IAT revela a C-Mute Concept, uma minivan compacta, elétrica e com condução autônoma

 IAT revela conceito de uma minivan compacta com jeitão de Mercedes-Benz Classe A de primeira geração com a C-Mute Concept, no CES 2023



Depois de apresenta a T-Mad Concept e o Qbic Concept, a IAT ainda apresentou um terceiro modelo durante o CES 2023. Trata-se do C-Mute Concept (leia-se Commute), que é uma minivan de porte compacto que parece de inspirar no desenho da primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, sendo um monovolume compacto. Enquanto o Mercedes tem cerca de 3,575 metros de comprimento, a minivan da IAT apresenta 3,809 metros de comprimento.

Apesar de ser um pouco maior em comprimento, a empresa ainda confirmou que o modelo possui 1,871 metro de largura e 1,667 metro de altura. O conceito tem um desenho de uma frente em cunha que lembra o primeiro Classe A e é chamado pela IAT como um modelo ‘Pint Size’ (tamanho da pinta), algo para se caracterizar a um modelo compacto. O estúdio de design confirmou que o modelo se inspirou diretamente nos keicar japoneses em termos de proporções, apesar de ser maior que qualquer keicar, seja em comprimento ou largura.

Visualmente, a C-Mute se destaca pela dianteira bem compacta e com os faróis dianteiros horizontais mais altos. A minivan ainda possui o logotipo da IAT ao centro, interrompendo os faróis de se conectarem. O para-choque dianteiro possui ainda uma iluminação intermediária e vertical, com luzes diurnas em LED e que ao centro inferior do para-choque possui uma entrada de ar em forma de trapézio, que ainda abriga o espaço para os faróis de neblina. O para-brisa é bem inclinado, ao melhor estilo minivan.

De perfil, a C-Mute ainda possui um desenho em duas cores e janelas laterais com uma ampla área envidraçada, apesar de vir com um acabamento na cor da carroceria em parte dos vidros. A carroceria mescla cores em um bronze rosado com um acabamento em cinza escuro próximo de um preto. O para-lama dianteiro possui câmeras no lugares dos retrovisores e o conceito não possui maçanetas. As rodas tem calotas aerodinâmicas, enquanto os vidros todos parecem se conectar. Para-brisa, teto solar, vidros laterais.



O conceito ainda traz portas suicidas, por exemplo, que oferecem um “ângulo de abertura super amplo” para facilitar a entrada e saída. De traseira, o conceito ainda possui lanternas horizontais com o logotipo da IAT ao centro, em um acabamento que ainda se conecta com o vidro traseiro e a tampa do porta-malas escurecida. O para-choque traseiro ainda tem linhas bem limpas, com apenas uma parte inferior em preto brilhante. O teto do conceito parece abrigar uma câmera ou um sensor ou um radar para a condução autônoma.

“Destinado a senhoras da cidade para sua rotina de deslocamento, o C-MUTE é projetado como um EV inteligente que está comprometido em melhorar a utilização do tempo para trabalhadores urbanos de colarinho branco e criar um terceiro espaço de vida privado ‘Bestie’. A frente e a traseira são equipadas com telas interativas digitais, que facilitam a interação amigável com os pedestres em vias urbanas movimentadas. Além disso, os bancos dianteiros podem rodar independentemente e a segunda fila pode ser plana para criar o banco 'Bestie', permitindo uma variedade de configurações. Isso é realmente conveniente para diferentes casos de uso e cria um terceiro espaço de vida genuíno.”, destaca Soon Su, Designer-Chefe da IAT. 

No interior, o conceito ainda possui volante e pedais, o que significa que ela poderá ser guiada se o proprietário assim o quiser, mas o banco do motorista rotacional. Em caso da condução autônoma ativada, o modelo pode girar o banco e ficar de frente com os passageiros do banco traseiro. Não há banco do passageiro na dianteira. O painel possui linhas futurísticas tipicamente de conceitos. A IAT não confirmou se o modelo ganhará uma versão de produção no futuro, mas parece o conceito mais próximo disso.




Fotos: IAT / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

BYD lança promoção para Song Plus com bônus de até R$ 40 mil na rede de concessionárias

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Dodge Last Call: marca apresenta as seis de sete séries finais de Challenger e Charger

Porsche comemora melhor trimestre de vendas, com 80.767 unidades vendidas e 18% de avanço

Volkswagen apresenta a ID. Buzz LWB, a versão alongada de sete lugares e de até 335cv

Prevista para 2023, a nova geração do BMW i8 pode ser totalmente elétrica

RAM apresenta promoções da Rampage para CNPJ e Produtor Rural com descontos de 6%

Honda registra patente do nome Prelude nos Estados Unidos e pode indicar retorno do cupê