Toyota confirma câmbio manual para elétricos em 2026, que aparece em esportivo

Toyota desenvolve um esportivo elétrico com câmbio manual que vai estrear em meados de 2026 e primeiro protótipo já foi construído, diz Akio Toyoda



A Toyota revelou mais detalhes do seu esportivo elétrico que vai ganhar um câmbio manual dentro de alguns anos. De acordo com as primeiras informações, o esportivo começou a ser testado ainda em 2022 com um protótipo de um veículo da Lexus. Na época, o primeiro protótipo contava com falso sistema de som de aceleração e de trocas de marchas e é cotado para ser lançado pela marca japonesa em meados de 2026, com a chegada de elétricos de uma nova geração.

Os planos foram anunciados durante uma apresentação da Toyota que fala justamente sobre o seu futuro e com a aposta em novos produtos elétricos. Durante o evento Toyota Technical Workshop 2023, Takero Kato, Presidente da Divisão BEV Factory da Toyota, confirmou que o sistema vai ser o mais moderno que os sistemas apresentados por Dodge e Abarth recentemente. O ‘Manual EV’ vai contar com uma simulação da experiência de guiar um carro a combustão e manual. Para isso, os carros vão contar com um pedal de embreagem e uma alavanca de câmbio manual.

O elétrico fará sons associados às rotações do motor e as trocas de marchas, apresentando um mapeamento especial para a entrega de potência. O sistema deve parar de funcionar quando os consumidores não usarem a embreagem de forma correta durante a aceleração. A caixa de transmissão manual simulada pode até mesmo ser usada por demais produtos como híbridos, mas tudo indica que essas transmissões fiquem restritas a esportivos da linha Gazoo Racing da Toyota e esportivos da Lexus. Os novos elétricos da Toyota Group serão desenvolvidos a partir de uma nova plataforma modular elétrica.

Essa base vai permitir que os carros possam ter uma autonomia de até 1.000km graças a uma nova tecnologia de baterias, que inclui hatchs, sedãs, SUVs e minivans. Todos eles serão criados com um suporte de Inteligência Artificial para aerodinâmica ideal para estes veículos elétricos. De acordo com informações do The Wall Street Journal, a Toyota segue estudando como os clientes vão responder a um elétrico de câmbio manual e quanto estão dispostos a pagar pelo sistema. Para o Vice-Presidente Executivo da Toyota, Hiroki Najajima, a marca decidirá quando a tecnologia poderá ser comercializada com base nestas pesquisas.



Informações mais recentes também dão conta que a marca japonesa já exibiu um protótipo evoluído em relação àquele que foi apresentado com base em um Lexus. De acordo com Akio Toyoda, Presidente da Toyota, disse que a Gazoo Racing já tinha desenvolvido um GR elétrico com câmbio manual. “A maior diferença em relação a outros BEVs que estamos desenvolvendo é que, quando você está no GR BEV, você pode realmente ouvir os ruídos do motor, mesmo que não sinta cheiro de gasolina”, disse o Toyoda em entrevista para o site Autocar.

“Há também uma transmissão manual e também uma embreagem. Se você colocasse alguém no carro e pedisse para ele dirigir e adivinhar o trem de força, ele provavelmente não seria capaz de lhe dizer.”, acrescenta. Ao que tudo indica, esse primeiro esportivo elétrico com câmbio manual vai estrear com um esportivo da Lexus. O Engenheiro Chefe da Toyota, Takashi Watanabe, confirmou que o câmbio manual e a embreagem não estariam ligados ao motor elétrico diretamente, mas simulariam trocas de marchas ajustando as configurações de torque do motor elétrico.

Watanabe também sugere que o sistema pode ser programado para permitir que o carro recue em uma colina, ou até mesmo emular uma parada, garantindo que a condução ruim seja punida pelo sistema. Esse conceito foi explicado em um vídeo promocional que revelou o carro de testes simulando as trocas de marchas com giro de motor mudando. “Queremos ter certeza de que continuamos a oferecer produtos para entusiastas”, disse Watanabe na época. O ‘GR BEV’ contará com baterias de íons de lítio de última geração que representam um avanço tecnológico com a tecnologia de bateria de estado sólido de alta densidade. Mais detalhes surgem em breve.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI