Toyota Corolla Cross reestilizado tem dados de consumo vazados e SUV vai 'defender território'

Toyota Corolla Cross reestilizado tem dados de consumo registrados no InMetro; modelo está, em média, mais econômico que o modelo anterior  



A Toyota registrou os detalhes de consumo do novo Corolla Cross no mercado brasileiro. O SUV médio será vendido com as mesmas opções de motor, o 2.0 16v Flex e o 1.8 16v Hybrid Flex. No entanto, ele será vendido em nosso mercado mais econômico que o modelo anterior. De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do InMetro, o novo Corolla Cross possui médias melhores, em sua maioria, em relação ao modelo anterior. Isso sem mudanças mecânicas, mas possivelmente com ajustes.

O Corolla Cross será vendido com os mesmos motores 2.0 16v Flex de 177/169cv de potência e torque de 21,4kgfm, com câmbio automático CVT Direct Shift que simula 10 marchas. Há ainda o 1.8 16v Hybrid Flex que desenvolve 101/98cv de potência e torque de 14,5kgfm junto de um motor elétrico de 72cv e 16,6kgfm. Juntos, eles desenvolvem 123cv de potência, com um câmbio automático CVT sem correias. Em dados do InMetro, o novo Corolla Cross 2.0 Flex possui um consumo de 8,2km/l na cidade e 9,3km/l na estrada com etanol ou 11,6km/l na cidade e 13,3km/l na estrada com gasolina.

Antes, o Corolla Cross contava com consumo de 8,2km/l na cidade e 9,0km/l na estrada com etanol e 11,7km/l na cidade e 13,0km/l na estrada com gasolina. No caso do Corolla Cross 1.8 Hybrid, o consumo do reestilizado SUV da marca japonesa passou a ser de 12,5km/l na cidade e 10,1km/l na estrada com etanol e de 17,7km/l na cidade e 14,6km/l na estrada com gasolina. Antes, os dados de consumo eram de 11,8km/l na cidade e 9,7km/l na estrada com etanol ou 17,8km/l na cidade e 14,7km/l na estrada com gasolina. Se percebe um ganho interessante com etanol e uma leve piora com gasolina.

Junto com as melhorias de consumo vem a recente reestilização que ele recebeu. O SUV médio ganha novo layout dos faróis, que recebem luzes diurnas (DRL) em LED com um desenho em ‘L’. Na parte superior, ele ganha repetidores de setas em LED sequenciais e um projetor de LED que formam os faróis LED Crystalized Head Lamp. Os faróis agora se ligam por meio de uma barra prateada que ao centro sustenta o logotipo da marca, tendo várias barras verticais. Abaixo, sai de cena a grade dianteira e entram vários pontos estilo colmeia chamada de Multi-Dimensional Design.



Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, ele ostenta falsas entradas de ar com um acabamento em plástico preto, enquanto a parte inferior do para-choque possui acabamento plástico preto. Dentro dele, possui o espaço da placa e logo abaixo está a entrada de ar trapezoidal, com os faróis de neblina nas extremidades laterais desta entrada de ar. Logo abaixo, existe um acabamento prateado que funciona como protetor do para-choque. O capô continua o mesmo, com vincos que nascem acima da barra que une os faróis e que termina nas colunas A. Acima dos faróis existe um outro vinco que nasce no capô, passa pelos para-lamas dianteiros e termina nas portas dianteiras.

De perfil, quase nada muda. Por se tratar de uma reestilização, o Corolla Cross ganha apenas novas rodas de liga leve, que variam de 17 polegadas (com pneus 215/60 R17) ou 18 polegadas (com pneus 225/50 R18), com as versões mais caras tendo rodas de dois tons. No teto, o Corolla Cross possui rack de teto, antena estilo barbatana de tubarão e oferece, no exterior, a opção de teto solar panorâmico sem moldura e com para-sol elétrico. A traseira traz mudanças bem sutis. Para não dizer que elas não aconteceram, a mudança maior dessa reestilização são as lanternas, que ganham um novo layout.

Esse layout é basicamente o mesmo visto em outros mercados, como Japão e Europa. As lanternas ganham três seções na parte inferior e ganham iluminação em LED. Outra novidade é o logotipo HEV na tampa do porta-malas, de acordo com o novo padrão global da Toyota. O escapamento traseiro também foi revisado com um novo abafador, que fica mais escondido – sendo essa uma das críticas do modelo tanto aqui como na Ásia. Fora isso, o Corolla Cross é o mesmo de 2021. No caso da versão GR-Sport, o novo Corolla Cross também possui mudanças, mas essas são bem mais sutis e mantém muito mais do modelo anterior.



Ele traz os mesmos novos faróis do Corolla Cross, mas grade e o para-choque dianteiro são os mesmos. Ele possui uma grade dianteira hexagonal com uma barra em preto brilhante que sustenta o logotipo da marca. A grelha da grade tem estilo colmeia, em preto brilhante. A grade se conecta diretamente com os faróis. Também se conectando com a grade estão os acabamentos dos faróis de neblina, que são verticais e postos nas extremidades laterais do para-choque. A entrada de ar inferior se mantém trapezoidal com grelha estilo colmeia e um protetor inferior prateado.

De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 18 polegadas, com acabamento diamantado. Outra mudança fica pelo acabamento prateado nas saias laterais, enquanto ele mantém a opção de teto bitom. Na traseira, a novidade é a lanterna com novo layout e acabamento cinza e o novo logotipo HEV na tampa do porta-malas. Por dentro, também não possui muitas mudanças assim não. O grande destaque fica pelo quadro de instrumentos com uma tela digital de 12,3 polegadas, que é personalizável. As versões de entrada têm uma tela menor, de 7 polegadas, mas ambas as telas são TFT.

Outra importante novidade é a central multimídia com uma tela de 10,1 polegadas com conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. O SUV também oferece carregador de indução para smartphones e um novo sistema de ar-condicionado automático Dual Zone com controle de temperatura independente esquerda-direita. Outra novidade é o fim do freio de estacionamento por pé, ganhando freio de estacionamento eletrônico por botão, ali no console central. Para ficar mais moderno, ele traz um interior com duas novas entradas USB-C. O sistema de escape também foi redesenhado e elimina mais uma das suas críticas.



A reestilização do Corolla Cross serve para proteger território do SUV nas vendas de híbridos. “Sentimos que, neste momento, precisamos proteger o território (contra a chegada de novos concorrentes) pensando, inclusive, no nosso pioneirismo. A campanha tem um caráter educacional para informar ao público que o carro não precisa carregar na tomada e que a tecnologia aumenta a autonomia”, afirmou José Ricardo, diretor comercial da Toyota do Brasil, em entrevista ao site Automotive Business. O executivo confirmou ainda que as vendas de modelos híbridos cresceram bastante em nosso mercado nos últimos anos.

Com a chegada da reestilização, a ideia da marca japonesa é democratizar o acesso ao motor eletrificado. “A ideia é aumentar a participação das unidades equipadas com esta tecnologia no mix de vendas”, afirmou Ricardo. Ao site, ele ainda confirmou que era esperado uma queda nas vendas do SUV com a chegada de uma concorrência maior. “Sabíamos que haveria (uma leve queda) pelo fato de o modelo antigo ser vendido nos três primeiros meses do ano até a chegada do novo modelo. Temos uma projeção (de vendas para 2024) com um volume superior ao do ano passado”, destacou o executivo.

Outro ponto é que o Corolla Cross deve seguir, pelo menos nos próximos meses, como principal produto feito em Sorocaba (SP). Isso porque, além do Brasil, a Toyota exporta o SUV para vários países. “Temos um balanço muito interessante entre o que fazemos para o mercado doméstico e o que exportamos também. O Corolla Cross teve uma boa aceitação em toda a América Latina, então acredito que, pela participação bem robusta em vários destes mercados, podemos olhar nossa fábrica (de Sorocaba) como uma plataforma de exportação, e não apenas para atender ao mercado interno”, concluiu Ricardo em entrevista. Mais novidades surgem em breve.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

Nissan revela as primeiras imagens teaser de uma minivan compacta para a Índia

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Fiat Pulse e Fastback reestilizados vão trazer mudanças visuais de meia-vida bem sutis

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Santana, marca espanhola extinta em 2011, revela teaser de retorno com picape média