Kia revela as primeiras imagens oficiais da dupla EV4 Hatch e EV4 Sedan em teaser
Kia se prepara para o lançamento dos seus hatch e sedã médios elétricos chamados EV4, que estreiam com novos modelos da linha 100% elétrica
A Kia apresentou as primeiras imagens oficiais da sua nova
dupla de automóveis elétricos, o EV4 Hatch e o EV4 Sedan. Tanto o hatch como o
sedã médio elétrico estreiam neste ano de 2025 com a missão de aumentar ainda
mais a linha EV da marca, que já conta com EV3, EV5, EV6 e EV9. A chegada da
linha EV4 complementa a linha e faz deles os pares elétricos de K4 e K4 Hatch. Desenvolvidos
a partir da plataforma modular E-GMP, a dupla começa a ser vendida neste ano.
Visualmente falando, a Kia segue apostando em modelos com
design bem ousado. O grande destaque de ambos é a dianteira com faróis
verticais e com luzes diurnas (DRL) em LED igualmente verticais. Há um friso em
preto brilhante que une os dois faróis e o para-choque dianteiro possui um
vinco horizontal que termina nos faróis. Abaixo deste vinco fica o espaço para
a placa e mais abaixo ele possui uma entrada de ar inferior com acabamento
preto brilhante em formato trapezoidal e a entrada de ar retangular.
Como antecipado nas primeiras imagens teaser, o EV4 possui
um capô em cunha que é relativamente curto. Nele, existe vincos mais nas
extremidades, que chegam a criar pequenos ressaltos que terminam nas colunas A.
O logotipo da Kia também fica no capô. De perfil, as imagens mostram a dupla
com um design idêntico até as portas traseiras. A partir deste ponto, hatch e
sedã seguem propostas diferentes das suas carrocerias. Comum aos dois, eles
possuem um caimento de teto suave até chegar na traseira e com um desenho dos
vidros que acompanha esse design. De acordo com as imagens, se percebe um
desenho inferior dos vidros ascendente, terminando em uma janela vigia.
Para-brisa, vidros laterais e vidro traseiro se conectam no sedã por meio de detalhes em preto brilhante. No hatch, os vidros laterais e o para-brisa só não se conectam com o vidro traseiro. As portas possuem maçanetas retráteis (pop-up) e os retrovisores são fixados nas colunas das portas – com repetidores de setas integrados. Em termos de vincos, eles possuem um vinco que nasce a partir dos faróis e termina nas portas dianteiras e um outro vinco começa nas portas traseiras e terminam nas lanternas. Destaque também para o acabamento em plástico preto presente em toda parte inferior da carroceria.
Nas caixas de rodas, este acabamento plástico abusa de linhas mais retas, que contrastam com o desenho das caixas de rodas. Há vincos suaves na carroceria que acompanham o acabamento plástico. Na parte inferior das portas, este acabamento plástico preto está presente em formato trapezoidal. Por fim, as rodas são de liga leve de 19 polegadas, com acabamento em dois tons. No teto, se percebe a existência de um teto solar panorâmico fixo e uma antena estilo barbatana de tubarão. O EV4 Hatch ainda possui um acabamento preto brilhante no teto que faz os dois vidros laterais se conectarem.
De traseira, o EV4 Hatch possui certa semelhança com o K4 Hatch. Ele possui um aerofólio mais proeminente que deve guardar o brake-light e um vidro traseiro mais inclinado – o aerofólio se expande para as laterais do vidro traseiro. As lanternas trazem um desenho estilo bumerangue, se conectando entre si por meio de uma barra em preto brilhante sem iluminação. As lanternas possuem iluminação em LED, enquanto a tampa do porta-malas traz o logotipo da Kia e um vinco horizontal logo abaixo. O para-choque traseiro traz desenho mais vincado, com acabamento plástico preto.
Nele, está o espaço para a placa logo abaixo da tampa do porta-malas e nas laterais do espaço da placa existem dois refletores verticais. A parte inferior do para-choque traseiro possui uma espécie de difusor de ar. No caso do EV4 Sedan, a traseira possui discreto aerofólio apenas nas extremidades superiores do vidro traseiro, ajudando na aerodinâmica do sedã. O terceiro volume é bem compacto e possui um vidro traseiro de caimento suave. A própria tampa do porta-malas possui uma espécie de aerofólio desenhado na própria peça, com uma enorme tampa do porta-malas.
Larga, ela ocupa grande parte da traseira enquanto as lanternas são dispostas bem nas extremidades da traseira. Verticais, elas possuem estilo bumerangue e uma iluminação totalmente em LED. Na tampa, um vinco une as lanternas e o logotipo da Kia aparece em destaque. O para-choque traseiro possui acabamento plástico preto na parte inferior, onde fica o espaço da placa, acompanhado de um par de refletores verticais nas extremidades. A parte inferior do para-choque possui um difusor de ar mais discreto do que aquele visto no hatch. Trazendo a filosofia de design chamada ‘Opposites United’, a dupla EV4 começa a ser vendida neste semestre em alguns mercados.
“O Kia EV4 é um reflexo claro do nosso compromisso em repensar a mobilidade e expandir os limites do design. Ao oferecer versões sedã e hatchback, trazemos aos nossos clientes a experiência única de modernidade e praticidade que define a família Kia EV, de uma forma que se adapta aos seus variados estilos de vida e necessidades”, afirmou Karim Habib, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Design Global da Kia. A marca ainda confirmou o lançamento da versão GT-Line, que possui elementos de design específicos como um uso de acabamento preto brilhante em maior quantidade.
Desenvolvido a partir da plataforma modular E-GMP, o sedã deve ser equipado com opção de motor de 204cv e torque de 28,8kgfm, junto de uma bateria que vai de 58,3kWh a 81,4kWh, capaz de oferecer autonomia de 430cv a 599km. Também se comenta que o hatch e o sedã serão vendidos com um sistema que simula trocas de marcas, algo que é visto em seu primo da Hyundai, o Ioniq 5. O sistema faz trocas de marchas simuladas com um sistema de som, mas é a futura versão GT que vai trazer um limitador de rotação falso para uma dose extra de envolvimento ao dirigir. Detalhes da dupla devem ser revelados em breve, no lançamento deles, na Coreia do Sul.
Fotos: Kia / divulgação
Comentários
Postar um comentário