Hyundai e Kia criam consórcio para desenvolver software, em um total de 19 empresas

Hyundai e Kia fecham parceria com consórcio Model-Based Development (MBD) e 19 empresas para desenvolvimento de software para seus futuros carros



A Hyundai e a Kia fecharam uma parceria com um total de 19 empresas para formar o consórcio Model-Based Development (MBD), que levantará investimentos para o desenvolvimento de software para aumentar a competitividade no desenvolvimento de sistemas de controle dos veículos das duas marcas. O total de 19 empresas vai trazer um sistema de software e validação virtual por meio do compartilhamento de tecnologia e colaboração em projetos conjuntos.

Selado em Seul, na Coreia do Sul, o Memorando de Entendimento (MOU) multilateral com 17 empresas líderes do setor, além de Hyundai e Kia. A parceria visa desenvolver veículos definidos por software (SDVs), que requer um software integrado que controla vários componentes elétricos do carro com base em uma arquitetura centralizada de domínio. Segundo as marcas sul-coreanas, os carros do passado tinha que implementar o hardware para ser verificado e melhorado, mas o modelo baseado em MBD tem a vantagem de maximizar a eficiência ao verificar o algoritmo.

Essa verificação era feita por meio de simulação virtual, encurtando o tempo de desenvolvimento e a qualidade. “Nosso objetivo é acelerar a transição do Veículo Definido por Software por meio da padronização e de um ecossistema de desenvolvimento aberto, com a estreita colaboração com empresas líderes do setor. O compartilhamento de tecnologia e a colaboração derivada do consórcio serão o fator chave no aumento da competitividade do software. Esperamos fornecer uma experiência de mobilidade mais avançada aos clientes através do SDV.”, disse Yong Wha Kim, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro de Planejamento e Coordenação de P&D da Hyundai Motor e Kia.

O consórcio entre as empresas visa melhorar a eficiência do investimento em softwares e soluções de desenvolvimento virtual e promover um sistema baseado em software por meio da padronização entre as marcas. De acordo com as empresas, a parceria contribuirá para uma integração mais orgânica dos softwares de controle de ambas as marcas, principalmente com o fator contribuinte da padronização de softwares e sistemas de desenvolvimento virtual. O consórcio ainda visa uma parceria entre empresas coreanas e de outros países.

Ao todo, empresas como Hyundai Motor, Kia, Hyundai MOBIS, Hyundai WIA, Hyundai KEFICO, Hyundai Transys, Hyundai NGV e Hyundai AutoEver, bem como Robert Bosch, Vitesco, HL Mando, dSPACE, MathWorks, SureSoft Tech, Synopsys, IPG Automotive, ETAS, ControlWorks e Vector fazem parte do consórcio. O consórcio será dividido em um “grupo de desenvolvimento” para controladores e desenvolvimento de produtos de software e um “grupo de tecnologia” que apoia tecnologias especializadas para formar um ecossistema colaborativo abrangente.

Como esse novo software será criado com um ecossistema aberto, ele poderá ser partilhado com as empresas participantes do consórcio, promovendo uma padronização do desenvolvimento de software de controle finalizados e também dos sistemas de validação virtual. Ano passado, a Hyundai e a Kia criaram uma nova estratégia global para transformar todos os veículos em SDV até 2025 através da iniciativa “Unlock the Software Age”.



Fotos: Hyundai e Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil