Audi e SAIC Motor assinam acordo de cooperação estratégica para elétricos na China
Audi e SAIC Motor firmam acordo de cooperação estratégica na China para o desenvolvimento de veículos elétricos inteligentes e conectados
Depois de rumores iniciais, a Audi e a SAIC Motor
oficializaram a sua parceria na China. O memorando de expansão de cooperação
foi assinado no gigante mercado asiático, que vai resultar em novos produtos
desenvolvidos especificamente para aquele mercado. A cooperação entre as
empresas focará no desenvolvimento conjunto de veículos elétricos inteligentes
e totalmente conectados para o mercado chinês e serão complemento à linha
atual. A estratégica local de eletrificação acontece depois de falhas no
Volkswagen Group após o desenvolvimento de sua plataforma modular, a SSP.
O memorando estratégico com a SAIC é uma expansão da
parceria que as empresas possuem como joint-venture na China. Com a parceria, é
esperado que se tenha uma atividade de desenvolvimento em comum visando o
portfólio de elétricos conectados no segmento premium de forma rápida e eficiente.
Essa parceria com a SAIC deve permitir a Audi a trabalhar com a IM Motors (também
chamada de Zhiji, na China). A estratégia inicial da cooperação é desenvolver
elétricos para a Audi em segmentos onde a marca alemã das quatro argolas não
possui presença na China.
Os modelos elétricos desenvolvidos em conjunto serão equipados com software e hardware de última geração da SAIC Motor, oferecendo aos clientes chineses uma experiência digital intuitiva e conectada. Todas as partes estão contribuindo com suas respectivas competências essenciais para o esforço de desenvolvimento. Com essa estratégia local, a Volkswagen Group pretende não perder mercado por lá. Depois de já perder a liderança de vendas para a BYD, o grupo alemão quer segurar em suas mãos o mercado que possui, especialmente no segmento premium, visto que a China responde por um grande volume de vendas para a Audi.
“A Audi tem um forte plano de eletrificação para o maior mercado automotivo do mundo. Este passo marca a continuidade sistemática deste plano. Dando continuidade aos dois primeiros anos de cooperação bem-sucedida, estamos agora fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com a SAIC. Nosso objetivo é desenvolver em conjunto a próxima geração de veículos comerciais leves premium (ICV) de forma rápida e eficiente 'na China para a China'. Uma cooperação ainda mais estreita com um parceiro local como a SAIC reforça a ambição da Audi de criar um segmento de mercado premium para carros totalmente elétricos e conectados na China.”, disse Jürgen Rittersberger, Membro do Conselho de Administração da Audi AG responsável por finanças, TI e Assuntos Jurídicos.
“A SAIC e a Audi assinaram um memorando de entendimento. Ambas as partes acelerarão o desenvolvimento da eletrificação do portfólio de modelos da SAIC-Audi, aproveitando as vantagens de ambas as partes para atender às necessidades dos clientes chineses por veículos elétricos inteligentes conectados premium. Com a contribuição tecnológica da SAIC e a participação ativa no desenvolvimento conjunto do produto, estamos abrindo um novo capítulo na cooperação em joint venture, com o objetivo de criar uma situação vantajosa para todos.”, adiciona Zu Sijie, Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe do SAIC Group.
Além da ajuda que a Audi deve receber inicialmente, a parceria também prevê o desenvolvimento em conjunto para novas plataformas locais para a próxima geração de veículos elétricos, inteligentes e totalmente conectados. A parceria também deixa claro o foco em veículos “da China para a China”, em segmentos considerados promissores. Detalhes desta cooperação devem ser revelados em breve. Sabe-se, até o momento, que a Audi estaria interessada na plataforma modular da IM Motors, iO Origin, com uma arquitetura elétrica de 900V que é capaz de recuperar 200km de autonomia da bateria em apenas 5 minutos, quando plugado em uma estação de recarga rápida (DC).
Fotos: Audi / divulgação | SAIC / divulgação | Volkswagen Group / divulgação
Comentários
Postar um comentário