Volkswagen Group inicia controle de qualidade por inteligência artificial em fábrica da Audi

Audi será a primeira marca do Volkswagen Group a contar com sistema de inteligência artificial para controle de qualidade de soldas na produção de veículos



A Volkswagen Group vai aderir a uma série de tecnologias na produção dos seus veículos e ao que tudo indica a Audi deve ser a primeira a experienciar essas tecnologias de inteligência artificial (IA). De acordo com a marca alemã, a marca das argolas estaria avançando na digitalização de suas atividades de produção após um projeto piloto para adicionar sistemas de IA para controle de qualidade na linha de produção, com foco em análise de soldas por pontos na construção de carrocerias.

A inteligência artificial foi desenvolvida e testada previamente na fábrica de Neckarsulm, de onde já foram produzidos alguns Audis como A4, A5 Cabriolet, A6, A7, A8, e-tron e A5. Desde o final do ano passado, a infraestrutura técnica de fábricas para o uso de IA começou a ser expandido a outras fábricas do Volkswagen Group. Com a inteligência artificial, a Audi terá um sistema que analisa cerca de 1,5 milhão de soldas por ponto em 300 veículos a cada turno em sua unidade de Neckarsulm. Atualmente, essa checagem era feita por um sistema de ultrassom para monitorar manualmente a qualidade dos processos de soldagem por resistência.

Com esse método de ultrassom, eles vão verificar cerca de 5.000 soldas por ponto a cada veículo. Com a inteligência artificial, os funcionários agora podem se concentrar em possíveis anomalias. Essa abordagem, de acordo com a Audi, permitirá que eles controlem a qualidade de forma mais eficiente e direcionada. A Volkswagen Group já confirmou que as demais fábricas já começaram a ser preparadas para este tipo de análise por inteligência artificial. Uma das fábricas deve ser outra da Audi, em Bruxelas, na Bélgica.



No caso da Volkswagen, a fábrica de Emden deve receber a tecnologia também, assim como a unidade de Ingolstadt da Audi. Para a instalação desta infraestrutura, a equipe de especialistas está identificando configurações de solda para retreinar o modelo de inteligência artificial adequadamente. Esse método vai gerar dados, que podem ser usados para otimizar outros processos de produção no futuro, como a equipe que a Audi está trabalhando para uso de dados como base para manutenção preventiva no futuro. Esses dados posteriormente passariam por uma prova de auditoria e certificação.

“Linhas de montagem digitalizadas são uma base para a visão da Audi para a produção do futuro: como parte da nossa estratégia de produção ‘360 Factory’, tornaremos a produção nas unidades da Audi em todo o mundo ainda mais eficiente. Nesse sentido, o uso de inteligência artificial na produção em série promete um enorme potencial”, diz Gerd Walker, Membro do Conselho da Audi para Produção e Logística. Esse processo de auditoria na fábrica de Neckarsulm será realizado em coordenação com a Associação Alemã de Qualidade (DGQ), o Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial (IAO) e o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Manufatura e Automação (IPA).

Essa abordagem vai refletir o fato de que atualmente não há padrões ou certificações emitidos por um órgão independente para aplicações de inteligência artificial até o momento. "Isso significa que, por exemplo, na fabricação, é possível demonstrar conclusivamente como o resultado de um teste baseado em IA ocorre", explicaram os gerentes de projeto da WPS-Analytics, Mathias Mayer e Andreas Rieker. A própria Audi também desenvolveu um guia de inteligência artificial para a produção com os Institutos Fraunhofer IAO e IPA. O Projeto WPS-Analytics vai servir também para o Automotive Initiative 2025 (AI25) lançada pela Audi, com foco em criar fábricas cada vez mais digitais ao testar soluções cada vez mais efetivas.



Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Mitsubishi revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV na Europa, o Grandis

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais

Exeed revela as primeiras imagens teaser do novo VX reestilizado e híbrido plug-in

Fiat faz campanha para ter mais cores nos carros e não terá mais opções cinzas na Itália