Nova geração do Toyota GR86 pode vir com motor Turbo e híbrido em meados de 2028
Rumores no mercado japonês indicam que terceira (e nova) geração do Toyota GR86 pode se tornar híbrida e sem envolvimento técnico da Subaru
A Toyota apresentou o GR86 ainda como GT86 em 2012 e a
segunda geração apareceu em 2021, sempre com o seu irmão de desenvolvimento, o
Subaru BRZ. Uma terceira geração já parece estar em desenvolvimento, ainda
inicial, mas algumas informações já parecem pipocar – pelo menos lá no Japão. De
acordo com as informações, a nova geração do pequeno cupê deve ser equipada com
um motor híbrido pela primeira vez, abandonando o motor aspirado que acompanhou
o pequeno nas duas gerações.
Sendo um projeto todo da Toyota, o novo GR86 seria criado
sem o envolvimento da Subaru. Isso não significa que o BRZ deve deixar de existir,
mas que ele seria apenas um rebadge do modelo da Toyota – e a Subaru deve
aceitar para manter o ritmo de produção em sua fábrica. Hoje, ambos possuem um
pouco de cada marca na sua essência. Por exemplo, a plataforma é desenvolvida
pela Toyota e o motor Boxer vem da Subaru. Em uma nova geração, todo esse
desenvolvimento estaria com a Toyota. As primeiras informações davam conta que
a nova geração do GR86 seria equipada com o motor 1.6 12v Turbo do GR Corolla.
Este entrega 304cv de potência com torque de 37,7kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas. Isso representaria um salto em relação ao motor atual, o 2.4 Boxer que desenvolve 235cv de potência e torque de 25,4kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. Mas, de acordo com a revista japonesa Mag-X, a nova geração do GR86 deve aparecer em meados de 2028 com o motor 1.4 12v Turbo (que nasce a partir do 1.6 12v Turbo) junto de um motor elétrico e dando vida a um sistema híbrido.
Isso faria com que o GR86/BRZ mudasse completamente até de plataforma para receber o motor Turbo e a eletrificação. O site australiano Drive disse que, de acordo com a Mag-X, a Toyota estaria "debatendo se deveria apressar a próxima mudança de modelo em antecipação à era da eletrificação ou adiar a conclusão prolongando a vida útil do modelo atual. Tetsuya Tada – que assumiu a liderança do projeto [86] desde o seu início – aposentou-se em 2021, e não havia mais ninguém que pudesse estar em contato direto com a Subaru para desenvolver produtos mais próximos dos ideais da Toyota”, diz a revista em publicação.
Ao Mag-X, uma fonte próxima do assunto disse que "a Subaru, que não quer reduzir a taxa de utilização da fábrica, pode... continuar a ser encarregada do trabalho de montagem. Este é um assunto que pode resultar na perda de muito trabalho para a Subaru. Será interessante ver que tipo de discussões e negociações ocorrerão no futuro", disse a fonte. Atualmente, o GR86 e o BRZ são produzidos na fábrica da Subaru em Gunma, no Japão, enquanto o motor 1.6 12v Turbo é feito na fábrica da Toyota em Aichi, também no Japão, mas distante em 400km.
Essa distância entre as fábricas faria o preço da produção aumentar. Já outra revista japonesa, a Best Car, aposta em um futuro que parece menos realista. A publicação destaca que o GR86 ganharia uma nova geração ainda neste ano de 2025 com o motor 1.6 12v Turbo igual do Corolla. Ele usaria a mesma plataforma do Lexus IS, porém encurtada. Essa versão parece menos real porque até o momento não se tem nenhuma informação de uma nova geração em desenvolvimento e o modelo atual, lançado em 2021, ainda é considerado recente. Ainda mais quando a primeira geração sobreviveu nove anos.
Fotos: Toyota / divulgação | Subaru / divulgação



Comentários
Postar um comentário