Porsche lança oficialmente o novo Macan no Brasil, que é elétrico e por R$ 560.000 iniciais
Porsche lança oficialmente a nova geração do Macan Electric, primeira geração 100% elétrica, que desembarca no Brasil com quatro versões e parte de R$ 560.000
A Porsche, depois de oferecer um regime de pré-venda para as
quatro versões, lançou oficialmente a nova geração do Macan no Brasil. Sendo um
dos modelos mais vendidos da marca em nosso mercado, o utilitário esportivo
ganha ares de cupê e se torna o primeiro produto da marca a se transformar de
um modelo a combustão por um modelo elétrico. A nova geração vai conviver com a
antiga por algum tempo, marcando esse processo de transição. No país, a marca
vai oferecer o SUV em quatro versões.
Mas antes de falar sobre design, vamos aos fatos do SUV. Inicialmente,
é importante ressaltar o design da nova geração do Macan passa a ter uma
inspiração no design da linha Taycan. O SUV ganha faróis divididos em dois
andares, com os faróis superiores retangulares com quatro barras horizontais,
sendo duas barras na parte superior e duas na parte inferior, que trazem luzes
diurnas (DRL) em LED. Os faróis principais ficam em posição intermediária, com
dois projetores em LED que, opcionalmente, podem ser em Matrix LED. Os faróis
principais possuem um acabamento em plástico preto que trazem dutos com
entradas de ar.
O entorno dos faróis principais conta com vincos em ‘C’. A
parte superior deste vinco faz com que os faróis se conectam entre si. A parte
inferior do para-choque possui uma entrada de ar principal com um desenho
trapezoidal, com barras horizontais. Ao centro, as barras são interrompidas por
sensores que auxiliam o ADAS. Também há um vinco horizontal que passa acima da
entrada de ar principal e atrás da placa. Nas versões de entrada, ele possui um
acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria. As versões
mais caras possuem este acabamento em preto brilhante.
No capô, a Porsche desenhou o novo Macan para ser um SUV aerodinâmico. Ele traz dois vincos longitudinais que nascem próximo dos faróis superiores, enquanto acima dos faróis ele possui um ressalto, deixando a parte central do capô mais baixa. O logotipo da Porsche também está no capô, próximo do para-choque. De perfil, a nova geração do Macan se destaca pelo seu perfil mais cupê, com um caimento de teto mais suave a partir das portas traseiras. Esse caimento suave possui uma função muito importante, de ajudar na aerodinâmica. O desenho dos vidros lembra o Macan de primeira geração, com uma pequena janela vigia, com desenho arredondado.
O desenho inferior dos vidros é ascendente e na parte superior possui um caimento de teto suave até chegar na janela vigia, acompanhando o arco do teto. As janelas não possuem molduras, o que confere um desenho mais refinado ao SUV. Já a coluna B possui um acabamento em preto brilhante. Em termos de vincos, a lateral possui poucos. Destaque fica por conta de um vinco que nasce na porta dianteira e cresce ascendentemente até a porta traseira, enquanto as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros.
Com um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, o novo Macan também traz um acabamento em plástico preto na parte inferior das portas, com um desenho trapezoidal – localizado abaixo do friso ascendente das portas. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama traseiro e estão nos dois lados da carroceria, facilitando a recarga. O para-lama dianteiro traz o logotipo ‘Electric’ em algumas versões. Os retrovisores contam com base nas portas e possuem repetidores de setas, enquanto as maçanetas são convencionais. Ele possui rodas de 20 polegadas calçadas com pneus 235/55 R20 na dianteira e 285/45 R20 na traseira, de cinco raios – opcionalmente terá rodas de até 22 polegadas.
No teto, dependendo da versão ele oferece um teto solar panorâmico e discretos racks de teto. De traseira, o Macan conta com o vidro traseiro bem inclinado e ele possui um aerofólio adaptável que só é ativado em velocidades mais elevados. As lanternas passam a contar com um desenho horizontal, que ainda seguem invadindo a tampa do porta-malas e se interligam entre si. As lanternas possuem uma barra em LED que corta todo o desenho das lanternas. Uma barra em preto brilhante traz o nome Porsche escrito por extenso A tampa do porta-malas traz o logotipo Macan (na versão Turbo, substitui o nome por ‘Turbo’).
Em termos de vincos, a tampa do porta-malas possui um vinco horizontal que acompanha toda a largura das lanternas, enquanto nas bordas das lanternas existe um vinco em ‘L’ que corta este horizontal. O para-choque traseiro traz o vinco horizontal, que passa próximo da tampa do porta-malas. A parte inferior possui um acabamento em plástico preto, onde ele possui barras horizontais interrompidas pelo espaço da placa, ao centro. Há ainda refletores horizontais nas extremidades deste acabamento e mais abaixo possui um defletor de ar que ajuda na aerodinâmica. Quando olhamos para o Macan Turbo, ele possui um design levemente diferente.
O para-choque dianteiro do Macan Turbo também é diferente. Os faróis principais e a entrada de ar das extremidades são separadas por um acabamento na cor da carroceria, mas se conectam nas laterais por meio de um acabamento preto brilhante. Toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em preto brilhante, incluindo também o acabamento inferior das portas. O contorno dos vidros segue esse mesmo padrão, enquanto as rodas ganham um novo desenho. Na traseira, o Macan Turbo traz um novo para-choque traseiro. Ele ganha nas extremidades laterais do para-choque traseiro as saídas de ar com acabamento em plástico preto, com vincos no entorno em ‘C’.
As laterais das lanternas contam com um vinco que se conecta com o para-choque traseiro com um vinco em ‘U’, enquanto o acabamento inferior do para-choque é em preto brilhante com um difusor de ar. Ainda falando sobre design externo, o novo Macan conta com uma aerodinâmica aprimorada graças ao Porsche Active Aerodynamics (PAA), que, com elementos ativos e passivos, faz o SUV ter um coeficiente de arrasto de 0,25Cx. O SUV também possui aerofólio traseiro adaptável, abas de resfriamento ativas nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria, totalmente selada.
Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a extremidade dianteira otimizam o fluxo de ar. Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com venezianas garantem eficiência aerodinâmica. Por dentro, o novo Macan conta com um design bem característico de um Porsche. Ele possui um quadro de instrumentos com tela de 12,6 polegadas e um volante de três raios que possui comandos multifuncionais, além de trazer detalhes em preto brilhante. O volante também conta com Drive Mode no lado direito e inferior do volante, que altera os modos de condução com um botão giratório.
Acima do quadro de instrumentos, existe um Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada que auxilia na navegação da estrada, onde a imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um display de 87 polegadas. Voltando ao painel, a Porsche adiciona uma central multimídia com tela de 10,9 polegadas, que usa o sistema Android Automotive OS, que possui conectividade com Android Auto – mas também conecta com Apple CarPlay. O Porsche Communication Management (PCM) padrão no novo Macan leva o desempenho da computação a um novo nível.
Por exemplo, o assistente de voz “Hey Porsche” sugere rotas, incluindo paradas de recarga, na velocidade da luz. No novo Porsche App Centre, os passageiros podem acessar diretamente aplicativos populares de provedores terceirizados e instalá-los diretamente no novo Macan. Também existe uma tela de entretenimento de iguais 10,9 polegadas na frente do passageiro. Essa tela de entretenimento é bem como seu nome diz, entreter. Ela terá capacidade de ter aplicativos como o TikTok e outros do gênero. Essa terceira tela na frente do passageiro pode transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está sendo dirigido por meio de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas.
Toda essa porção das telas estão inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante, que percorre todo o painel e que nas extremidades ainda trazem as saídas de ar-condicionado das extremidades. No lado esquerdo da central multimídia, ele ainda traz a alavanca de câmbio como interruptor, em uma solução que estreou na reestilização do Cayenne. O botão Start/Stop fica no lado esquerdo do volante. Todo esse acabamento em preto brilhante possui uma faixa com uma iluminação em LED na sua parte superior, se conecta também com os painéis das portas.
São 64 opções de cores personalizáveis, que mudam não apenas no painel, mas também nos painéis das portas. Dependendo da situação, ela fornece informações ou avisos - como para saudações, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista. O topo do painel guarda um espaço para um relógio e saídas de alto-falantes. Abaixo da central multimídia, a Porsche desenhou duas saídas de ar-condicionado horizontais, com controles das saídas de ar e outros controles, como botão de pisca-alerta. Descendo ao console central, a Porsche desenhou o novo Macan com um espaço de recarga por indução com tampa e um pequeno painel de controle do sistema de ar-condicionado.
Estes trazem controles touch, um seletor giratório e cinco controles tipo alavanca como elementos físicos. Os bancos parecem ser de algum material ecológico e couro. Os painéis das portas possuem, além da iluminação personalizável, uma faixa prateada que se conecta com as maçanetas internas da porta e os controles de espelhos retrovisores e vidros. Assim como o antecessor, o Macan mantém espaço para cinco ocupantes na disposição tradicional 2+3. De acordo com a Porsche, a nova geração é desenvolvida a partir da plataforma modular Premium Platform Electric (PPE). Em porte, o SUV possui 4,784 metros de comprimento, 2,893 metros entre os eixos, 1,938 metro de largura e 1,622 metro de altura.
Elétrico, o Macan ganha mais em espaço. Além do porta-malas traseiro de 540 litros de capacidade, ele ganha um frunk (porta-malas dianteiro) com capacidade de 84 litros. O porta-malas com a segunda fileira de bancos rebatidos ainda alcança os 1.348 litros de capacidade. O Macan Turbo possui porta-malas de 480 litros e rebatendo a segunda fila de bancos há 1.288 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000kg completa as qualidades do novo Macan. Aqui, o Macan será vendido em quatro versões. Começa com a RWD Electric, equipada com um motor elétrico de 340cv e 57,4kgfm que é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 220km/h.
Com o Lauch Control ele aumenta a potência a 360cv por alguns segundos como um Overboost. O SUV traz a bateria de 100kWh (95kWh úteis), íons de lítio de níquel-cobalto-manganês (NMC), da CATL. Nessa versão de entrada ele entrega uma autonomia de 641km no ciclo WLTP ou 443km no ciclo do InMetro, do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Subindo para a versão 4 AWD Electric traz dois motores elétricos que juntos entregam 387cv e torque de 66,2kgfm e chega aos 408cv com Overboost. Com dois motores, um em cada eixo, o Macan entrega uma tração All-Wheel Drive (AWD).
Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,2 segundos e chega à velocidade máxima de 220km/h. Ele possui a mesma bateria em todas as versões e na 4 Electric ele possui 613km de autonomia no WLTP e mantém os 443km no PBEV. Subindo para a versão 4S AWD Electric, o Macan entrega 448cv de potência e um torque de 83,6kgfm. Assim como as demais versões, ele possui um sistema Overboost que eleva a potência para 516cv, tendo também uma tração integral. Com Overboost, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 240km/h.
Nessa versão a autonomia cai um pouco, a 438km no PBEV. Por fim, a versão Turbo usa motores mais fortes, sendo um conjunto que entrega 639cv e torque de 115,2kgfm. Com dois motores, um em cada eixo e tração AWD, o Turbo acelera de 0 a 100km/h em 3,3 segundos e chega à velocidade máxima em 260km/h. A bateria do Macan Turbo é a mesma e oferece uma autonomia um pouco menor, de 591km no WLTP ou 435km no PBEV. Com uma arquitetura elétrica de 800V, a nova plataforma permite recargas mais rápidas.
Em estações de carga de 400 volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em banco, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400 volts. Em estações de 400V, ele pode ser recarregado em carregadores de 135kW. O SUV pode ser plugado em estações de recarga rápida (DC) de 270kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em 21 minutos ou em um WallBox (CC) de 11kW que recupera 100% da bateria em 10 horas. Outra novidade é que a nova geração do Macan pode recuperar 240kW de energia por meio dos motores elétricos durante a condução durante eventos de frenagem de até 0,5Gs.
Com o Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. O inovador e compacto IPB combina três componentes – o carregador CA de bordo, o aquecedor de alta tensão e o conversor CC/CC. A bateria da CATL conta com um total de 12 módulos individuais, que facilitam a manutenção individual, além de 15 células embaladas individualmente, que melhora a estabilidade energética e de temperatura da bateria. A bateria ainda possui uma distribuição de 80% de níquel, 10% de cobalto e 10% de manganês.
Ambos as versões contam com dois motores elétricos são controlados pela eletrônica de potência quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM) controlado eletronicamente opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração nas quatro rodas e pode responder ao deslizamento em 10 milissegundos. A distribuição de tração nas quatro rodas é governada pelo programa de direção selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de direção e dinâmica lateral do SUV.
Opcionalmente, o Macan pode ser vendido com um pacote off-road que muda a geometria do para-choque dianteiro, aumentando o ângulo de ataque para 17,4º. Chamado de controle eletrônico de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM), o SUV também possui uma suspensão a ar, tendo amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Com um mapa de amortecedores mais expansivo, isso resulta em um espectro mais amplo entre conforto e desempenho. Isso torna as diferenças entre os programas de direção ainda mais tangíveis. Já o eixo traseiro direcionável funciona girando as rodas traseiras em cinco graus dependendo da velocidade.
Ele permite um diâmetro de giro de 11,1 metros. O SUV também conta com o Electric Sport Sound, onde o SUV cria o som de um veículo a combustão para o elétrico. Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o pacote de design off-road também aumenta a distância livre do solo em 10 milímetros, subindo para 195 milímetros na configuração normal. Ele será vendido nesse pacote com detalhes em Cinza Vesuvio para acabamentos e a cor da carroceria fica a critério do proprietário. De série, ele será vendido com o carregador de 22kW e a marca também oferece o serviço de instalação deste carregador sem custo adicional.
O consumidor ainda poderá ter acesso a 40 carregadores ultrarrápidos em rodovias, em pontos selecionados de acordo com o perfil de uso de seus clientes. Cerca de 30 pontos já estão em operação, enquanto os demais serão lançados. Os clientes também ganham desconto de R$ 3.000 na utilização da rede de recarga da Shell Recharge. Os Porsche Centers passam a contar com carregadores rápidos de 350kW e 175kW, onde o proprietário também pode plugar seu elétrico. No Brasil, o Macan será vendido com garantia de quatro anos para o veículo e oito anos para a bateria.
