Donkervoolt apresenta o seu novo esportivo, o F22, que estreia com motor de Audi e 500cv

Donkervoort confirma a estreia do F22, que estreia com motor de Audi que desenvolve 500cv de potência e pesa apenas 750kg



A Donkervoolt apresentou o substituto do F8, o F22. O esportivo estreia no mercado internacional com design mais próximo de um carro de produção, mas ainda assim mantendo alguns detalhes do D8. O F22 é uma homenagem para a filha do fundador da marca, Denis Donkervoort, Felippa Donkervoolt, que nasce em 2022. Isso indica o motivo do modelo ser batizado de F22. Visualmente, o carro também possui um design bem reconhecível da marca.

O carro traz faróis retangulares e angulares em Full-LED, com uma grade dianteira com acabamento em preto brilhante, com entradas de ar. Há ainda um para-choque dianteiro com splitter, além de vir com um capô com duas saídas de ar mais na frente e dois respiros ainda no capô, próximo do para-brisa. Ele ainda possui aro dianteiro fora da carroceria, tendo um aro acima dos pneus. As rodas tem um desenho de cinco raios duplos, com rodas pintados em preto brilhante e com pastilhas de freio em vermelho.

De perfil, o carro possui um capô bem longo, com o habitáculo próximo ao eixo traseiro. A parte inferior da carroceria tem um acabamento em preto, que imita fibra de carbono. O habitáculo do carro possui um desenho onde o para-brisa começa na metade do carro. Há ainda um vidro lateral compacto e os retrovisores tem base nas portas. Ainda há uma saia lateral mais destacada da carroceria. O teto do esportivo ainda possui um acabamento em preto, em fibra de carbono Twin Targa. A Donkervoolt ainda diz que o F22 possui uma abertura de portas com estilo borboleta.

De traseira, o carro possui lanternas horizontais com luzes em LED. O carro ainda possui uma traseira quase limpa, que se destaca pelo logotipo da marca. O para-choque traseiro ainda tem um desenho em preto brilhante com refletores nas extremidades, com espaço para a placa ao centro. O para-choque traseiro ainda tem aletas verticais e uma saída central de escape. No painel, o carro ainda possui um desenho simples, com um volante de três raios e um quadro de instrumentos com tela digital.



Com linhas horizontais, o carro ainda tem dupla saída de ar ao centro do painel e uma central multimídia com tela à frente do passageiro. O console central tem o câmbio e ainda tem os controles do sistema de ar-condicionado. O carro ainda possui um acabamento que traz bancos Recar personalizados com cintos opcionais de seis pontos aprovados para corridas e uso na estrada. A marca ainda confirma que o carro tem 4,039 metros de comprimento e um porta-malas de 298 litros.

O F22 é equipado com motor 2.5 TFSI que desenvolve 500cv de potência com torque de 65,2kgfm, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, tendo ainda uma rotação Bosch e um diferencial traseiro autoblocante da Torsen. Ele acelera de 0 a 100km/h em 2,5 segundos, aos 200km/h em 7,5 segundos e chega à velocidade máxima de 290km/h. O esportivo ainda possui uma eletrônica limitada e um sistema de controle de tração com algumas etapas de atuação, além de poder ser equipado opcionalmente com o ABS Bosch de competição.

A marca confirma ainda que ele possui um chassi híbrido feito de aço tubular e fibra de carbono, que dobra a rigidez torcional e de flexão em comparação com seu antecessor. Pesando 750kg, o F22 ainda é equipado com uma suspensão de triângulos duplo na dianteira e na traseira, além de amortecedores TracTive e um sistema hidráulico ajustável que eleva ou abaixa a carroceria em até 3,5 centímetros.

O esportivo ainda tem discos de freio de 330 milímetros na dianteira e 279 milímetros na traseira, com pinças de quatro pistões da AP Racing. A direção ainda possui uma servoassistência ou assistência elétrica, de acordo com as preferências do proprietário. O F22 será produzido em 75 unidades, mas 50 unidades já foram vendidas. Cada uma das unidades tem um custo de 245.000 euros. O modelo, inclusive, já começou a ser entregue em suas primeiras unidades. 





Fotos: Donkervoolt / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv