretor Executivo da GM para o Centro de Excelência de EV Raw Materials.
“Nosso projeto manteve-se dentro do cronograma graças aos nossos excelentes parceiros locais de construção e engenharia. Em breve iniciaremos a contratação e treinamento de colaboradores permanentes para nossas operações que terão início em 2025.”, destacou o Presidente da Ultium CAM JV, CG Cha. É da fábrica da região de Quebec que a GM vai enviar os componentes para as quatro fábricas Ultium Cells que possui para a produção de elétricos das marcas, com a LG Chem e a Samsung. Esses componentes estarão em todas as marcas do grupo, como Chevrolet, Cadillac, GMC, Buick e BrightDrop na América do Norte.
Fotos: GM / divulgação
Comentários
Postar um comentário