Mazda registra imagens de patente do sedã de grande porte EZ-6 EV e EREV na China, no MIIT

Mazda registra imagens de patente do EZ-6 na China, via MIIT, seu primeiro produto eletrificado de nova geração que terá versões BEV e EREV



A Mazda registrou as primeiras imagens de patente do sedã EZ-6, que pode ser vendido como Mazda 6e em outros mercados. Ele foi registrado primeiro no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o MIIT, na China. Por lá, o sedã grande substitui o Mazda6 anterior e a nova geração aposta alto na sua eletrificação com opções de motores puramente eletrificados, sendo ele elétrico (BEV) ou elétrico com extensor de autonomia (EREV). O sedã é o primeiro membro de uma linha de produtos desenvolvidos em parceria com a Changan.

Em termos de design, o sedã se destaca por contar com um design bem típico da marca com faróis afilados e horizontais, com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ e com projetor em LED. Os faróis principais ficam camuflados na grade dianteira, com o projetor sozinho e separado dos faróis afilados. Os faróis são conectados com uma grade dianteira fechada com acabamento em preto brilhante e com o logotipo da marca ao centro. O espaço da grade dianteira possui vários pontos com detalhes prateados, que são maiores na parte superior e menores na parte inferior.

A grade dianteira é delimitada por um friso cromado em ‘U’, enquanto as extremidades laterais possuem mais detalhes prateados. O contorno da grade dianteira possui acabamento preto brilhante, se conectando com a parte inferior do para-choque dianteiro, onde ele ostenta uma entrada de ar trapezoidal com barras horizontais. É neste espaço que ele possui o local da placa dianteira. Se conectando com a entrada de ar inferior, ele possui um friso cromado que avança para as laterais. Falando em laterais, as extremidades laterais do para-choque dianteiro possuem entradas de ar verticais junto com um friso que vai até quase os faróis.

A partir da grade dianteira, ele possui vincos que passam pelo capô e terminam nas colunas A do sedã, sendo este o único vinco do capô do EZ-6. De perfil, o sedã grande possui um porte muito semelhante com um sedã tradicional e com um desenho dos vidros que acompanha o arco do teto. Os vidros laterais não possuem moldura. A parte inferior dos vidros é reta e possui um desenho ascendente, com um friso prateado na parte inferior – que fica levemente maior na janela vigia. Há um vinco que nasce no para-lama dianteiro e que chega até as lanternas, atravessando todo o perfil do sedã.



Há um acabamento na parte inferior das portas em preto brilhante. Nas saias laterais, ele possui o mesmo acabamento prateado que nasce no para-choque dianteiro e que só termina nas laterais do para-choque traseiro. Por fim, em termos de vincos, o sedã possui vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas. Ele ainda possui maçanetas laterais retráteis (pop-up) com retrovisores com base nas portas (com repetidores de setas integrados) e bocal de recarga no para-lama traseiro. Por fim, as rodas são de 19 polegadas, calçadas com pneus 245/45 R19.

No teto, ele pode ser equipado com um teto solar panorâmico. De traseira, o Mazda EZ-6 possui um terceiro volume mais compacto por conta do caimento de teto e as lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si, com o nome Mazda escrito por extenso ao centro ou pelo logotipo da marca, dependendo do mercado. As lanternas vão contar com uma iluminação em LED. Já a tampa do porta-malas conta com espaço para a placa e há um vinco horizontal na parte inferior da tampa. Já o para-choque traseiro possui acabamento em preto brilhante com um friso prateado em ‘U’ invertido.

Há ainda refletores horizontais e a lanterna de neblina central e vertical. Há ainda um pequeno difusor de ar. Desenvolvido a partir da mesma plataforma modular EPA da Changan, o EZ-6 será vendido com 4,921 metros de comprimento, 2,895 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1,485 metro de altura. O peso do sedã varia de 1.855kg e 1.962kg, dependendo da versão do elétrico e de 1.820kg e 1.862kg no elétrico com extensor de autonomia. De acordo com o MIIT, o EZ-6 EV será equipado com um motor elétrico no eixo traseiro capaz de desenvolver 258cv, vindo com uma bateria de fosfato de ferro-lítio, produzida pela CATL.

Já com o motor elétrico com extensor de autonomia, o sedã virá com um motor elétrico de 218cv junto de um motor a combustão, o 1.5 16v a gasolina, que será responsável por gerar energia para a bateria. O motor que move o carro é o motor elétrico e o motor a combustão só é ligado quando a bateria começa a ficar próxima de ser descarregada. O motor a combustão entrega 95cv. De acordo com a Mazda, os motores serão produzidos na fábrica Changan-Mazda Engine Company Limited. Mais detalhes devem ser revelados em breve. 





Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA