Aston Martin revela teaser de novo esportivo V12 manual, que marcará o fim deste motor

Aston Martin confirma chegada de um novo esportivo com motor V12 e câmbio manual, que será baseado no Vantage e terá produção limitada em poucas unidades 



A Aston Martin segue trabalhando na chegada de um novo esportivo com motor V12, que ajudará a marca inglesa a se despedir do clássico motor antes do fim. A novidade será apresentada em breve como um adeus da marca para os 12 cilindros em V. A marca revelou até o momento poucas informações, com duas imagens e uma frase que indica apenas que a transmissão será a manual de 6 marchas, muito provavelmente o mesmo conjunto do Vantage V12.

O novo modelo foi antecipado em imagens do interior que mostram a alavanca de câmbio manual e, ao fundo, aparece o botão Start/Stop. O novo esportivo ainda vai contar com os três pedais, tanto que a Aston fez questão de que, uma das imagens, fosse com foco na embreagem, freio e acelerador lado a lado. Junto com as imagens, a marca britânica soltou uma frase: “Não estamos apenas mudando de marcha. Estamos mudando de ideia.”, destaca.

Ao ser revelado no ano passado, a Aston Martin confirmou que o Vantage V12 teria sido criado como um adeus ao V12, mas pode ser entendido como um adeus do Vantage ao V12, não que ele seja o último carro V12 da marca – apesar de estar cada vez mais próximo do fim desse tipo de motor. Como deve ser baseado no Vantage, a novidade deve trazer algo a mais. É possível que seja apresentado com um novo design externo juntamente de uma carroceria mais leve, por exemplo.

O Vantage V12 é equipado com motor 5.2 V12 biturbo que desenvolve 700cv de potência e torque de 76,7kgfm, acoplado a um câmbio automático com conversor de torque de 8 marchas, da ZF. Com esse conjunto, o cupê britânico acelera de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e chega a velocidade máxima de 322km/h. Esse motor V12 ainda ajudou a Aston Martin a fazer com que o Vantage tenha uma melhor distribuição de peso/potência em relação ao motor V8, em cerca de 20%.

Pesando 1.795kg, o carro teve uma diminuição do seu peso por conta de uma série de componentes mais leves e feitos em fibra de carbono, como para-choque dianteiro e traseiro, capô, arcos das caixas de rodas e sais laterais. Muito provavelmente, o novo esportivo seja oferecido em uma tiragem de unidades pequenas, a fim de marcar oficialmente o fim deste tipo de motor na marca inglesa.



Fotos: Aston Martin / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

BYD revela as primeiras imagens do interior do Seal 08 EV antes da estreia, na China

Jensen revela mais um teaser e confirma nome Interceptor GTX para o novo GT da marca

Nissan revela as primeiras imagens oficiais do X-Trail de nova geração em imagens teaser

Mercado, fevereiro de 2024: vendas avançam quase 30%, Fiat lidera e Ferrari surpreende

Os 150 veículos mais vendidos do Brasil em fevereiro de 2024: Fiat Argo é 3º com seis estreantes

Nissan revela as primeiras imagens teaser do Xterra, que volta em uma nova geração em 2028

Peugeot convoca recall que envolve a dupla e-208 e e-2008 para atualização de software

Primeira Quinzena, fevereiro de 2024: Fiat Strada lidera e Fiat Argo sobe ao pódio

XPeng revela mais detalhes do GX em novo teaser e mostra o interior pela primeira vez