Entre as opções de cores, o SUV será vendido nas opções sólidas Branco e Preto, além das cores Jet Black Metallic, Cinza Gelo Metallic, Cinza Volcano Metallic, Prata Dolomita Metallic. Há as demais opções metálicas como o Gentian Blue, Vermelho Carmin, Provence, Lugano Blue e Azul Gelo, todas grátis. Já as opções Oak Green Metallic Neo, Verde Aventurine Metallic, Slate Grey Neo e Crayon custam R$ 20.987. Quem quiser escolher a cor do seu Macan terá que desembolsar R$ 70.299. Internamente ele será vendido com as cores Preto e Preto/Bege Giz que são grátis.
Há as opções em couro como o Pacote de Couro Preto por R$ 11.227, Pacote de Couro Preto/Crayon por R$ 12.870, Pacote de Couro Preto/Verde Noturno por R$ 12.870, Pacote de Couro Preto/Bordeaux Red por R$ 12.870 e Pacote de Couro Preto/Bramble por R$ 12.870. A marca também oferece as opções Pacote de Couro Estendido Preto por R$ 26.168, Pacote de Couro Estendido Preto/Crayon por R$ 29.227, Pacote de Couro Estendido Preto/Bege Giz por R$ 29.277 e Pacote de Couro Estendido Preto/Vermelho Bordeaux por R$ 29.277. O pacote interno mais premium é o Couro Club na cor Marrom Trufado de R$ 30.573. As personalizações continuam. Há oito opções de rodas que variam de 20, 21 e 22 polegadas.
Macan RWD Electric
De série, será vendido com rodas de 20 polegadas, faróis principais de LED, bancos dianteiros confortáveis (8 posições, elétricos), volante multifuncional em couro com seletor de modos e pacote de Som Plus. A lista aumenta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPM), composto selante para pneus e compressor de ar elétrico, aquecimento dos bancos (dianteiros), volante com ajuste manual longitudinal e de altura, pontos de fixação ISOFIX/I-Size nos bancos traseiros externos, faróis principais de LED, lanternas traseiras em LED com a inscrição ‘Porsche’, espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente, espelhos retrovisores internos e externos com escurecimento automático e para-brisa em vidro com isolamento térmico. A lista cresce com Park Assist, Dual-Zone Automatic Climate Control com filtro de partículas/pólen com filtro de carvão ativado, Traffic Sign Recognition, Lane Change Assist, Preparation Porsche Dashcam, Lane Keeping Assist incluindo função de parada de emergência, Ambient & Communication Lighting, Intersection Assist, Cruise Control, Alarm System com Interior Surveillance, airbags frontais de tamanho normal para o motorista e o passageiro dianteiro, airbags de cortina, airbags laterais e airbag central na dianteira, Keyless Drive, aviso e assistência de frenagem, Swerve e Turn Assist, sistemas de chamada de emergência eCall e bCall, assistente Ativo de Limite de Velocidade, Detecção de Consciência do Motorista e outros.
Macan S AWD Electric
Os mesmos equipamentos da versão RWD Electric, mas adiciona novas rodas de liga leve de 20 polegadas, um motor mais forte e a tração AWD.
Macan 4S AWD Electric
A versão 4S adiciona suspensão com molas de aço e sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), sistema de freio com pinças de freio na cor vermelha, rodas Macan S de 20 polegadas e outros.
Macan Turbo AWD Electric
A versão topo de linha adiciona faróis Matrix LED, novas rodas de liga leve Turbo, frisos laterais das janelas em Turbonite, lanternas traseiras em LED com a inscrição ‘Porsche’ em preto, capas dos arcos das rodas pintadas em preto, direção eletro-hidráulica Plus, suspensão pneumática adaptativa com sistema de nivelamento e ajuste de altura, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM), Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), Pacote Sport Chrono com Modo de Resistência em Pista, som esportivo elétrico da Porsche, cintos de segurança Turbonite, bancos esportivos adaptáveis na frente (18 posições, elétricos, volante esportivo GT aquecido em couro com seletor de modo, cronômetro esportivo, mostrador de instrumentos e medidor de potência Turbonite, Pacote Accent Turbonite, aquecimento do volante, sistema de som surround Bose e outros.
- Porsche Macan Electric RWD – R$ 560.000
- Porsche Macan 4 Electric AWD – R$ 580.000
- Porsche Macan 4S Electric AWD – R$ 630.000
- Porsche Macan Turbo Electric AWD – R$ 770.000
Fotos: Porsche / divulgação

















Comentários
Postar um comentário