Neta lança o Aya no Brasil como o primeiro elétrico da marca e parte de R$ 124.900 iniciais

Neta desembarca oficialmente no Brasil com o SUV subcompacto elétrico Aya, que chega para ser um dos elétricos mais baratos, por R$ 124.900



A Neta desembarcou oficialmente no mercado brasileiro com dois produtos, Aya e X, mas com planos de lançar novos veículos. A marca chinesa apostou sua expansão no Brasil e traz ao nosso mercado o Aya, um SUV subcompacto elétrico que chega como um dos elétricos mais acessíveis do mercado. Aqui, o Aya será vendido nas versões Comfort e Luxury e mira seu sucesso em motoristas de aplicativo, que nessa faixa de preço possuem poucas opções com mais espaço interno – um dos benefícios do Aya frente aos concorrentes diretos.

Em termos de design, o Aya faz parte de uma geração mais antiga de elétricos da Neta. Tanto que isso fica mais evidente em seu design, mais simples. Na dianteira, o Aya traz faróis horizontais com luzes diurnas (DRL) em LED com formato em ‘L’ e com projetor em LED. O para-choque dianteiro possui um desenho liso em sua grade parte, com um vinco horizontal que corta toda a dianteira e passa logo abaixo dos faróis. Destaque para a entrada de ar inferior, traz uma entrada de ar trapezoidal com grelha com losangos e detalhes prateados, com a entrada ao centro – tendo sensores ao centro.

A parte inferior da entrada de ar traz um friso prateado, enquanto todo o contorno da entrada de ar possui um acabamento em plástico preto, presente em toda a parte inferior da carroceria. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele possui uma entrada de ar vertical com acabamento em plástico preto, com vincos no contorno em ‘L’. No capô, o Aya possui o logotipo da Neta escrito por extenso. Este é um elemento que comprova que o Aya é um dos primeiros produtos da marca, que tinha o logotipo por extenso. O capô também traz vincos que nascem próximo dos faróis e terminam nas colunas A.

De perfil, o Aya possui um desenho de um SUV, mas ao mesmo tempo parece um hatch compacto. Ele possui um desenho do teto com um caimento suave, porém não cupê. O desenho dos vidros é um pouco mais arredondado na parte superior e não acompanha as linhas do teto – contribuindo para a sensação de ser cupê. Na parte inferior, os vidros têm um desenho ascendente até chegar na compacta janela vigia. Em termos de vincos, ele possui um vinco que nasce a partir dos faróis e termina nas portas dianteiras e outro vinco que nasce nas maçanetas das portas dianteiras e termina nas lanternas.



Há um vinco na parte inferior das portas, que também é ascendente e outros nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. Falando nele, o para-lama dianteiro direito e esquerdo do Aya guardam os bocais de recarga da bateria, podendo ser carregado nos dois lados. Em toda a parte inferior da carroceria ele possui acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Nas caixas de rodas dianteiras, ele possui repetidores de setas integrados no acabamento plástico. Já nas saias laterais ele possui um friso prateado. Os retrovisores possuem base nas portas e as maçanetas são convencionais.

Por fim, as rodas são de 16 polegadas, calçadas com pneus 185/55 R16 de quatro raios. De traseira, o Aya traz lanternas com desenho horizontais que invadem a tampa do porta-malas e que se conectam entre si. As lanternas possuem uma iluminação em LED que deixa o desenho do SUV mais moderno. Há um aerofólio com brake-light e um vidro traseiro que é levemente inclinado. A tampa do porta-malas traz um vinco na parte superior das lanternas, que cria um pequeno aerofólio no próprio desenho da tampa. Ainda se nota um vinco horizontal que corta a traseira e termina verticalmente nas extremidades dos para-choques.

A tampa também possui o logotipo Neta escrito por extenso logo abaixo da barra que une as lanternas e o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica alocado o espaço para a placa. O para-choque também guarda os refletores horizontais conectados com lanternas de neblina. Ligando-os a parte inferior existe pequenos frisos prateados. Por dentro, a Neta desenhou o Aya com um quadro de instrumentos fino com tela de 12 polegadas, horizontal, no topo do painel, que deve favorecer a uma boa leitura. O volante é de dois raios, com base inferior e superior achatada, com controles multifuncionais e detalhes prateados.

O painel possui linhas horizontais, com a central multimídia com tela de 14,6 polegadas vertical que rompe as linhas horizontais, por ser o único elemento vertical. Há uma faixa que percorre todo o painel horizontalmente e esconde as saídas de ar-condicionado centrais (que ficam próxima da central) e das extremidades, todas com desenho retangular. Abaixo destas faixas das saídas de ar fica um acabamento cinza. Falando na central multimídia, a Neta comenta que a tela possui atalhos na parte inferior da tela, como o comando do ar-condicionado, menu tela inicial e outros recursos que vão facilitar a usabilidade.



Abaixo da central existe um compartimento de porta-objetos fundo, que deve ajudar os motoristas a guardarem pertences como celular, chaves e moedas. No console central, o Aya possui dois porta-copos e um espaço para pôr o smartphone, com carregador por indução. O console também possui porta-objetos, enquanto há entrada USB e tomada 12V na dianteira logo abaixo do porta-objetos abaixo da central multimídia. A alavanca de câmbio é transferida para a aleta que fica atrás do volante, na coluna de direção. Entre a entrada e a tomada e o compartimento acima fica o botão do pisca-alerta. Os painéis das portas são comuns, com botões dos vidros e comandos elétricos dos espelhos no lado do motorista e há um macio no descansa-braço.

Para os ocupantes do banco traseiro, ele não possui saídas de ar-condicionado, mas possui uma entrada USB e um porta-objetos para celulares, enquanto eles carregam. O Aya possui espaço para quatro ou cinco ocupantes na China, mas aqui ele chegou apenas com espaço para quatro ocupantes. De acordo com a marca chinesa, o Aya é desenvolvido a partir da plataforma modular HPC 3.0 e possui 4,070 metros de comprimento, 2,420 metros entre os eixos, 1,690 metro de largura e 1,540 metro de altura. O porta-malas do modelo conta com 335 litros de capacidade, que pode chegar a 588 litros de espaço com a segunda fila de bancos rebatida.

Mecanicamente, o Aya possui um motor elétrico de 95cv e um torque de 15,3kgfm. Pesando 1.198kg, o modelo possui relação peso/potência de 12,6kg/cv e relação peso/torque de 78,3kg/kgfm. De acordo com a Neta, o Aya acelera de 0 a 100km/h em 12 segundos e possui velocidade máxima de 125km/h. A bateria de 40,7kWh, da CATL, que oferece uma autonomia de 338km no ciclo WLTP e 263km no ciclo PBEV do InMetro. O modelo tem eficiência energética de 0,42MJ/km, segunda melhor classificação entre todos os modelos disponíveis no país. Em termos de bateria, a marca confirmou que após 3.000 ciclos de recarga, o Aya possui capacidade de manter 80% da bateria.



Quem recarrega o carro três vezes por semana, terá uma bateria que perde 20% da sua capacidade em 20 anos. Se a recarga for feita de segunda a sexta (excluindo finais de semana), esse prazo passa para 11 anos. Ele pode ser carregado em estações de recarga rápida de 30% a 80% minutos em 30 minutos e num WallBox (corrente AC), ele recupera em 6 a 8 horas, dependendo da tensão. A bateria também possui a certificação IP68 à prova de poeira e à prova d’água, além de não ter apresentado nos testes de desenvolvimento de produto nenhuma falha de isolamento após 48 horas submersa em água.

A Neta ainda confirma que o Aya é construído com uma carroceria com 63% de aço de alta resistência. Além disso, o SUV subcompacto possui suspensão McPherson na dianteira e barra estabilizadora na traseira. Os freios são a disco sólidos na dianteira e na traseira. O modelo também conta com os modos de condução Normal e Sport. Tendo seu nome da abreviação das palavras em inglês Active, Young e Amazing, ou seja, na tradução de ‘ativo’, em relação ao apelo lifestyle, ‘jovem’, pela funcionalidade e proposta, e ‘incrível’, por surpreender positivamente os clientes. A intenção da marca é chamar a atenção do público mais jovem e também de motoristas de aplicativo.

No Brasil, o Aya será vendido com uma garantia de cinco anos para o veículo ou 150.000km (o que ocorrer primeiro) e oito anos para bateria e motor (ou 180.000km, o que ocorrer primeiro também). No país, ele será vendido com quatro opções de cores: branca e cinza (com acabamento interno preto), bege (com acabamento interno branco) e azul (com acabamento interno em azul e branco). Será vendido com duas versões, Comfort e Luxury, que se diferenciam por conta da sua lista de equipamentos. A marca também vai oferecer uma assistência 24 horas, o plano de revisão é a cada 20.000km e as cinco primeiras revisões são gratuitas.



Aya Comfort

De série, ele será vendido com freio hidráulico eletrônico (EHB), freio de estacionamento eletrônico (EPB), Auto-Hold, assistência elétrica de direção (EPS), modo One Pedal, faróis de LED, luz diurna de rodagem em LED (DRL), acendimento automático dos faróis, Follow me Home, lanternas traseiras de LED, retrovisores externos elétricos, retrovisores externos com antiembaçante e limpador de para-brisas automático. A lista ainda adiciona volante revestido em couro artificial, revestimento dos bancos em couro artificial, apoia-braço central dianteiro, para-sóis com espelho e iluminação, banco do motorista com ajuste de altura, encosto do banco traseiro rebatível, alavanca eletrônica de troca de marchas na coluna, carregamento wireless para telefone celular e portas USB (dianteira/traseira). Há ainda airbag duplo, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração, controle de estabilidade (ESC), controle automático de descida (HDC), assistente de partida em rampa (HHC), sensores de estacionamento traseiros, câmera traseira com linhas-guia, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ISOFIX/Top Tether, travamento automático das portas, destravamento automático das portas em caso de acidente, trava de crianças, desembaçador do vidro traseiro e sistema de aquecimento da bateria em baixa temperatura. Por fim, o Aya Comfort possui ar-condicionado automático, chave inteligente para abertura e fechamento das portas, controle remoto inteligente, vidros elétricos com one-touch e antiesmagamento, tomada 12V, quadro de instrumentos com tela digital com tela de 12,0 polegadas, central multimídia com tela touchscreen com 14,6 polegadas, conexão Bluetooth, seis alto-falantes, dois radares ultrassom e piloto automático (CC). 



Aya Luxury

De série, a versão topo de linha adiciona mais equipamentos de luxo ao Aya com o pacote ADAS, que inclui câmera de alta sensibilidade, alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB), alerta de mudança de faixa (LDW), piloto automático adaptativo (ACC/ICA) e assistente de permanência na faixa (LKA).



Preços

  • Neta Aya Comfort – R$ 124.900
  • Neta Aya Luxury – 134.900







Fotos: Neta / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porsche lança oficialmente o novo Macan no Brasil, que é elétrico e por R$ 560.000 iniciais

Volkswagen volta a vender o T-Cross Sense por R$ 119.990, destinado a frotistas e PcDs

Foton lança no Brasil o Aumark S 315, que estreia mais moderno e parte de R$ 240.000

Citroën apresenta teaser do inédito Elo Concept, que estreia em breve na Europa

Kia revela teaser de um novo conceito que pode antecipar um substituto elétrico do Stinger

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Ford convoca recall que envolve o Mustang 2021 e 2023 por módulo da caixa de direção

Mercedes-Benz revela novo teaser da nova geração do AMG GT 4-doors antes da estreia

Volkswagen lança o Virtus Sense com motor 170TSI e câmbio manual por R$ 103.990

Ford convoca um recall do Mustang 2022 e 2023 no Brasil por falha em módulo da direção