BMW iniciou a produção do novo Série 5 e do inédito i5 na unidade de Dingolfing em 2023

BMW iniciou a produção da nova geração do Série 5 e do i5 na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, com o terceiro modelo elétrico depois de iX e i7



A BMW iniciou a produção da atual geração do Série 5 (e do inédito i5) na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, no dia 21 de julho de 2023. O sedã em sua nova geração se tornou o terceiro veículo com motor elétrico a ser produzido na unidade, depois do iX e do i7 – com o i5. Junto com o início da produção da nova geração do Série 5, a fábrica de Dingolfing comemorou seu aniversário de 50 anos. O evento de estreia da nova geração do sedã na fábrica contou com a presença do Ministro-Presidente da Baviera, Markus Söder.

Considerada a maior fábrica da BMW na Europa, a unidade de Dingolfing será considerada extremamente importante para a produção de modelos elétricos. “O BMW i5 e nossa fábrica em Dingolfing são exemplos perfeitos de como o BMW Group está se transformando para a mobilidade elétrica e desenvolvendo nossas fábricas rumo à BMW iFactory. A mobilidade elétrica é o novo normal em nossas fábricas em todo o mundo. Entre 2021 e 2024, teremos integrado um total de 15 veículos totalmente elétricos à nossa rede de produção.”, disse Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG e Responsável pela Produção em Dingolfing.

Para atingir o objetivo, a BMW vai passar seus automóveis para arquiteturas mais flexíveis que permitem que eles tenham opções de motor a combustão, híbrido ou elétrico. Isso requer um alto grau de flexibilidade, mas permite que a empresa utilize a capacidade de suas fábricas de forma eficiente e ajuste sua oferta à demande do cliente. “Estamos acompanhando o mercado. Os requisitos do cliente determinam como será a combinação real de trens de força.”, adicionou Nedeljković. Para a produção de iX, Série 7/i7 e Série 5/i5, a marca investiu mais de 1 bilhão de euros em Dingolfing.

"O BMW Série 5 tem sido tradicionalmente o modelo principal de Dingolfing e, desta vez, fornecerá um impulso valioso para os volumes novamente.", destaca o Diretor da Fábrica de Dingolfing, Christoph Schröder. Com a nova geração do Série 5, a BMW espera aumentar o ritmo de produção na unidade fabril, para abastecer não só a Europa, mas todo o globo. Só em 2022, a fábrica foi responsável pela produção de 280.000 unidades do sedã e com a chegada das novas gerações de Série 5 Touring e M5 isso tende a crescer ainda mais.



"Juntamente com a transição bem-sucedida para a mobilidade elétrica, o BMW Série 5 é fundamental para a utilização da capacidade de longo prazo em nossa fábrica, bem como para garantir empregos.", destaca Stefan Danner, vice-presidente do Conselho de Trabalhadores de Dingolfing. A fábrica é considerada muito importante para a BMW por contar com 50 anos de produção e ter feito um total de 12 milhões de unidades, sendo 8 milhões de unidades apenas do Série 5 – que é produzido lá desde o seu lançamento. Hoje, a fábrica possui 18.000 funcionários e um total de 1.000 fornecedores na Baixa Baviera.

Desde 2015, a região vem canalizando investimentos para a produção de veículos elétricos, de onde já foram investidos 1 bilhão de euros para aumentar o parque de fornecedores. A fábrica é uma das unidades fabris do grupo alemão a se transformar em uma iFactory, ampliando suas áreas ‘lean’ e ‘digital’ é a conquista do renomado Prêmio de Produção Enxuta Automotiva em 2022. Desde então, a fábrica passou por recursos Technology Assembly foi reconhecida pela implementação de sistemas de câmeras inteligentes para monitoramento de qualidade (AIQX), por exemplo, bem como por soluções de logística inteligente e pela plataforma de TI IPS-i para identificação e localização de objetos.

Em 2022, Dingolfing foi uma das primeiras unidades da BMW a passar a contar com o sistema de direção automatizada na fábrica (AFW), implantando o novo BMW Série 7 ao longo das rotas entre o galpão de montagem e a área de acabamento. Em termos de sustentabilidade, a fábrica aumentou a promoção da biodiversidade em áreas da fábrica até a prevenção e reciclagem de resíduos, para que restem apenas cerca de 600 gramas de resíduos para descarte por veículo produzido, incluindo medidas de descarbonização, como energia verde e fornecimento de calor produzido localmente a partir de biomassa regional para fins de aquecimento.

Com essas investidas, a BMW espera ter uma redução de 10% a 15% nas suas emissões de CO2. "Nove em cada dez veículos BMW produzidos são vendidos para clientes fora da Alemanha atualmente. Apesar disso, ainda temos mais da metade dos nossos funcionários aqui, especialmente na Baviera – e, apesar de toda a internacionalização necessária para alcançar um crescimento globalmente equilibrado, a Baviera continua sendo um pilar importante do BMW Group e de sua rede de produção.", adiciona Nedeljković. Hoje a fábrica é um grande centro de exportação a outros mercados e deve continuar pelos próximos anos. 












Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela as primeiras imagens teaser de uma minivan compacta para a Índia

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Fiat Pulse e Fastback reestilizados vão trazer mudanças visuais de meia-vida bem sutis

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Santana, marca espanhola extinta em 2011, revela teaser de retorno com picape média