Volkswagen revela nova opção de motor BEV, que estreia no ID.7, conhecido como APP550

Volkswagen revela mais detalhes do desenvolvimento do novo motor APP550, que estreia a bordo do ID.7 e que em breve estará também na ID. Tourer



A Volkswagen apresentou o seu novo motor elétrico, que estreou a bordo do ID.7, que foi apresentado neste ano. O motor em questão é chamado pela marca alemã de APP550 e estreia com mais potência e torque que os motores usados por ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 e ID. Buzz. O novo motor será produzido na unidade da Volkswagen Group em Kassel, na Alemanha. Esse novo motor apresenta a nova geração dos motores dos elétricos da marca, de tração traseira.

Desenvolvido para equipar veículos com a plataforma MEB, o novo motor poderá ganhar companhia depois de um motor no eixo dianteiro, formando um conjunto AWD. “Como o espaço disponível não mudou, fomos obrigados a desenvolver um novo motor que alcançasse melhorias significativas no desempenho e na eficiência, apesar de estar sujeito às mesmas restrições. Esse foi um grande desafio para a equipe de Desenvolvimento Técnico e Componentes do Grupo. O resultado mostra que conseguimos reduzir o uso de matérias-primas e, ao mesmo tempo, alcançar um aumento considerável na eficiência dos veículos.”, disse Karsten Bennewitz, Chefe de Powertrain e Sistemas de Energia em Desenvolvimento.

Esse motor desenvolve 286cv e 56,1kgfm, trazendo duas versões. A primeira versão é a Pro, que vai ter uma bateria de 82kWh (77kWh úteis) que possui uma autonomia de 615km no ciclo WLTP, podendo ser carregada por estações de carga rápida (DC) de 170kW. A segunda é a bateria de 91kWh (86kWh úteis) que vai oferecer autonomia de 700km. Com um torque mais elevado, o novo motor ganha um estator aprimorado com maior número efetivo de enrolamentos e maior seção transversal do fio.

O motor também possui um rotor equipado com ímãs permanentes mais potentes e com maior capacidade de carga. Outra novidade é que o novo motor possui uma potência de acionamento elétrico com um inversor desenvolvido para ser capaz de fornecer altas correntes de fase para maior potência e eficiência. O inversor atuará como um ‘cérebro do trem de força’, cujo software funcional garante processos de sistema eficientes. O novo motor contará também com frequência de clock e aos métodos de modulação para geração de corrente alternada.

A Volkswagen também confirma que esse novo motor elétrico traz uma série de componentes de gerenciamento térmico. Ele tem um novo acionamento com um sistema de refrigeração com economia de energia e que funciona sem uma bomba de óleo que é acionada eletricamente. Com isso, ele tem um sistema de refrigeração que é capaz de se refrigerar sozinho por meio das engrenagens da caixa de engrenagens e de componentes especialmente formados para fornecimento e distribuição de óleo.

“Desenvolvemos motores de acionamento elétrico e suas caixas de engrenagens há 15 anos e também os produzimos aqui em nossas instalações há mais de 10 anos. Inovações de produtos e processos no motor elétrico e na caixa de engrenagens resultam em um aumento significativo na eficiência e no desempenho. Com base em nossos muitos anos de experiência, otimizamos o sistema geral através, entre outras coisas, do uso de chapas elétricas especiais e processos de usinagem personalizados, e assim conseguimos aumentar significativamente a eficiência.”, adiciona Alexander Krick, Chefe de Desenvolvimento Técnico E-Drive, Eletrônica de Potência e Transmissão da Group Components. 




Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv