Volvo apresenta oficialmente o EX30, que estreia como o menor SUV elétrico da marca

Volvo apresenta seu novo menor utilitário esportivo, o EX30, que estreia como um modelo menor que o XC40; elétrico estreia com motor de até 428cv de potência



A Volvo apresentou oficialmente o EX30 na Europa, que estreia como o novo veículo elétrico de entrada da marca, ficando abaixo da dupla XC40 e C40. O novo utilitário esportivo aparece de acordo com a nova identidade visual da marca, que apareceu com o EX90. Aliás, o EX30 já nasce de acordo com a nova nomenclatura da marca sueca. O elétrico estreia com potencial de se tornar um dos elétricos de maior potencial da marca, ao mesmo tempo que poderá ajudar a sueca a vender 1 milhão de unidades ao ano.

Em termos de design, o EX30 se destaca por parecer um mini-EX90 – de uma maneira exagerada de se dizer, claro. “O EX30 totalmente elétrico pode ser o nosso menor SUV de todos os tempos, mas é um grande negócio para nossos clientes e para nós como empresa. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que você deseja de um Volvo, mas em um pacote menor. Como qualquer Volvo, é um produto excepcional, seguro e concebido tendo em conta as pessoas e as suas necessidades.”, disse Jim Rowan, Presidente-Executivo da Volvo.

Com a nova representação do ‘Martelo de Thor’, o EX30 possui linhas limpas que se destacam por contar com faróis dianteiros que trazem a representação do martelo de Thor. Ele possui luzes diurnas (DRL) em LED em ‘T’, com pequenos retângulos DRLs que formam as luzes diurnas. Os faróis ainda possuem uma iluminação Full LED, com luz alta ativa. Os faróis também tem projetores na parte superior e inferior da barra das luzes DRL, enquanto as luzes de repetição ficam nas próprias luzes DRL. O SUV ainda possui uma grade dianteira fechada, que possui apenas o logotipo da Volvo, ao centro.

Entre os faróis, o para-choque dianteiro possui um vinco horizontal e abaixo do logotipo também tem um novo vinco horizontal. Abaixo dos faróis, a Volvo adicionou uma faixa em preto brilhante em ‘L’, que faz com que os faróis se conectem com a entrada de ar inferior, que é a única entrada de ar do SUV – é onde ficam os sensores de estacionamento dianteiro, camuflados. Falando nela, essa entrada de ar fica em uma área já em preto brilhante, tendo ainda uma nova entrada de ar inferior, mais fina, trapezoidal e com pequenos prolongamentos para quase as extremidades laterais do para-choque dianteiro.



Esses elementos em preto brilhante que unem os faróis e a entrada de ar também tem vincos. Esses vincos tem um desenho em ‘L’, enquanto o capô também tem vincos, como um par de vincos nas extremidades, criando ressaltos em ‘U’ e que também deve melhorar na aerodinâmica. De perfil, a Volvo desenhou o EX30 com linhas bem compactas mesmo, sendo visivelmente mais compacto que o XC40. Mesmo assim, ambos conseguem ser bem diferentes. Nas laterais, fica perceptível que o SUV possui vincos bem marcados nas caixas de rodas, com para-lamas que ficam bem marcados.

Esse vinco do para-lama dianteiro faz com que até o capô tenha uma alteração em seu design, deixando o vinco definir um pouco das linhas do capô, que reforçam as linhas de um SUV mais parrudo. Ainda falando de vincos, a carroceria possui um vinco retangular na parte intermediária das portas e que pouco invade o para-lama dianteiro. As linhas laterais do capô ainda definem a linha de cintura do EX30, com um vinco na altura das maçanetas e um vinco na parte superior. A parte inferior das portas tem um acabamento em plástico preto, assim como quase toda a parte inferior da carroceria – com exceção das caixas de rodas.

O EX30 também possui maçanetas convencionais e os retrovisores tem base nas portas. O desenho dos vidros lembra bastante o XC40, sendo esse um dos poucos elementos que conectam ambos os modelos, com uma linha ascendente. Na coluna C, o EX30 possui uma faixa em preto brilhante que traz o nome ‘EX30’, deixando o teto com um estilo flutuante. Ele possui o bocal de recarga das baterias no para-lama traseiro e as rodas tem um desenho de cinco raios, com acabamento diamantado e de 18 (com pneus 225/55 R18), 19 (245/45 R19) ou 20 polegadas, essas calçadas com pneus 245/40 R20.

Assim como acontece no acabamento plástico na dianteira, o acabamento plástico das laterais tem uma série de barras verticais que vão até a traseira. Por fim, o EX30 tem um teto solar panorâmico muito amplo, que cobre quase todo o teto do SUV. Na traseira, o EX30 possui um aerofólio que tem brake-light integrado e um pequeno traseiro bem compacto, levemente inclinado. Nas extremidades dos vidros laterais, o EX30 possui a parte superior e vertical das lanternas, com pequenas barras horizontais em um acabamento em preto brilhante. As lanternas principais tem um desenho mais quadrado, que parecem formar um desenho em ‘C’.



As lanternas tem uma iluminação em ‘C’, com uma parte interna com luzes como repetidores de setas e luzes de ré. As lanternas tem um desenho em ‘C’, com a parte superior e inferior das lanternas com um friso em preto brilhante que se conecta com o outro lado da carroceria, fazendo com que as lanternas se conectem entre si. A tampa do porta-malas possui o nome Volvo escrito por extenso entre as barras em preto brilhante. A tampa do porta-malas tem um vinco na parte inferior que invade o para-choque. Falando neles, o para-choque traseiro possui esse vinco e um acabamento em plástico preto na parte inferior.

Nele, a marca sueca desenhou o espaço para a placa traseira e os refletores e lanternas de neblina ficam juntos, em uma faixa horizontal. A parte inferior do para-choque possui um pequeno difusor de ar. Por dentro, a marca faz com que o EX30 tenha um design parecido com o EX90, mais uma vez. O destaque fica pela falta do quadro de instrumentos, que pode trazer informações apenas por meio de um Head-Up Display (HUD) ou por conta de uma parte superior da central multimídia, que faz as vezes de quadro de instrumentos no modo Calm. O volante possui um desenho com a base inferior e superior achatada, tendo três raios e com controles multifuncionais, em touchscreen, com acabamento prateado nos três raios.

O painel ainda possui uma central multimídia com tela vertical de 12,3 polegadas. A central multimídia possui integração com Google, além de vir com Android Auto, Apple CarPlay (sem fio), e internet 5G. Do Google, ele tem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store e atualizações Over-The-Air (OTA) e portas de carregamento USB dianteiras e traseiras. A central possui chip Qualcomm Snapdragon 8155 que oferece a melhor experiência de usuário com o ECARX por meio da joint-venture de software com a HaleyTek, de propriedade conjunta, para fornecer a melhor plataforma de infoentretenimento possível para nossos clientes.

Em todo o painel, o EX30 possui quatro saídas de ar-condicionado verticais, sendo duas saídas de ar centrais que ladeiam a central multimídia e duas saídas de ar nas extremidades do painel. O painel também possui um acabamento bem simples, fazendo uso de uma faixa que é feita de materiais recicláveis, onde 17% do SUV é feito a partir de plásticos reciclados. Esse mesmo acabamento também é visto nos painéis das portas, onde existe um friso prateado que traz a maçaneta da porta. No console central, a Volvo desenhou o EX30 com um desenho bem simples.



Ele possui dois carregadores por indução lado a lado, com os celulares que ficam quase verticais. Sem um console central convencional, o EX30 possui a alavanca de câmbio na coluna de direção, no lado direito da coluna. O console central possui ainda um acabamento em preto brilhante para porta-copos. O interior também oferece cinco temas diferentes de iluminação ambiente. Cada um é inspirado numa paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor, acrescentando uma sensação de calma ao interior. Desenvolvido a partir da plataforma modular SEA, o EX30 possui 4,233 metros de comprimento, 2,650 metros entre os eixos, 1,836 metro de largura e 1,555 metro de altura.

O EX30 tem um porta-malas de 318, um frunk dianteiro de 61 litros e um peso de até 1.830kg. No interior, a Volvo destaca que existe 15 porta-objetos. Ele será vendido com três opções de motores e duas opções de bateria. A opção mais acessível, chamada de Single Motor, une o motor elétrico no eixo traseiro (RWD) que desenvolve 272cv e 34,9kgfm junto de uma bateria que usa química de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 54kWh, que oferece uma autonomia de 344km, no ciclo WLTP. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,4 segundos e com velocidade máxima de 180km/h.

Essa opção de bateria pode ser plugada em uma estação de recarga de até 134kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em apenas 28 minutos. Ele também tem o Single Motor Extended Range, que traz o mesmo motor de 272cv e 34,9kgfm, junto de uma bateria de lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC) de 69kWh, que oferece uma autonomia de 480km, no ciclo WLTP. O SUV acelera de 0 a 100km/h em 5,3 segundos e máxima de 180km/h. Maior, essa bateria pode ser plugada em estações de recarga rápida de até 153kW, que recupera de 10% a 80% da bateria entre 26,5 e 28 minutos. Futuramente, a Volvo confirmou a chegada de uma nova versão, de tração integral.

Chamada de Twin Motor Performance, o EX30 possui um segundo motor atuando no eixo dianteiro que juntos desenvolvem 428cv e 55,3kgfm, que faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e máxima de 180km/h. Vindo com a mesma bateria NMC, ele tem autonomia de 460km. Todas as configurações possuem opção de recarga de até 11kW em WallBox ou um carregador opcional de 22kW. De série, ele será vendido com Park Pilot Assist. Ele pode lidar com todos os tipos de vagas de estacionamento, incluindo estilo espinha de peixe paralelas, curvas, perpendiculares e diagonais, tornando muito fácil estacionar em vagas apertadas.



O Park Pilot Assist identificará quaisquer vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor. Então, depois de tocar no que deseja na nova interface de usuário 3D, o recurso operará o acelerador e o freio, bem como a direção. A lista ainda possui assistência de direção, frenagem pós-colisão, assistente inteligente de velocidade – Intelligent Speed Assist (ISA), alerta de tráfego cruzado dianteiro com frenagem automática, sistema de alerta do motorista, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática e Rear Colision Warning (Aviso de Colisão Traseira).

A lista ainda possui alerta de abertura das portas, sinal de advertência de mudança de faixa, prevenção e mitigação de colisões, para-sol com espelho, Lane Departure Warning (Alerta de saída de faixa), frenagem de emergência em cruzamentos, suporte de mitigação de colisão dianteira, desvio de pedestres e ciclistas, freio automático de baixa velocidade, parte traseira, kit de reparo dos pneus, fixação ISOFIX, airbag do motorista e airbags de duplo estágio, para o passageiro, travamento de segurança infantil, triângulo de emergência e proteção contra impacto lateral.

O EX30 também possui faróis de LED com luz alta ativa, One Pedal Drive, faróis de LED, Pilot Assist, limitador de velocidade, Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo), central multimídia de 12,3 polegadas, câmera de estacionamento, traseira, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Assistente de Mudança de Faixa, espelhos internos e externos com ajuste automático de brilho, câmera de 360°, visualização 3D, Park Pilot Assist, trava central, alarme, chave Digital Plus e espelhos retrovisores com iluminação do solo.



Bem equipado, o EX30 tem iluminação interna, porta-copos e porta-objetos deslizantes, armazenamento traseiro de celular, tapetes em tecido, porta-objetos nas portas, caixa de armazenamento traseira removível, assento do motorista com ajuste elétrico, assento elétrico do passageiro, suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste, ar-condicionado com filtro de ar da cabine com bomba de calor, sistema de Qualidade do Ar e um sistema de climatização de duas zonas. Ele pode ser equipado com um sistema de som premium da Harman Kardon com 9 alto-falantes, 9 canais, potência de 1.040W e 1 subwoofer.

O sistema de som pode vir com opções mais em conta, com o High Performance de cinco alto-falantes, quatro canais e potência de 100W. Ele pode vir com assinatura chamado Care by Volvo, com o qual os clientes poderão pagar um preço fixo. Na Europa, os preços começam em 599 euros mensais. De acordo com a Volvo, o EX30 será vendido com cores Azul Cloud Blue, Moss Yellow, Onyx Black, Vapour Grey e Cristal White, com opções do interior tendo as opções Indigo e Pine. Na Europa, os preços vão começar na casa dos 36.245 a 47.895 euros, nas versões Core, Plus e Ultra.

A Volvo também apresentou o EX30 Cross Country, que começa a ser vendido em 2025. Com visual mais aventureiro, ele possui maior distância ao solo, rodas pretas de 19 polegadas e a opção de rodas de 18 polegadas com pneus personalizados, off-road. Ele tem um para-choque dianteiro e traseiro, além das laterais, com proteção extras. Há painéis pretos especiais no para-choque dianteiro e na tampa do porta-malas e pela elegante marca Cross Country – o pequeno logotipo sueco montado no capô bandeira é a cereja do bolo. 







Fotos: Volvo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil