Toyota confirma câmbio manual para elétricos em 2026, que aparece em esportivo

Toyota desenvolve um esportivo elétrico com câmbio manual que vai estrear em meados de 2026 e primeiro protótipo já foi construído, diz Akio Toyoda



A Toyota revelou mais detalhes do seu esportivo elétrico que vai ganhar um câmbio manual dentro de alguns anos. De acordo com as primeiras informações, o esportivo começou a ser testado ainda em 2022 com um protótipo de um veículo da Lexus. Na época, o primeiro protótipo contava com falso sistema de som de aceleração e de trocas de marchas e é cotado para ser lançado pela marca japonesa em meados de 2026, com a chegada de elétricos de uma nova geração.

Os planos foram anunciados durante uma apresentação da Toyota que fala justamente sobre o seu futuro e com a aposta em novos produtos elétricos. Durante o evento Toyota Technical Workshop 2023, Takero Kato, Presidente da Divisão BEV Factory da Toyota, confirmou que o sistema vai ser o mais moderno que os sistemas apresentados por Dodge e Abarth recentemente. O ‘Manual EV’ vai contar com uma simulação da experiência de guiar um carro a combustão e manual. Para isso, os carros vão contar com um pedal de embreagem e uma alavanca de câmbio manual.

O elétrico fará sons associados às rotações do motor e as trocas de marchas, apresentando um mapeamento especial para a entrega de potência. O sistema deve parar de funcionar quando os consumidores não usarem a embreagem de forma correta durante a aceleração. A caixa de transmissão manual simulada pode até mesmo ser usada por demais produtos como híbridos, mas tudo indica que essas transmissões fiquem restritas a esportivos da linha Gazoo Racing da Toyota e esportivos da Lexus. Os novos elétricos da Toyota Group serão desenvolvidos a partir de uma nova plataforma modular elétrica.

Essa base vai permitir que os carros possam ter uma autonomia de até 1.000km graças a uma nova tecnologia de baterias, que inclui hatchs, sedãs, SUVs e minivans. Todos eles serão criados com um suporte de Inteligência Artificial para aerodinâmica ideal para estes veículos elétricos. De acordo com informações do The Wall Street Journal, a Toyota segue estudando como os clientes vão responder a um elétrico de câmbio manual e quanto estão dispostos a pagar pelo sistema. Para o Vice-Presidente Executivo da Toyota, Hiroki Najajima, a marca decidirá quando a tecnologia poderá ser comercializada com base nestas pesquisas.



Informações mais recentes também dão conta que a marca japonesa já exibiu um protótipo evoluído em relação àquele que foi apresentado com base em um Lexus. De acordo com Akio Toyoda, Presidente da Toyota, disse que a Gazoo Racing já tinha desenvolvido um GR elétrico com câmbio manual. “A maior diferença em relação a outros BEVs que estamos desenvolvendo é que, quando você está no GR BEV, você pode realmente ouvir os ruídos do motor, mesmo que não sinta cheiro de gasolina”, disse o Toyoda em entrevista para o site Autocar.

“Há também uma transmissão manual e também uma embreagem. Se você colocasse alguém no carro e pedisse para ele dirigir e adivinhar o trem de força, ele provavelmente não seria capaz de lhe dizer.”, acrescenta. Ao que tudo indica, esse primeiro esportivo elétrico com câmbio manual vai estrear com um esportivo da Lexus. O Engenheiro Chefe da Toyota, Takashi Watanabe, confirmou que o câmbio manual e a embreagem não estariam ligados ao motor elétrico diretamente, mas simulariam trocas de marchas ajustando as configurações de torque do motor elétrico.

Watanabe também sugere que o sistema pode ser programado para permitir que o carro recue em uma colina, ou até mesmo emular uma parada, garantindo que a condução ruim seja punida pelo sistema. Esse conceito foi explicado em um vídeo promocional que revelou o carro de testes simulando as trocas de marchas com giro de motor mudando. “Queremos ter certeza de que continuamos a oferecer produtos para entusiastas”, disse Watanabe na época. O ‘GR BEV’ contará com baterias de íons de lítio de última geração que representam um avanço tecnológico com a tecnologia de bateria de estado sólido de alta densidade. Mais detalhes surgem em breve.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: Você sabe a diferença entre Hatchback, Fastback e Notchback?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!