BMW revela mais um teaser do futuro i4M, no segundo episódio da série M Electrified

BMW revela mais detalhes do desenvolvimento do i4M, que será o primeiro elétrico realmente esportivo com capacidade de entregar mais de 1.000cv de potência 



A BMW revelou mais algumas informações sobre o desenvolvimento da versão M do i4, que está previsto para aparecer em alguns meses. A nova versão será lançada com foco em ser o primeiro produto criado pela divisão M GmbH, como uma versão alternativa ao M4, porém elétrico e com base na carroceria Gran Coupé. O plano de um elétrico M está em desenvolvimento desde 2018 pela BMW, com o protótipo chamado ‘The Beast’, baseado no M2 de primeira geração. Segundo a empresa alemã, o novo elétrico quer destacar o “espírito pioneiro e uma dose saudável de ousadia tecnológica sempre fizeram parte da identidade da BMW M”.

Esse é um lema que leva os engenheiros da BMW M a sempre querer desenvolver novos e diferentes produtos de alto desempenho para modelos de produção. Na série que a divisão esportiva da ‘Bimmer’ desenvolve, chamada de ‘BMW M Electrified’, o segundo episódio retrata toda a evolução da BMW M até o início do desenvolvimento do futuro i4M. A marca conta com a história de clássicos como o 3.0 CSL de 1971, o 320 Turbo de 1976, o único BMW de motor central já criado, o M1, lançado em 1978. Depois, conta um pouco sobre o M5 de 1984, o X5 E53 V12 de 1999.

Isso vai até chegar no ‘The Beast’, projeto que a BMW iniciou em 2018 e que é baseado no M2 de primeira geração, com a diferença de ter um motor elétrico, também chamado de ‘M2 Mule’. O apelido ‘The Beast’ veio depois, por conta da sua dinâmica de direção incomumente furiosa. A criação foi chefiada internamente por Carsten Wolf, Chefe de Desenvolvimento Geral de Veículos da BMW M, disse que esse acionamento demonstrará "desempenho, qualidade e características sem precedentes que nem podemos imaginar hoje". Junto com este protótipo, a BMW trabalhou no lançamento do primeiro M Sport com tração integral xDrive, revelado em 2017 com o M5.

O ‘The Beast’ e o M5 xDrive são base para o entendimento da BMW no desenvolvimento do futuro i4M. A ‘mula de testes’ baseada no M2 por ser um elétrico e o M5 por ser o primeiro BMW M com tração integral, depois de muita discussão interna que uma tração nas quatro rodas poderia acabar com a dinâmica de direção típica do M – o que provou ser infundado. Além dos dois modelos usados como exemplo e dos clássicos criados até então como modelos disruptivos e inéditos que a marca apresentou ao longo da sua história, que nasce o projeto do ‘i4M’.

A proposta é que o futuro sedã elétrico seja o responsável por trazer quatro motores elétricos, cada um deles em uma roda. Isso certamente elevará a dinâmica de direção nas quatro rodas do BMW M para o próximo nível. “Essa tradição de progresso faz parte do DNA de todos os modelos M e também será refletida na nova tração totalmente elétrica de alto desempenho da BMW M.”, disse a marca em comunicado. Em 2023, Frank van Meel, CEO da BMW M GmbH, confirmou em entrevista que o i4M contaria com cerca de 1.088cv de potência com quatro motores elétricos. Na época, o executivo confirmou que a aprovação de potenciais consumidores era de 90% a 95% sobre os elétricos criados pela M Sport.





Vídeo-Teaser



Fotos: BMW / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1993!

BMW lança o Série 3 2022, com novidades nas versões 320i, que estreia por R$267.950

Maxus apresenta a picape T90 reestilizada no Salão do Automóvel de Xangai, na China

Ideias de preços para a Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla!

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Toyota Stout pode ser o nome da futura picape monobloco, resgatando um nome clássico

Curiosidades: Você sabe a diferença entre Hatchback, Fastback e Notchback?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!