BMW apresenta o i Vision Dee Concept no CES 2023, que antecipam os carros 'Neue Klasse'

BMW apresenta o i Vision Dee Concept no CES 2023, que vai antecipar como serão os carros da marca no futuro, antecipando os carros com plataforma Neue Klasse



A BMW foi ao CES 2023 apresentar uma das suas maiores novidades para este ano. Trata-se do i Vision Dee Concept, um conceito que antecipa toda a visão de futuro da marca, com uma experiência digital. O i Vision Dee Concept é um sedã futurístico com uma linguagem de design simples. De acordo com a marca, o nome i Vision já é bem conhecido como batismo de novidades e conceitos que antecipam alguma coisa da marca alemã. O Dee deste conceito veio de ‘Digital Emotional Experience’.

Uma das principais novidades que a BMW apresentou é o Head-Up-Display (HUD) que se estende por toda a largura do para-brisa, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. Esse sistema deve estar presente nos carros novos da BMW dentro de alguns anos, a partir de 2025, nos carros com a plataforma modular Neue Klasse. Outra mudança é o sistema E Ink, que permite mudar a cor da carroceria. No entanto, ele é uma evolução do iX Flow, que tinha a capacidade de mudar de preto para branco, na última CES, o BMW i Vision Dee agora pode selecionar seu exterior em até 32 cores.

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Desta forma, podemos explorar todo o potencial da digitalização para transformar o automóvel num companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis – e também para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir. Ao mesmo tempo, o BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a NEUE KLASSE. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.



“Um BMW vive de seu desempenho digital incomparável. O BMW i Vision Dee é sobre integração perfeita de experiências virtuais e físicas. Quem se destaca na integração dos mundos digitais cotidianos do cliente no veículo em todos os níveis, terá sucesso em dominar o futuro da construção de automóveis.”, disse Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Responsável pelo Desenvolvimento. O conceito traz algumas novidades como o BMW Mixed Reality Slider, que funciona como um Head-Up Display avançado.

Este traz um controle operacional central da BMW, usando sensores tímidos no painel de instrumentos. Personalizável, ele pode dar o poder do condutor escolher quais recursos vão aparecer no para-brisa, com uma seleção de cinco etapas que varia de analógica a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação à projeção de realidade aumentada, até a entrada em mundos virtuais. Paralelamente, janelas reguláveis​​também podem ser usadas para esmaecer gradualmente a realidade.

Outra novidade é o chamado Head-Up Display (HUD), que estará nos carros com plataforma modular Neue Klasse, a partir de 2025. Esse novo HUD vai trazer um projeção de informações em toda a largura do para-brisa, permitindo que informações sejam exibidas na maior superfície possível, trazendo um maior potencial da tecnologia de projeção. Em termos de tecnologia, o sedã ainda traz uma apresentação digital de boas-vindas e com ícones de voz e Phygital, sendo uma experiência digital que traz uma apresentação de boas-vindas personalizada que combina elementos gráficos, efeitos de luz e som.



A linguagem natural serve como a forma mais simples e intuitiva de interação, fazendo com que os faróis e a grade BMW fechada também formam um ícone Phygital, que a marca chama de uma fusão do físico com o digital. Com isso, o carro vai poder reproduzir diferentes expressões faciais, como humores como alegria, espanto ou aprovação visualmente. O BMW i Vision Dee também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas. O carro ainda vai estrear com a tecnologia antecipada pelo BMW iX Flow, com E-Ink na CES 2022.

A diferença é que agora o carro terá opções de vir com uma carroceria colorida e variável, com uma configuração individual. Para isso, ele traz um filme ePaper do parceiro de cooperação do BMW Group, E-Ink, que é aplicado na carroceria para criar esta exibição mágica de cores, sendo até 32 cores que podem ser exibidas. Para isso, o sedã tem uma carroceria dividida em 240 segmentos E-Ink, cada um controlado individualmente, trazendo uma quase infinita possibilidade de padrões gerados e variáveis em segundos. O processo de corte a laser usado para cortar os filmes e o design do controle eletrônico foram desenvolvidos em parceria com a E-Ink.

Visualmente, o carro possui linhas bem simples. Com um perfil de um sedã bem tradicional, o i Vision Dee tem elementos tradicionais da marca como a grade em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e a torção Hofmeister, foram reinventados, com ícones Phygital substituindo elementos analógicos. Isso dá ao BMW i Vision Dee seu próprio caráter digital, mas humano. O sedã ainda possui um capô com um pequeno degrau central, a partir do desenho da grade dianteira. Ele ainda possui um para-choque dianteiro limpo, que traz apenas o nome do sedã na parte central.



De perfil, o i Vision Dee Concept tem linhas bem simples também. Ele não possui retrovisores e nem maçanetas, mas mantendo um desenho das janelas que é tipicamente de um BMW. Ele ainda tem uma faixa amarela na parte inferior das laterais dos para-choques e também das portas. Há ainda rodas com calotas aerodinâmicas amarelas. De traseira, o sedã ainda tem lanternas afiladas com duas barras verticalmente inclinadas nas extremidades, tendo ainda um acabamento em preto brilhante. O para-choque traseiro tem o nome do sedã, assim como na dianteira.

No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controles operacionais e telas para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de dirigir. O design não convencional do volante, com seu raio vertical central, cria pontos de contato que ganham vida quando se aproxima ou toca e pode ser operado movendo o polegar. Esses pontos de contato Phygital controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisa e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de “mãos no volante, olhos na estrada”.

“Com o BMW i Vision Dee, estamos mostrando como o carro pode ser perfeitamente integrado à sua vida digital e se tornar um companheiro de confiança. O próprio veículo se torna seu portal para o mundo digital – com o motorista sempre no controle”, disse Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Group Design. “Implementada da maneira certa, a tecnologia criará experiências valiosas, fará de você um motorista melhor e simplesmente aproximará humanos e máquinas.”, destacou o executivo. O futuro do BMW Group é elétrico, circular e digital. O BMW i Vision Dee antecipa os carros com a Neue Klasse fornecerá mais informações e vislumbres do revolucionário conceito.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil