Kia apresenta a nova e reestilizada Carnival, que estreia uma opção de motor HEV de 245cv

Kia apresenta a reestilização da Carnival ao mundo, que adere a nova filosofia de design da marca, chamada de Opposites United; novidade é um motor híbrido 



A Kia está apresentando a reestilização da Carnival ao mundo e a minivan adere a nova filosofia de design da marca sul-coreana, chamada de Opposited United. As mudanças ficam mais visíveis no design externo da minivan, mas também há algumas evoluções no interior. A novidade também ganha mais equipamentos de série e passa a ser vendida com uma inédita opção de motor híbrido (HEV), que se une ao catálogo da Carnival e deve ser vendida em alguns mercados. Antes de falarmos do motor, vamos ao design da reestilização.

No design externo, a Carnival passa a ser vendida com mudanças bem bruscas para uma reestilização. O destaque fica por conta dos faróis com um novo formato, que parece em ‘T’. os faróis principais ficam dispostas de maneira vertical, nas extremidades laterais, onde eles contam com quatro projetores em LED. Há um prolongamento horizontal e vertical para as luzes diurnas (DRL) em LED que ficam mais grossos nas pontas da iluminação. Na Carnival, o desenho das luzes DRL possuem um desenho em ‘L’. Os faróis superiores se conectam por um acabamento em preto brilhante, que na parte central é rebaixado por causa do ‘Tiger Nose’ característico da marca.

A grade dianteira recebe um novo desenho e também exala esse ‘Tiger Nose’ na parte inferior da grade, com uma área mais elevada. A grade fica mais larga que no modelo anterior, tendo uma grelha de barras transversais. Com um estilo em ‘U’, o acabamento de contorno é prateado. Abaixo da grade dianteira ela possui o espaço da placa. Mais abaixo, está a entrada de ar trapezoidal com duas barras horizontais que levam aos dois faróis de neblina divididos em duas barras horizontais, nas extremidades laterais da entrada de ar.

A minivan também possui um acabamento em ‘U’, que emoldura a parte inferior da entrada de ar e as laterais dos faróis de neblina. Em termos de vincos, o para-choque dianteiro possui um vinco na parte inferior dos faróis em direção para a entrada de ar inferior. No capô, a Kia redesenhou a peça com linhas mais marcantes. Há um par de vincos centrais que partem do ‘Tiger Nose’ e terminam próximo do para-brisa, sendo uma parte mais elevada. O logotipo da Kia também fica nessa área, próximo da grade. Nas extremidades laterais, o capô possui um par de vincos que terminam na coluna A.



De perfil, a nova Carnival se destaca por manter grande parte da atual geração, lançada em 2020 lá fora. Há um vinco que nasce a partir dos faróis e que termina nas lanternas – e camufla o trilho das portas traseiras corrediças. Há vincos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas – enquanto as caixas de rodas possuem um acabamento na cor da carroceria. Com exceção das caixas de rodas, a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. A parte inferior das portas esse acabamento é elevado com um estilo trapezoidal e possui um friso cromado.

Há uma boa área envidraçada com os vidros laterais se conectando com o para-brisa com colunas em preto brilhante. Na coluna C, existe uma faixa em ‘L’ prateada ou em preto brilhante (dependendo da cor da carroceria), que faz a janela vigia lateral se conecta com o vidro traseiro. O friso ainda passa abaixo do vidro traseiro e se conecta com a outra lateral. A novidade da reestilização fica por conta de novas rodas de liga leve que variam de 17, 18 a 19 polegadas (com pneus 235/65 R17, 235/60 R18 ou 235/55 R19, respectivamante. No teto, ela mantém os dois tetos solares panorâmicos, bem como o rack de teto e uma antena estilo barbatana de tubarão.

Assim como a dianteira, a traseira muda drasticamente naquilo que é esperado para uma reestilização. A Carnival passa a trazer lanternas que continuam horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por uma régua vermelha (mas a iluminação não se conecta). As lanternas passam a contar com um prolongamento vertical, deixando as lanternas maiores que no modelo anterior. Outra mudança fica por conta de uma nova tampa do porta-malas que traz o logotipo da Kia e um vinco horizontal que corta toda a traseira e termina nas lanternas. Abaixo dele fica o espaço para a placa.

Comparado com o modelo anterior, o espaço da placa fica um pouco mais baixo. Abaixo do espaço da placa, há um outro vinco horizontal que corta toda a traseira e inclusive invade o para-choque traseiro. Falando nele, o para-choque traseiro possui esse vinco horizontal que termina nas laterais do para-choque. A parte inferior foi redesenhada. Há luzes de ré e refletores dispostos horizontalmente conectados com um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. As setas de direção subiram do para-choque para as lanternas. Por dentro, as novidades ficam por conta de um novo quadro de instrumentos com tela digital de 4,2 ou 12,3 polegadas, com tela TFT.



Já a central multimídia possui uma tela de 8,0 ou 12,3 polegadas, dependendo da versão. A central também ganha assistente virtual por comando de voz ‘Hey Kia’ que pode ajudar a abrir/fechar as janelas ou ajustar o ar-condicionado. A nova central possui um sistema operacional de última geração chamado de Connected Car Navigation Cockpit (ccNC), desenvolvido pela Kia. A central ganha novidades como atualizações de software sem fio Over-The-Air (OTA), onde o veículo é sempre mantido com o software mais recente. O volante foi revisado com o novo logotipo da marca, além de manter a estrutura em três raios com comandos multifuncionais – com acabamento em preto brilhante e detalhes prateados.

Acima do volante, ela pode ser equipada com um Head-Up Display (HUD), que possui 11 polegadas. Abaixo das telas, uma faixa horizontal corta todo o painel da minivan com o espaço camuflado para as saídas de ar-condicionado, sendo duas centrais e outras duas nas extremidades, cada uma em um lado. É entre as saídas centrais que o botão pisca-alerta foi realocado. Abaixo dessa faixa existe uma faixa em LED de personalização de cores em até 64 cores. Logo abaixo, existe um acabamento preto brilhante, que percorre todo painel. Ao centro, ela possui novos controles por botões físicos para o sistema de ar-condicionado, volume com seletores giratórios e atalhos da central multimídia.

O botão Start/Stop também foi realocado, mas ainda fica no lado direito do volante. O console central foi redesenhado e agora ganha espaço para recarga por indução para smartphones, com dois espaços. Acima, ela ganha entradas USB – que por dentro são sete (sendo seis delas USB-C), ao todo, além de uma tomada 115V. No console, a nova Carnival possui câmbio automático por um seletor e o freio de estacionamento. No lado direito fica o porta-copos duplo. Nos painéis das portas, as novidades ficam por conta de um novo desenho da iluminação personalizável nos painéis das portas dianteiras e traseiras.



A marca ainda traz novidades na padronagem dos bancos, com acabamento em tecido, couro artificial ou couro Nappa. Os ocupantes da segunda fila de bancos também ganham em conectividade com duas telas de 14,6 polegadas chamadas de Connected Car Rear Cockpit (ccRC). As telas ficam fixadas na parte traseira dos bancos dianteiros e oferecem conexão com plataformas de streaming, com potencial para adicionar conteúdo via rádio ao longo do tempo, conectar seus fones de ouvido via Bluetooth e espelhar dispositivos externos por meio de uma porta HDMI. Enorme, a Carnival possui espaço para sete, oito ou nove ocupantes, dependendo da versão – e do mercado.

Há uma opção de bancos de sete lugares com disposição de 2+2+3, de oito lugares com disposição 2+3+3 ou com nova lugares e disposição de bancos 2+2+2+3. Com espaço para oito ocupantes, ela possui o sistema Slide-Flex que permite múltiplas configurações, com um assento central deslizante na segunda fileira, que permite ao passageiro da frente fácil acesso a um bebê ou criança. Os assentos removíveis da segunda fileira e os assentos dobráveis ​​no assoalho da terceira fileira continuam no modelo reestilizado. Falando em bancos, ela pode oferecer banco do motorista com sistema Ergo Motion

Desenvolvida a partir da plataforma modular N3, a Carnival reestilizada possui 5,155 metros de comprimento, 3,090 metros entre os eixos, 1,995 metro de largura e uma altura de 1,785 metro. O porta-malas possui uma capacidade de 627 litros de capacidade com duas fileiras e 2.827 litros de capacidade com a segunda e terceira fila de bancos rebatida. O tanque de combustível possui capacidade de 72 litros em todas as opções de motor, enquanto o peso varia de 2.115kg a 2.288kg, dependendo do motor e versão. A capacidade de carga é de 750kg e a Carnival ainda consegue rebocar até 2.000kg, desde que o reboque tenha freios próprios.



Debaixo do capô, a Carnival é equipada com motor 3.5 V6 24v SmartStream DOHC GDI a gasolina que desenvolve 294cv de potência e torque de 36,2kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e a tração dianteira. O consumo deste motor é de 10,4km/l de consumo combinado (cidade e estrada) e emite 220g/km combinado. Outra opção de motor é o 2.2 SmartStream CRDi Turbo Diesel que desenvolve 202cv e 44,8kgfm de torque, junto com um câmbio automático de 8 marchas e a tração dianteira. Com este motor, o consumo é de 15,3km/l de média e emite 170g/km.

As versões com motor 3.5 V6 e 2.2 CRDi contam com os modos de condução Normal, Eco, Sport e Smart. A novidade fica por conta do motor híbrido (HEV). Este alia o motor 1.6 TGDI SmartStream DOHC que desenvolve 180cv e 27,0kgfm junto de um motor elétrico de 74cv e 31,0kgfm que juntos entregam uma potência de 245cv e 37,4kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. O motor elétrico não move as rodas e ele é abastecido com uma bateria de íons de lítio de 1,49kWh, 5,5Ah e 270V que pesa 43kg. A bateria fica alocada sob o banco da segunda fileira de bancos, no lado esquerdo.

No modo Eco/Smart, o E-VMC (Electrification-Vehicle Motion Control) é ativado com um simples toque na alavanca de troca de marchas para ajustar a intensidade da frenagem regenerativa com um controle de desaceleração de três níveis. Com o motor HEV, a Carnival possui consumo de 17,2km/l e emite 132g/km. Ela possui os modos de condução Eco, Sport e Smart. Na China, ela é vendida com o motor 2.0 TGDI SmartStream GDi que desenvolve 233cv de potência com torque de 36,0kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e tração dianteira. Há uma suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, com freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira.



A Kia comenta que fez melhorias para a Carnival com ajustes nos amortecedores e adicionou mais material para melhorar o isolamento acústico, o que "melhorou o conforto e o silêncio ao dirigir", disse a marca. Em sua quarta geração, a Carnival se destaca por contar com melhorias como os sistemas E-Ride e E-Handling E-EHA (Electrically Evasive Handling Assist) que utilizam motores de acionamento para melhorar o conforto e o desempenho de direção. A eficiência de combustível/saída/torque do modelo híbrido é baseada em medições feitas em laboratório, e os números oficiais serão divulgados separadamente assim que a certificação for concluída.).

O E-Ride proporciona uma viagem confortável ao minimizar a trepidação do veículo ao ajustar o torque do motor de tração ao passar por lombadas, como lombadas, ou ao acelerar. O E-Handling aumenta a capacidade de resposta da direção e a estabilidade nas curvas ao deslocar o centro de gravidade por meio do controle de aceleração/desaceleração do motor de acionamento ao entrar e sair de curvas, e o E-EHA controla a carga nas rodas dianteiras e traseiras ao executar manobras evasivas para evitar uma colisão frontal, melhorando assim as capacidades de evasão e a estabilidade da carroceria após a evasão.

Em termos de tecnologia, ela ganha uma Digital Key com conexão a dispositivos inteligentes compatíveis ou um cartão inteligente habilitado para NFC como chaves virtuais do veículo para trancar, destrancar e dirigir. Já o pacote ADAS ganha melhorias como Assistente de Prevenção de Colisão Frontal de série, concebido para alertar o condutor caso de um risco de colisão com um objeto ou pessoa à frente e que pode auxiliar automaticamente na travagem para ajudar a evitar colisões em determinadas condições. O pacote oferece Forward Collision Avoidance Assist, Rear Collision Avoidance Assist e Highway Driving Assist 2.



Eles são acompanhados por High Beam Assist, Safe Exit Assist, Lane Keeping Assist, Remote Smart Parking Assist e Rear Cross-Path Detection, um sistema de conveniência para o motorista projetado para manter uma distância predeterminada do veículo detectado na frente, Controle de Cruzeiro Inteligente baseado em navegação (N-SCC) e o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA). Ela também ganha o sistema de autenticação por impressão digital e caixa de esterilização UV-C no console central. Desde a versão mais básica, ela possui sistema de áudio com seis alto-falantes e ar-condicionado automático Tri-Zone.

Entre as opções de cores estão o Ivory Silver, Snow White Pearl, Astra Blue, Aurora Black Pearl, Panthera Metal e Ceramic Silver. Ela também é vendida com as cores Ceramic Grey, Flare Red e Deep Chroma Blue. O interior será vendido com as cores Black/Taupe, Beige/Blue e Black/Brown, dependendo do mercado. Na Coreia do Sul, a minivan é vendida nas versões Prestige, Noblesse, Signature, Gravity e High Limousine, mas globalmente essas versões são chamadas de LX, LXS, EX, SX e SX Prestige. A Carnival é produzida na fábrica Sohari Plant, localizada na cidade de Gwangmyeong, na Coreia do Sul.

Além disso, ela é produzida em outros países como na fábrica de Yancheng, na China, Chu Lai, Vietnã, e Kulim, região de Kedah, na Malásia. Os preços variam de 34,7 e 96,5 milhões de wons na Coreia do Sul ou de US$ 36.500 a US$ 52.600. Assim como outros modelos da marca, a Kia oferece vários opcionais para a minivans, que variam de acordo com cada mercado. 






Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Foton lança Aumark por R$77.900!

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!