Toyota Innova de 3º geração é apresentada oficialmente na Indonésia com evoluções

Toyota apresenta a nova geração da Innova, que estreia com plataforma modular TNGA e estreia opção de motor híbrido (HEV) na Indonésia



A Toyota apresentou a nova geração da Innova na Indonésia, primeiro mercado do Sudeste Asiático a apresentar o modelo. Ela estreia com um design mais próximo de uma minivan de seu porte, por conta da sua plataforma ser modular, deixando para trás a base em chassi que compartilhava com modelos como Hilux e SW4. Além disso, a nova geração começa a ser vendida no Sudeste Asiático como Innova Zenix, porque o modelo anterior continuará em linha.

Visualmente, a nova Innova traz um design mais harmônico. Na dianteira, ela mantém os faróis horizontais, que ficam mais afilados e ganham um desenho que lembra vagamente o Corolla Cross. A grade dianteira fica maior e mais alta, com elementos em barras horizontais cromadas ou com grelha em colmeia, dependendo da versão da minivan. Nas mais caras, a grade ainda possui um friso cromado na parte inferior, em ‘U’. O para-choque dianteiro ainda apresenta uma entrada de ar inferior à grade, com quatro aberturas.

Essa entrada de ar inferior é responsável por conectar os faróis de neblina e as luzes de direção, que ficam em um desenho horizontal. Essa iluminação possui um acabamento em plástico preto que nas extremidades possui um friso cromado. Por fim, o para-choque dianteiro ainda tem outra entrada de ar inferior, com os faróis de neblina nas extremidades deste acabamento. O capô fica mais alto, com linhas mais vincadas que a geração anterior.



Nas laterais, a nova geração possui um desenho mais próximo de outras minivans. Ela tem desenho dos para-lamas bem destacados e toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento plástico preto. Ela ainda tem um friso inferior que nasce na porta dianteira e cresce ascendentemente na porta traseira e chega até as lanternas. O desenho dos vidros fica mais arredondado, com uma vigia lateral com desenho mais angular.

A minivan ainda possui maçanetas convencionais e o retrovisor continua o mesmo da Hilux e SW4, além de vir com antena do tipo barbatana de tubarão, mas as rodas parecem pequenas para o porte da Innova. Variam de 16 a 18 polegadas, de acordo com cada versão. De traseira, a Innova possui lanternas mais delgadas e continuam horizontais, invadindo a tampa do porta-malas. Elas se conectam por meio de um friso cromado nas versões mais caras. Ela ainda traz um aerofólio com brake-light e que tem prolongamentos verticais nas extremidades dos vidros, que se conectam também com as lanternas.

A tampa do porta-malas ainda possui o espaço para a placa ao centro e há um friso inferior que invade o para-choque traseiro da minivan. Falando nele, ele possui uma parte inferior com acabamento em plástico preto, com refletores nas extremidades. No interior, a nova geração da Innova possui um design bem mais moderno. Ela pode ser equipada com uma tela de 9 ou 10 polegadas para a central multimídia e um quadro de instrumentos com dois mostradores analógicos e uma tela de 4,2 polegadas, TFT, ao centro.



O painel ainda possui um volante que também é o mesmo de Hilux, tendo ainda saídas de ar-condicionado horizontais, com um contorno prateado. Ao centro, a tela flutuante, as saídas centrais, comandos do ar-condicionado e o console central com alavanca de câmbio e freio de estacionamento eletrônico ficam em um acabamento vertical, com contorno prateado. Essa seção central interrompe as linhas horizontais do painel, que pode ter uma faixa em couro marrom. Os painéis das portas mantém a mesma disposição de couro marrom e preto, com detalhes prateados para os puxadores.

Com espaço para três fileiras de bancos, ela possui espaço para sete (com disposição de bancos 2+3+2) ou oito lugares (2+3+3). De acordo com a Toyota, a nova geração oferece mais espaço interno, além de oferecer mais comodidade. Na segunda fileira de bancos, os ocupantes possuem duas telas de 10 polegadas, uma em cada encosto do banco dianteiro. Os bancos ainda possuem um estofado em couro e o painel pode ser inserções em madeira nas versões mais caras.

A marca ainda confirma que ela vem equipada com espaço de recarga de celular sem fio, quatro entradas USB-C, teto solar panorâmico e outros. De série, a minivan possui o pacote Toyota Safety Sense (ADAS), que está ausente nas variantes básicas. Este pacote adiciona Lane Departure Alert (sistema de aviso de saída de faixa), Pre-Collision System (sistema de segurança da colisão), Dynamic Radar Cruise Control (sistema de controle automático de velocidade), Automatic High Beams (sistema automático de controle de farol alto) e Pedal Misoperation Control (controle de operação incorreta do pedal), além da frenagem autônoma de emergência.



Desenvolvida sobre a plataforma modular, a nova geração da Innova passa a ser construída com a base TNGA-C, com 4,475 metros de comprimento, 2,850 metros entre os eixos, 1,850 metro de largura e 1,795 metro de altura. A minivan ainda possui 18,5 centímetros de altura em relação ao solo. Na mecânica, ela passa a ser vendida com opção de motores híbridos. A versão mais básica vem com motor a combustão com o 2.0 16v Dynamic Force a gasolina de 139cv e 18,6kgfm nas versões mais simples ou 174cv e 20,9kgfm nas mais caras, sempre com câmbio automático CVT.

Já a híbrida traz o 2.0 16v Dual VVT-i de 152cv e 19,0kgfm junto de um motor elétrico de 113cv e 20,9kgfm. Juntos, ela desenvolve 186cv, vindo com uma transmissão e-CVT, que simula 10 marchas. O modelo híbrido ainda vem com uma bateria de hidreto de níquel-metal (Ni-MH). A bateria fica sob os dois bancos dianteiros para não ocupar espaço na cabine traseira e no porta-malas. A Toyota ainda confirmou que ela não será oferecida com um motor diesel nesta geração.

De acordo com a Toyota, a nova Innova vem com suspensão dianteira MacPherson e traseiro por eixo de torção. Por lá, ela será vendida nas cores Platinum White Pearl, Silver Metallic, Grey Metallic, Attitude Black e DK Steel MC. Em termos de versões, a Innova será ofertada nas opções G-SLF 7L, G-SLF 8L, GX 7L, GX 8L, VX Hybrid 7L, VX Hybrid 8L, ZX Hybrid e ZX (O) Hybrid. Ela será produzida na unidade de Karawang, na Indonésia, e em Bidadi, na Índia.







Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido