Poderia a Renault trazer novamente a Trafic ao Brasil, agora com motor E-Tech Electric?

A chegada de uma versão elétrica E-Tech Electric pode ser um pontapé para a marca ter uma linha de comerciais leves completa em vans no país



A Renault é uma marca líder no segmento de vans de grande porte no Brasil. A francesa herdou o trono da Volkswagen Kombi e já é líder há quase dez anos. A liderança da Master no país fez a francesa trazer a nova geração da Kangoo como um modelo elétrico e a multivan conseguiu um relativo sucesso – tanto que vai ganhar uma nova geração no mercado ainda neste ano.

E é evidente há um buraco entre a Kangoo e a Master. A vinda da Trafic seria essencial para fechar esse buraco na linha da marca. Ainda mais agora que ela ganhou uma versão elétrica. Aqui, seria um comercial leve ainda mais interessante pelo fato de que a Renault vende a Kangoo (E-Tech Electric) e a Master também ganhará versão elétrica ainda neste ano aqui no Brasil. Atualmente, a Trafic é concorrente de modelos como Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Coincidentemente ou não, todas contam com uma opção elétrica. Se viesse, oferecia uma ampla gama de opções com motor elétrico.

E no Salão do Automóvel de Hannover, a Renault apresentou a Trafic E-Tech Electric, que vem com motor elétrico de 122cv e 24,9kgfm (o mesmo motor da Kangoo E-Tech Electric), tendo uma capacidade de reboque de 750kg e uma capacidade máxima de 1.100kg. Ela virá ainda com uma bateria de 52kWh que lhe permite rodar 240km. A Renault ainda confirma que a versão elétrica poderá ser carregada em um carregador rápido de 7kW ou 22kW em corrente alternada e um carregador rápido de 50kW, em corrente contínua.

Outros fatores é que a Renault Trafic poderia ser produzida na unidade de Santa Isabel, na Argentina. A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi quer fazer que a unidade argentina seja o polo produtos de todo tipo de modelos comerciais leves – de furgões a picapes. Até o momento, não existe concorrência para a trinca de vans da Stellantis. A Mercedes-Benz desistiu de vender o Vito na região, depois de cobrar caro pelo modelo.

Aqui, a Trafic foi vendida entre 1994 a 2001, ainda na primeira geração. Depois, a Master a substituiu. Hoje, encontra-se na sua terceira geração, lançada em 2014. Ainda é cedo para afirmar que a Trafic volte ao nosso mercado, mas não é impossível. A Renault destacou recentemente que vai trazer novidades elétricas em nosso mercado. E a Trafic tem potencial de ser produzida na Argentina, com motores a combustão. Possivelmente em uma nova geração, que faria mais sentido. Aqui, seria um produto que poderia até mesmo pegar uma carona no sucesso da Master.



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

BYD revela as primeiras imagens teaser de um novo SUV de grande porte, em sketch

Mercedes-Benz revela plano estratégico para 2026 e 2027, com 30 lançamentos, em teaser

Honda registra imagens de patente de uma scooter elétrica instalada no porta-malas

Além de receber importações, GWM deve usar Porto de Vitória para exportação de nacionais

Audi revela primeiro teaser dos novos RS5 Sedan e RS5 Avant como substitutos da RS4

Audi revela nova imagem teaser que confirma que o E7X continua em desenvolvimento

Audi ofereceu voucher de R$ 10.000 em recarga para os clientes da pré-venda do Q6 e-tron

Nissan lança quatro novos acessórios para a dupla Kicks e Frontier no mercado brasileiro

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser de mais uma nova reestilização do Atlas