Renault Group e Airbus fecham parceria para desenvolver estudos sobre a eletrificação

Renault Group e Airbus firmam parceria para o desenvolvimento de estudos sobre eletrificação associadas a sistemas de baterias de última geração



A Renault Group e a Airbus confirmaram uma parceria inédita para o desenvolvimento de estudos sobre a eletrificação e a melhoria de baterias aeroespacial e automotivas. O acordo de pesquisa e desenvolvimento entre as duas empresas visa aumentar a transversatilidade dos seus produtos. A parceria ainda ajudará a Airbus a desenvolver aeronaves híbridas-elétricas, onde a empresa tem planos de apresentar detalhes dentro de alguns meses.

As equipes de engenharia das duas empresas ainda vão unir forças para amadurecer tecnologias relacionadas com armazenamento de energia em baterias. O acordo de cooperação abrangerá principalmente os pilares tecnológicos relacionados à otimização do gerenciamento de energia e à melhoria do peso da bateria, e procurará os melhores caminhos para passar das químicas celulares atuais (íon de lítio avançado) para todos os projetos de estado sólido que possam dobrar a densidade de energia de baterias no período de 2030.

Outro ponto dos estudos das marcas é que ambas querem estudar o ciclo de vida completo das futuras baterias, desde a produção até a reciclagem. Esse ciclo de vida também será levado em conta a industrialização desses futuros projetos de bateria, avaliando sua pegada de carbono em todo o seu ciclo de vida. A cooperação da Airbus e do Grupo Renault em eletrificação desempenhará um papel importante na mudança do cenário do transporte, contribuindo com sucesso para a ambição de emissões líquidas zero até 2050, tanto no setor automotivo quanto no setor de aviação.

“Pela primeira vez, dois líderes europeus de diferentes setores estão compartilhando conhecimentos de engenharia para moldar o futuro das aeronaves hidrelétricas. A aviação é um campo extremamente exigente em termos de segurança e consumo de energia, assim como a indústria automobilística. No Grupo Renault, nossos 10 anos de experiência na cadeia de valor de veículos elétricos nos fornecem alguns dos mais fortes feedbacks do campo e experiência no desempenho de sistemas de gerenciamento de bateria. Impulsionados pela mesma ambição de inovar e reduzir a pegada de carbono, nossas equipes de engenharia estão trocando com as da Airbus para convergir tecnologias transversais que permitirão operar aeronaves híbridas e desenvolver os veículos de amanhã”, disse Gilles Le Borgne, EVP de Engenharia da Renault Group.

“Esta parceria entre setores com o Grupo Renault nos ajudará a amadurecer a próxima geração de baterias como parte do roteiro de eletrificação da Airbus. Alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 é um desafio único que requer cooperação entre setores, começando hoje. Reunir a experiência do Grupo Renault em veículos elétricos com nosso próprio histórico em demonstradores de voo elétricos nos permitirá acelerar o desenvolvimento das tecnologias disruptivas necessárias para futuras arquiteturas de aeronaves híbridas na década de 2030 e além. Também promoverá o surgimento de padrões técnicos e regulatórios comuns em apoio às soluções de mobilidade limpa necessárias para atingir nossas metas climáticas”, disse Sabine Klauke, Diretora Técnica da Airbus. 



Fotos: Renault Group e Airbus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado