Sollers surge na Rússia como mais uma marca russa com base em veículos da JAC

Sollers surge como mais uma marca na Rússia e mais uma usando carros da JAC, depois da Moskvich; marca apresenta dois comerciais leves



A Sollers apresentou as primeiras imagens dos seus primeiros veículos na Rússia. A marca nascerá em breve com dois utilitários esportivos, ambos de origem da JAC – e que conhecemos muito bem. A marca nasce usando a fábrica que era da Ford, em Yelabuga, Tartaristão, onde a norte-americana produzia o Transit. Ainda há poucas informações sobre o projeto da marca na Rússia, mas ela usará a van Sunray, que na Rússia será vendida como Sollers Atlant, vindo com duas opções de comprimento e duas de altura.

Com isso, ela terá capacidade de carga de 2,5 a 4,2 toneladas, vinco com motores a diesel de 1.9 Diesel de 139cv ou 2.7 Diesel de 150cv, ambos com um câmbio manual de 6 marchas. Outro modelo será o VUC conhecido como JAC N25/N35, que será vendida na Rússia como Sollers Argo. O modelo será vendido com carroceria de 2,5 ou 3,5 toneladas. Na Rússia, o modelo ainda aparece com motor 2.0 Diesel de 130cv e um 2.0 a gasolina de 147cv. Na Rússia, a Sollers quer atrair pelo bom custo/benefício.

O Argo ainda deve ser vendido com uma versão elétrica, o que acontece ainda neste ano de 2023. Ele terá uma autonomia de 200km, em média. De série, os modelos serão equipados com direção hidráulica, espelhos elétricos aquecidos, bancos aquecidos, dois airbags, sistemas de estabilização e ABS, controle de cruzeiro, sistema de áudio, travamento central, vidros elétricos, sensores de estacionamento traseiros e sensores de pressão dos pneus.

Os dois modelos são conhecidos nossos. O primeiro deles é a Sunray, que conhecemos aqui pelas versões elétricas iEV750 e iEV750V. Já o N25/N35 estreou em nosso mercado primeiro como V260 e depois recebeu uma versão elétrica iEV350T. Na Rússia, os dois modelos começam a ser produzidos ainda em 2023, com uma produção completa. Desde a estampagem de partes da carroceria, pintura e montagem completa.

A Sollers ainda promete localizar muitos componentes que num primeiro momento vão chegar importados da China, como itens eletrônicos, peças plásticas e elementos do chassi. Com isso, a produção começa em regime SKD e posteriormente será transformada em uma produção CKD. Ao que parece, a Sollers deve atuar como uma marca de comerciais leves e a Moskvich atua com os automóveis da JAC. As empresas russas, no entanto, não tem ligação.



Fotos: Sollers / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok